quarta-feira, 30 de abril de 2008

LIGA DOS CAMPEÕES: CHELSEA CONSEGUE PRIMEIRA FINAL




ANDRÉ MATOS LEITE


Por duas vezes o Liverpool eliminou o Chelsea da “liga milionária”. Por duas vezes os “reds” destruíram a esperança dos “blues” de Mourinho de atingir a final da prova mais importante do futebol europeu. Desta vez, os “blues” de Avram Grant conseguiram ultrapassar a dor de cabeça do treinador português. 3-2 foi o resultado após prolongamento.

O Chelsea começou a partida a dominar, mas não conseguia furar a defesa montada por Rafael Benítez. Sob chuva intensa, o Liverpool não conseguia reagir e poucas foram as vezes em que conseguiu carregar sobre os “blues”. Só ao minuto 32 é que o encontro teve o primeiro momento de verdadeira emoção com o primeiro golo do Drogba. Inaugurava-se o marcador, em Stamford Bridge, com vantagem para a equipa da casa.

Na segunda parte as duas formações equilibraram-se, com os “reds” a conseguirem melhorar os seus ataques. Aos 64 minutos, o Liverpool fez acreditar os adeptos que voltaria a eliminar o adversário londrino da “Champions” com um golo de Fernando Torres a empatar, completamente, a eliminatória. 1-1 e, devido ao resultado da primeira-mão, ambas as formações viam-se obrigadas a conseguir mais um tento para avançarem para a final.

O prolongamento veio traduzir em golos o domínio, durante a primeira parte, do Chelsea. Aos 98 minutos, o golo de Lampard na conversão de uma grande penalidade e, aos 105, Anelka assiste Drogba que marca o segundo da sua conta pessoal e faz o 3-1 para a equipa da casa. Na segunda metade do prolongamento, os “reds” batalharam mais para conseguir a igualdade. No entanto, o golo de Babel, aos 117 minutos, foi insuficiente para salvar o Liverpool da eliminação da Liga dos Campeões.


Fontes


BEIRA-MAR: DIRECÇÃO DEMISSIONÁRIA ADMITE FIM DO FUTEBOL PROFISSIONAL



PATRÍCIA MARTINS


O mandato do presidente do Beira-Mar, Artur Filipe, terminou ontem e à falta de novos candidatos para ocupar o cargo, a restante direcção opta pela demissão em bloco.

O clube aveirense vive graves dificuldades financeiras e o presidente demissionário admite mesmo que este é o fim do futebol profissional no Beira Mar. Segundo Artur Filipe o clube não tem condições para inscrever jogadores no final desta época, por isso pode ser mesmo o fechar de portas desta instituição.

Recorde-se que o Beira-Mar está ainda à espera de receber o dinheiro de uma dívida que a Câmara Municipal de Aveiro e de 130 mil euros do Boavista pela transferência de Fary, há cinco anos. Aliás, como credor desta última dívida os aveirenses já colocaram em tribunal um pedido de insolvência da SAD do Bessa e aguardam uma decisão.

FONTE:

BELENENSES PERDE MESMO SEIS PONTOS




PEDRO ROCHA


Após uma longa reunião, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)recusou o recurso apresentado pelo Belenenses. Mantém-se assim a sentença inicial da Comissão Disciplinar da Liga sobre o «caso Meyong».

O clube lisboeta perde seis pontos: três devido ao jogo frente à Naval (utilização incorrecta de Meyong) e os outros três pela infracção cometida. A decisão do Conselho de Justiça não dá possibilidade de recurso. O Belenenses passa agora a somar 36 pontos e cai para o nono lugar da Primeira Liga.

Em sentido contrário, a Naval 1º de Maio, que conseguiu a manutenção no último jogo frente ao Boavista, sobe para o 10º posto do Campeonato, com 33 pontos.

terça-feira, 29 de abril de 2008

LIGA DOS CAMPEÕES: MAN. UNITED NA FINAL DE MOSCOVO




UM GOLO DE SCHOLES FOI SUFICIENTE PARA OS «RED DEVILS» LEVAREM DE VENCIDA O BARCELONA. A EQUIPA DE QUEIRÓS, RONALDO E NANI É ASSIM A PRIMEIRA FINALISTA APURADA PARA A FINAL DA LIGA MILIONÁRIA, DIA 21 DE MAIO, EM MOSCOVO.



JOSÉ PEDRO PINTO



O Manchester United é o primeiro finalista da Liga dos Campeões 2007/2008. A equipa de Sir Alex Ferguson derrotou, esta noite, o Barcelona, na segunda mão das meias-finais da competição por 1-0 e garante, desde já, uma final com carimbo britânico. Um golo solitário de Paul Scholes, aos 14' da 1ª Parte, assegurou o acesso à final da liga milionária, num jogo onde Ronaldo esteve mais apagado do que habitual e onde Nani foi aposta no «onze» inicial.


Ainda assim, não foi uma partida que se possa apelidar de "fácil" para a formação de Queirós, Ronaldo e Nani. Se é certo que os «red devils» marcaram cedo, com um remate de Scholes a mais de 30 metros da baliza, o Barcelona deu uma boa réplica aos ingleses tendo usufruído de boas oportunidades para marcar no «teatro dos sonhos» ainda no decorrer da 1ª Parte. Com Deco e Messi como os mais inconformados, os catalães nunca desistiram e complicaram a vida a Van der Sar, guardião do Man. United.


Já na 2ª Metade, a partida viu as duas equipas equilibarem-se, com um Manchester mais apostado em gerir uma vantagem mínima muito preciosa para poder aceder à final da «Champions». Os «blaugrana» atacavam, indo atrás do resultado - um golo bastaria para virar toda a eliminatória a seu favor -, mas nem a entrada de Henry em campo conseguiu destroçar a boa muralha defensiva erguida por Ferguson.


Desta feita, resta agora saber qual o outro finalista da edição deste ano da Liga dos Campeões. Chelsea e Liverpool lutam pela vaga amanhã, na partida decisiva de Stamford Bridge, com vantagem para os «blues». A final disputa-se dia 21 de Maio, em Moscovo, no Estádio Luzhniki.




FONTES

segunda-feira, 28 de abril de 2008

ANÁLISE DA JORNADA

ALGUMAS MANUTENÇÕES ASSEGURADAS E DÚVIDAS CIMEIRAS HERDADAS


PATRÍCIA MARTINS


A 28ª jornada trouxe já algumas decisões a este campeonato 2007/2008: Naval e Académica festejaram a certeza da manutenção, enquanto a União de Leiria viu a sua descida à Liga de Honra matematicamente concretizada. Já no que toca aos lugares europeus tudo continua em aberto, à excepção do Nacional que com a derrota deste Domingo vê a Taça Intertoto fora do seu alcance.



SP. BRAGA 2-1 PAÇOS DE FERREIRA


Na abertura da jornada o Braga venceu o aflito Paços de Ferreira. Linz marcou o primeiro e Frechaut dilatou a vantagem para dois golos no segundo tempo. William fez um bom golo e reduziu para 2-1 o resultado. Assim, o Paços está abaixo da linha de água, enquanto o Braga continua a sonhar com os lugares de acesso à Europa.


BENFICA 2-0 BELENENSES


Com Cardozo a titular, a águia regressou às vitórias. Um golo de Luisão (41’) e outro de Cardozo (65’) deram os três pontos do dérbi Lisboeta aos encarnados. Uma partida com poucos motivos de interesse e muitos passes falhados por parte dos jogadores do Restelo. Com a vitória dos rivais de Alvalade sobre o Marítimo, o Benfica desce para quarto lugar.


NAVAL 1-0 BOAVISTA


Com a vitória em sua casa, a Naval assegurou a manutenção através de um único e potente golo concretizado por Delfim ao minuto 33. O Boavista apresentou-se fraco e ressentido da ausência de Jorge Ribeiro, mas conseguiu reagir na segunda metade. No entanto, a pantera foi insuficiente para ultrapassar a defesa consistente da equipa da Figueira da Foz. Bruno Paixão foi protagonista pelos piores motivos: expulsou Delfim, Aprígio Santos (presidente da Naval), Laionel e Jaime Pacheco.


NACIONAL 0-3 ACADÉMICA


A Briosa levou de vencido os madeirenses do nacional, sem grande dificuldade. Golos de patacas (7’ na p.b.), Cris (29’) e Edgar (74’) levaram a Académica a assegurar a permanência na BWIN Liga. A equipa da Choupana mostra-se apática e perde assim todas as esperanças de uma ida às competições europeias.


U. LEIRIA 1-3 LEIXÕES


O Leixões foi a Leiria vencer e mostrou-se o carrasco ao condenar a União definitivamente à descida. Jorge Gonçalves marcou logo no minuto inicial e Éder empatou de penáltie (18’). Hugo Morais e Castanheira fizeram na segunda parte os golos que fecharam o resultado. Assim, os matosinhenses conseguiram ficar acima da linha de água e empurraram o Paços de Ferreira para penúltimo lugar.


V. GUIMARÃES 0-5 F.C. PORTO


Os tri-campeões esmeraram-se na visita à cidade-berço e fizeram a maior goleada dos dragões nesta época. Foram cinco os golos, todos eles na segunda parte: Bruno Alves, Quaresma (a bisar), Farías e Adriano foram os marcadores de serviço. Uma segunda metade devastadora justificou em pleno a vitória sobre o Guimarães, que perdeu o segundo lugar para o Sporting.


SPORTING 2-1 MARÍTIMO


Os leões começaram o jogo a perder: aos dois minutos Bruno Fogaça marca, na sequência de um mau atraso de bola para Rui Patrício. O Sporting reagiu de imediato e aos 17 minutos conseguiu repor a igualdade no marcador através de uma grande penalidade concretizada por Romagnoli. O mesmo Romagnoli bisa (53’) e dá a vantagem aos leões com mais um golo caricato: Ricardo Esteves alivia a bola rematando contra Romagnoli, e esta vai directa à baliza apanhando o guarda-redes já em queda.


Os sadinos do Vitória de Setúbal recebem hoje, pelas 19:45 horas, o Estrela da Amadora. A equipa do Bonfim, em caso de vitória pode roubar o quinto lugar à formação de Belém que perdeu diante do Benfica nesta jornada.


Confira aqui a tabela classificativa.

domingo, 27 de abril de 2008

BWIN LIGA: CAMBALHOTA NO MARCADOR DÁ 2º LUGAR AO SPORTING



LEÃO ENTROU A PERDER MAS CONSEGUIU EMPATAR E PASSAR PARA A FRENTE DO MARCADOR. EM EXIBIÇÃO SÓLIDA E COM VELOSO EM GRANDE, O «LEÃO» SOUBE DAR A VOLTA COM TRANQUILIDADE E VENCEU O MARÍTIMO POR 2-1.




JOSÉ PEDRO PINTO




O Sporting venceu esta noite o Marítimo, por 2-1, e já está na 2ª posição da Bwin Liga, em lugar de acesso directo à «Champions». Os «leões» até entraram em campo praticamente a perder mas conseguiram sair por cima, com dois golos de "Pipi" Romagnoli, num jogo em que a formação de Paulo Bento revelou atitude e capacidade suficientes para contornar as adversidades. Do lado madeirense, uma má estratégia após o golo marcado logo a abrir complica, para já, as contas da equipa de Lazaroni na rota da UEFA.


Uma entrada desconcentrada do Sporting permitiu ao Marítimo inaugurar o score, logo aos 2': desentendimento entre Polga e Patrício, na grande área, com a bola a sobrar para Fogaça que não desperdiçou a hipótese de fazer o 0-1. O «leão» estava adormecido, nervoso e errante em demasia e os primeiros 10' foram dominados pelo advsersário. No entanto, os de Alvalade haveriam de, a pouco e pouco, equilibar a partida, com o domínio da posse de bola e boas jogadas de ataque à baliza de Marcos, até que Romagnoli acabou por empatar a partida, aos 19'. Uma grande penalidade inexistente sobre o argentino, que Lucílio Baptista assinalou, e o próprio Romagnoli a fazer o 1-1. O Sporting continuava a carregar em cima de um Marítimo que demasiado cedo se remeteu ao seu meio-campo e poucas vezes conseguia sair com a bola controlada desde o seu meio-campo, com Veloso a ser, uma vez mais, a corrente que fazia trabalhar a máquina «verde-e-branca», afinando todas as movimentações ofensivas que a sua equipa lá ia conseguindo.


Na 2ª Parte, o Sporting revelou o dom da paciência perante um Marítimo que parecia contente com o empate e, atacando depressa e bem, ia construindo boas jogadas de perigo para poder marcar o golo que lhe daria o 2º lugar na tabela classificativa. Esse surgiu em autêntica carambola, num número digno de circo: um alívio de Ricardo Esteves ressalta em Romagnoli, à entrada da área, e entra na baliza de Marcos que, escorregando, se revelou incapaz de evitar o 2-1 (52'). A equipa leonina revelava boa forma, com mais oportunidades nos minutos seguintes, mas a falta de pontaria e o poste da baliza maritimista evitaram mais tentos. A gestão veio a seguir, com o Sporting a garantir a tranquilidade atacando a espaços e mantendo a posse de bola durante o resto da partida. O Marítimo ainda haveria de criar algum perigo, através de lances de bola parada, mas revelar-se-ia incapaz de, pelo menos, empatar o jogo.


O Sporting está agora na 2ª posição do campeonato, mercê desta vitória diante do Marítimo e da derrota do Vit. Guimarães frente ao F.C. Porto. «Leões» e vimaranenses dividem o segundo lugar com 49 pontos. Já da parte dos madeirenses, complica a sua luta pelo acesso à Taça UEFA, estando mais longe desse objectivo no final desta jornada.




FICHA DE JOGO


Bwin Liga, 28.ª jornada
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Hora: 20:30
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)


SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Yannick Djaló e Liedson.
Suplentes: Tiago, Gladstone, Ronny, Farnerud, Pereirinha, Vukcevic e Rodrigo Tiuí.
Treinador: Paulo Bento.

MARÍTIMO: Marcos, Ricardo Esteves, Gregory, Van der Linden e Evaldo; Bruno, Olberdam e Márcio Mossoró; João Luiz, Fogaça e Fábio Felício.
Suplentes: Marcelo, Ediglê, Briguel, João Guilherme, Marcinho, Anderson e André Pinto.
Treinador: Sebastião Lazaroni.



DRAGÃO FAZ SEGUNDA PARTE FANTÁSTICA E DÁ GOLEADA


O PORTO GOLEOU O VITÓRIA POR 5-0. DEPOIS DE UM PRIMEIRO TEMPO EQUILIBRADO, OS CAMPEÕES NACIONAIS PUXARAM PELOS GALÕES PARA GOLEAR O SEGUNDO CLASSIFICADO DA LIGA. QUARESMA ABRILHANTOU A TARDE COM DOIS GOLOS FABULOSOS.


PEDRO ROCHA


O Porto goleou neste fim de tarde o Vitória de Guimarães. Na cidade berço, os portistas fizeram uma segunda parte espectacular depois do nulo ao intervalo!No primeiro tempo o jogo foi bastante equilibrado. O Vitória foi mais dominador mas sem criar grandes oportunidades de golo. O Porto mesmo com várias ausências conseguiu equilibrar a partida. Nos primeiros quarenta e cinco minutos a bola andou demasiado longe das balizas pelo que o nulo acabou por ser um resultado esperado.

Na segunda parte, o Porto entrou a todo o gás. Bruno Alves aos 53 minutos abriu o marcador na sequência de um livre de Lino. A partir deste momento, a equipa vitoriana caiu bastante e o Porto demonstrou-se tremendamente forte e eficaz. Ricardo Quaresma aos 59' e aos 71' ampliou a vantagem com dois golaços!Com 3-0 no placard, até deu para Farías e Adriano marcarem o ponto colocando o resultado nuns impensáveis 0-5.

Com este resultado, o Vitória pode perder o segundo lugar caso o Sporting vença o Marítimo esta noite. Já o Porto ampliou a vantagem sobre o segundo classificado para 23 pontos!

Ficha de jogo:

Estádio D.Afonso Henriques

Árbitro: Paulo Costa

Equipas:V.GUIMARÃES – Nilson; Andrezinho, Sereno, Geromel e Mohma (Fajardo, 72m); Moreno (Carlitos, 61m) e Flávio Meireles; Alain, Ghilas e Desmarets; Mrdakovic (Roberto, 54m).

FC PORTO - Helton; Fucile, Stepanov, Bruno Alves e Lino; Paulo Assunção (Kazmierczak, 46m), Bolatti e Raul Meireles (Farias, 69m); Quaresma, Lisandro (Adriano, 63m) e Mariano.

Ao intervalo: 0-0Marcadores: 0-1, Bruno Alves (53m); 0-2, Quaresma (59m); 0-3, Quaresma (71m); 0-4, Farías (78m); 0-5, Adriano (83m)

Acção disciplinar: cartão amarelo a Bruno Alves Fim da partida: 0-5

OLHEIRO GAZETA DO FUTEBOL


LUÍS SUÁREZ
NA SOMBRA DE HUNTELAAR




Nome: Luis Alberto Suárez Diaz
Nacionalidade: Uruguai
Data de Nascimento: 1987-01-24
Naturalidade: Salto - Uruguai
Posição: Médio de Ataque
Altura: 175 cm
Peso: 70 kg
Clube: Ajax




DAVID FERNANDES



Luís Suarez iniciou a sua carreira no Clube Nacional de Football no Uruguai em 2003. Em 2005, ascendeu à equipa profissional e adquiriu muito rapidamente o estatuto de titular. Em 29 jogos marcou 12 golos e ajudou o seu clube a sagrar-se campeão nacional do Uruguai. A ascensão deste jovem atacante fez dele a cobiça de muitos clubes nacionais e internacionais.

O Groningen foi o clube que conseguiu assegurar os serviços do jovem uruguaio por 800.000 Euros. O craque sul-americano voltou a impressionar na sua chegada à Holanda e o seu nome esteve de novo na boca de muitas equipas como reforço.

A 9 de Agosto de 2007, o Ajax contratou Luís Suárez por 7,5 milhões de euros. Alguns problemas burocráticos impediram o médio ofensivo de ser utilizado pelo Ajax. A sua estreia deu-se na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Slavia de Praga. A eliminação do clube holandês da prova milionária não desanimou o uruguaio que está a realizar uma excelente temporada.

Luís Suárez estreou-se pela selecção do Uruguai a 8 de Fevereiro de 2007 numa vitória por 3-1 frente à Colômbia. O jogo não é de boa memória para a jovem estrela que acabou por ser expulso. Mas na caminhada para o Mundial 2010, Suárez soma dois golos frente a Bolívia e Chile em quatro jogos.

Suárez é um jovem futebolista uruguaio em ascensão que promete ser uma das grandes referências atacantes do futebol europeu. O seu nome é pouco conhecido devido á notoriedade da estrela Huntelaar mas os 17 golos, esta época, são sinal de qualidade.





sábado, 26 de abril de 2008

GIGANTES FAZEM A VITÓRIA NA LUZ



ANDRÉ MATOS LEITE


Luisão e Cardozo. Foram estes os marcadores de serviço na vitória do Benfica sobre o Belenenses. Num jogo essencial para continuar na luta pelo segundo lugar, e consequente apuramento para a Liga dos Campeões, os “encarnados” não desiludiram voltando às vitórias com dois golos sobre a formação de Belém.

A primeira parte prometia tudo menos a vitória da “águia”. Com um início de jogo em que pouco perigo surgia junto das balizas, foi o Belenenses que exerceu o primeiro domínio no encontro. Quim via a bola muito perto de entrar nas redes por si protegidas e, mesmo quando o Benfica começou a contrariar a superioridade adversária, nunca conseguiu sacudir completamente a pressão dos azuis. No entanto, a sorte não queria a derrota do clube da Luz e, aos 41 minutos, Luisão inaugura o marcador. Na sequência de um canto, o central brasileiro remata de primeira e bate o guardião Júlio César. Antes do intervalo, Rafael Bastos ainda teve uma grande ocasião para empatar a partida, mas após ultrapassar três defesas “encarnados” o remate foi travado por Quim.

Com a segunda parte chegou novo período de domínio da equipa de Belém. Num dos lances mais caricatos do jogo e, talvez de toda esta temporada, Rafael Bastos, aos 54 minutos, rematou duas vezes seguidas ao poste direito da baliza benfiquista. Mas mais uma vez a sorte estava contra o Belenenses. Aos 64 minutos, Di María, acabado de entrar, ganha uma falta junto à área dos azuis. Cardozo foi chamado a converter e não desperdiçou fazendo o 2-0. A partir deste momento o jogo tornou-se mais dividido, havendo ainda tempo para ambas as formações desperdiçarem algumas boas ocasiões para marcar. Aos 76 minutos, Hugo Alcântara viu o vermelho directo por agressão (estalo) a Katsouranis.

Ficha de Jogo

BENFICA: Quim, Nélson, Luisão, Edcarlos e Léo; Katsouranis, Nuno Assis, Rui Costa e Rodríguez; Nuno Gomes e Cardozo
Suplentes: Moreira, Zoro, Luís Filipe, Sepsi, Di María, Mantorras e Makukula
Treinador: Fernando Chalana

BELENENSES: Júlio César, Amaral, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gómez, Ruben Amorim, Zé Pedro e Silas; Rafael Bastos e Weldon
Suplentes: Marco, Cândido Costa, Devic, Edson, Evandro Roncatto, Fernando e João Paulo
Treinador: Jorge Jesus


Fontes

PREMIER LEAGUE: LUTA ATÉ AO FIM



DAVID FERNANDES


Chelsea e Manchester United disputavam em Stamford Bridge o jogo do título. As duas equipas estavam separadas por três pontos no topo da Premier League. A equipa de Alex Ferguson encontrava-se em vantagem não só pelos pontos mas também no goalaverage, primeiro critério de desempate no campeonato inglês.

Talvez por isso, o Manchester United apresentou uma equipa desfalcada de muitos habituais titulares. Os confrontos das meias-finais da Liga dos Campeões condicionavam as escolhas dos treinadores. Cristiano Ronaldo e Tevez no banco, Evra na bancada eram os destaques no Manchester. Apenas Lampard era falha no onze de Avram Grant devido ao falecimento da mãe.

A primeira parte foi disputada de forma intensa. O Chelsea pressionava mais porque precisava de ganhar. Apesar do controlo de jogo, a equipa londrina denotava muitas dificuldades em criar oportunidades de golo. O Manchester apresentou uma postura mais expectante. Os «red devils» sentiam a falta de Cristiano Ronaldo no transporte de bola. Nani era o mais activo mas sem resultados práticos.

O primeiro grande lance de perigo foi criado por Joe Cole que atirou uma bola à trave na sequência de um ressalto. O Manchester United era muito inconsequente e não conseguia criar perigo. Foi preciso esperar pelos descontos para ver o Chelsea aproximar-se da baliza. Cruzamento de Drogba e cabeceamento vitorioso de Ballack. 1-0 para o Chelsea que deixava a equipa de Alex Ferguson em maus lençóis.

O Manchester entrou melhor na segunda parte e viu um golo cair-lhe do céu. Ou melhor, caiu dos pés de Ricardo Carvalho que falhou o passe na retaguarda e isolou Rooney. O internacional inglês não tremeu perante Petr Cech e fez o empate. Esperava-se uma reacção forte por parte de um Chelsea obrigado a vencer. Mas a equipa de Carlos Queiroz tomou conta do jogo fazendo alterações com a entrada de Cristiano Ronaldo e O’Shea.

A entrada de Cristiano Ronaldo deu mais profundidade ao Manchester United. O jogo passou a ser mais faltoso e sucederam-se os livres perigosos junto das balizas. E foi de um lance de bola parada que o Chelsea chegou ao golo. Belletti cruzou para a grande área e Carrick desviou com o braço. O árbitro considerou que foi grande penalidade e Ballack encarregou-se de converter o castigo máximo. Ronaldo teve a grande oportunidade para empatar mas Ashley Cole tirou sobre a linha de golo.

O Chelsea vence 2-1 e estão empatadas com 81 pontos no topo da Premier League. O Manchester United permanece na frente devido ao melhor goalaverage.



FICHA DE JOGO


Chelsea: Cech; Ferreira (Anelka 66’), Carvalho, Terry, A Cole; Essien, Mikel, Ballack; J Cole (Makelele 87’), Kalou (Schevchenko 81’), Drogba. Subs: Hilario, Belletti, Makelele, Shevchenko, Anelka

Man Utd: Van der Sar; Brown, Ferdinand, Vidic (Hargreaves 14’), Silvestre; Nani, Fletcher, Carrick, Anderson (Anderson 65’), Giggs; Rooney (Ronaldo 64’). Subs: Kuszczak, O'Shea, Hargreaves, Tevez, Ronaldo

Homem do Jogo: Ballack Marcadores: Chelsea - Ballack 45,86 (pen) / Man Utd - Rooney 57.

EDITORIAL


COMPROMISSO



De quem as principais culpas? Clubes, claro está, mas da Liga de Clubes também. Se as instituições desportivas não cumprem os acordos estabelecidos com os atletas, a Liga deve entrar em campo, de regulamentos em punho, e exercer o seu poder para algo mais do que grandes galas ou grandes espectáculos de despesas chorudas. Não tentemos atirar areia para os olhos dos que gostam do desporto-rei, porque clubes e Liga estão no mesmo patamar no que diz respeito às responsabilidades sobre toda esta problemática.



Gostaríamos todos de poder abrir um jornal desportivo, numa bela manhã de sol e com um café cremoso ao lado, para ler notícias e estórias que não incluíssem termos como “salários em atraso”, “greve de jogadores” ou “atletas vivem com dificuldades”. Seria mesmo caso para um jornalista poder concluir o seu trabalho com um sorriso nos lábios, após mais um dia a acompanhar um treino animado de uma equipa e de ter falado com a estrela da jornada sobre o belo golo que havia apontado.

Pois. Mas não podemos. Os salários em atraso são o «novo» flagelo do futebol português e referimos «novo» pela simples razão de que só agora o iceberg começa a mostrar a sua parte mais profunda e recôndita. Porque quando um atleta e uma entidade desportiva assinam um vínculo contratual, esse papel deve ser tomado à letra. Porque quando um atleta e uma entidade desportiva assinam um vínculo contratual, os clubes devem pensar que o jogador tem compromissos a cumprir, ao final de cada mês, e necessita de ouvir o cheque a cair na sua conta bancária.

De quem as principais culpas? Clubes, claro está, mas da Liga de Clubes também. Se as instituições desportivas não cumprem os acordos estabelecidos com os atletas, a Liga deve entrar em campo, de regulamentos em punho, e exercer o seu poder para algo mais do que grandes galas ou grandes espectáculos de despesas chorudas. Não tentemos atirar areia para os olhos dos que gostam do desporto-rei, porque clubes e Liga estão no mesmo patamar no que diz respeito às responsabilidades sobre toda esta problemática.

Por falar em compromissos: Sindicato dos Jogadores. A única instituição que faz o seu trabalho e cumpre com os seus associados vai palmilhando o caminho na luta – legítima – pela garantia de ordenados em dia no futebol português. Muitos presidentes de clubes, por interesse próprio, persistem no ataque a Joaquim Evangelista, líder do Sindicato de Jogadores Profissionais. Tudo porque exerce, apenas, as suas funções de acompanhamento e aconselhamento jurídico a atletas com salários em atraso.


sexta-feira, 25 de abril de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...




ESTARÃO OS PORTUGUESES CEGOS?




Acho que temos um problema em Portugal. Cegamos facilmente. Aqueles que amamos, nunca erram. Aqueles que odiamos, ou que simplesmente invejamos, só podem jogar mal e, se todos vêem que joga bem, ao primeiro erro é logo crucificado.




ANDRÉ MATOS LEITE




Com a difusão da Internet nasceram as edições online dos diários desportivos e os diários online. Desde esse momento, sempre gostei de acompanhar, não só as notícias “frescas” dos jogos, mas também os comentários dos leitores. No entanto, cada vez mais acho estranhas algumas das opiniões exibidas pelos adeptos do desporto-rei.

Comecemos pelo mais recente. Anteontem disputou-se o Barcelona – Manchester United. Jogo a contar para a Liga dos Campeões, mas que não contou com a habitual emoção de uma partida europeia. Cristiano Ronaldo falhou um penalty aos três minutos. A maioria dos comentários que li, após o fim dos 90 minutos, pretendiam passar um atestado de incompetência ao português dos «red devils». “Ainda falta muito para ser o melhor”, “não joga nada contra os grandes”, “esteve o jogo todo sem fazer nada” eram alguns dos comentários que se podiam ler. Mas será que há tanto adepto que só ouviu falar da grande penalidade falhada? Será que já não conta mais nada? O jogo todo Ronaldo esteve sozinho no ataque. Foi clara a táctica do Manchester. Manter o jogo controlado na defesa e, caso surgisse oportunidade para tal, colocar a bola no número 7 para tentar o contra-ataque. O madeirense falhou um penalty, mas foi um penalty no meio de todos os golos (de penalty, livre e jogo corrido) que já marcou. E o jogar mal, é preciso distinguir do jogar sozinho contra cinco. Foi o que Ronaldo fez no ataque inglês.

Outros dois casos que não compreendo são mais caseiros. Primeiro, não entendo porque é que após os jogos dos clubes portugueses, principalmente do Benfica, são mais os comentários de afectos aos clubes rivais do que ao próprio clube que jogou. Será que os adversários directos são mais importantes do que o nosso próprio clube? Afinal o que conta mais no futebol? A felicidade pela grandeza da nossa equipa ou o gozar um rival ferido?

O segundo caso prende-se com um jogador do nosso campeonato. Ricardo Quaresma é sem dúvida um virtuoso, um daqueles atletas com uma habilidade ímpar para conseguir jogadas e fintas e remates que maravilham até os que desgostam de ouvir o seu nome. Mas será ele tão bom assim? Serão assim tão poucos os que percebem que o seu individualismo causa mais males do que toda a sua habilidade causa bem? Contra o Shalke, teria o Porto sido eliminado se Quaresma tivesse jogado em equipa em vez de tentar entrar com a bola na baliza rival?

Acho que temos um problema em Portugal. Cegamos facilmente. Aqueles que amamos, nunca erram. Aqueles que odiamos, ou que simplesmente invejamos, só podem jogar mal e, se todos vêem que joga bem, ao primeiro erro é logo crucificado. Porque não tentar analisar os acontecimentos tal como eles são? Porque não tentar analisar todos os clubes de forma imparcial? Se disser que o meu clube jogou mal serei menos adepto por isso? Não! Sou, antes pelo contrário, muito mais adepto porque, para se poder gostar de um clube, é preciso primeiro amar o futebol.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

VOTAÇÃO DE MELHOR JOGADOR SUSPENSA PELA LIGA


PATRÍCIA MARTINS

Por motivos de segurança, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional suspendeu hoje a votação para o melhor jogador da época 2007/08.

A organização esclarece que a votação será reaberta na próxima segunda-feria, dia 28 de Abril, pelas 18 horas, "após ter sido reforçado o sistema de segurança informático".

Recorde-se que na liderança pela corrida ao prémio está o jogador do Vitória de Guimarães, Geromel, seguindo-se Lisandro López e Lucho González, já algo afastados. No que diz respeito à Liga de Honra, Ricardo Nascimento, do Trofense, está em primeiro lugar.
FONTE:

S.L. BENFICA: VIEIRA PUNIDO PELA COMISSÃO DISCIPLINAR


A HIPÓTESE FOI LEVANTADA PELA GAZETA DO FUTEBOL A 29 DE JANEIRO. A DISCIPLINA DA LIGA PUNE, AGORA, O PRESIDENTE DOS «ENCARNADOS» COM 15 DIAS DE SUSPENSÃO E UMA MULTA PECUNIÁRIA POR DURAS CRÍTICAS À ACTUAÇÃO DOS ÁRBITROS PAULO COSTA E JOÃO FERREIRA.



JOSÉ PEDRO PINTO



Luís Filipe Vieira foi suspenso por 15 dias pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) no seguimento de um inquérito levantado por este órgão judicial ao líder dos «encarnados». Em causa estão as duras críticas lançadas por Vieira aos juízes das partidas do S.L. Benfica frente a Leixões (Paulo Costa) e Vit. Guimarães (João Ferreira). A CD decidiu ainda aplicar uma multa de 750 Euros ao presidente do S.L. Benfica.


Recorde-se que, após a vitória em Guimarães, para a 17ª Jornada, Luís Filipe Vieira criticou de forma acesa todo o trabalho do juiz setubalense João Ferreira nessa mesma partida em Guimarães, insurgindo-se contra o facto de que “alguns senhores que estão a apitar perderam a vergonha toda”, chegando ao ponto de justificar, com recurso a casos particulares, toda a sua argumentação: “O que fizeram ontem ao Rui Costa é um autêntico atentado ao futebol. E o que fizeram ao David Luiz é vergonhoso”, afirmou o líder «encarnado» referindo-se a uma falta não sancionada sobre o «10» do Benfica e também pelo facto de João Ferreira não ter possibilitado a David Luiz ser assistido, em campo, depois de se ter lesionado.


Tal como a Gazeta do Futebol anunciou a 29 de Janeiro – dois dias após as declarações de Luís Filipe Vieira, na inauguração da Casa do Benfica de Alcochete – a CD poderia avançar com a instauração de um inquérito e até mesmo punir o presidente do clube das «águias», o que veio a suceder na tarde de ontem. O órgão presidido por Ricardo Costa entende que as declarações de Vieira são infundadas na medida em que não identifica claramente o alvo das suas críticas, lançando a suspeição em todo o meio da arbitragem. Mais: ressalva ainda que o teor das declarações de Vieira é difamatório em relação aos juízes visados, justificando, desta maneira, a suspensão de 15 dias e uma sanção monetária de 750 Euros à luz do artigo 107º, nº1. do Regulamento Disciplinar da LPFP.


Com esta medida, Luís Filipe Vieira está impedido de prestar declarações a órgãos de comunicação social como dirigente do S.L. Benfica durante o período da pena aplicada, para além de não se poder sentar no banco de suplentes bem como marcar presença em Assembleias-Gerais e reuniões de Direcção da Liga de Clubes.


LIGA DOS CAMPEÕES: RONALDO CONTRA DECO ACABA EM EMPATE




ANDRÉ MATOS LEITE


O duelo que opôs o Barcelona ao Manchester United, na primeira-mão da meia-final da Liga dos Campeões, acabou em empate a zero. Um encontro sem emoção em que se viu o domínio dos catalães, mas com a melhor oportunidade para os “Red Devils”.

A equipa de Ronaldo começou melhor e conseguiu cedo, aos 3 minutos, uma grande ocasião de golo, a maior de toda a partida. Milito usou a mão para travar um cabeceamento do português o que resultou numa grande penalidade. Cristiano foi chamado a converter mas falhou o remate. A partir deste ponto, o Barcelona pegou no jogo e carregou sobre a formação inglesa sem, no entanto, ter conseguido converter o domínio em oportunidades para inaugurar o marcador.

No início da segunda parte, as estatísticas mostravam 65% de posse de bola para os catalães. Durante os últimos 45 minutos da partida, esta estatística em pouco se alterou. O Manchester contentava-se em defender e tentar sair em contra-ataque. Deco e companhia, que sempre quiseram a vitória, não conseguiam acertar com a baliza de Van der Saar e, nos finais do encontro, preferiram arriscar menos e deixar os golos para o jogo da segunda-mão, em Old Trafford.




Fontes

quarta-feira, 23 de abril de 2008

JORGE RIBEIRO ASSINA PELO BENFICA



PATRÍCIA MARTINS


Jorge Ribeiro assinou por quatro épocas pelos encarnados. Assim, o lateral esquerdo é o segundo reforço do Benifca confirmado para a próxima época.

O internacional português formou-se nas escolas da luz e regressa à casa-mãe seis anos depois de ter saído para o Varzim, quando as coisas não lhe corriam muti bem com o emblema encarnado ao peito.

Ao que tudo indica, o contrato foi assinado logo depois do polémico jogo em que o Boavista recebeu o Benfica, no qual Jorge Ribeiro falhou a marcação de uma grande penalidade.

Depois de experiências no Varzim, Gil Vicente, Dínamo de Moscovo (Rússia) e Málaga (Espanha), Jorge Ribeiro, com 26 anos deixa no final desta época o Boavista, para regressar à Luz a custo zero.



FONTE:

terça-feira, 22 de abril de 2008

SP. BRAGA: MACHADO DEMITE-SE




O TÉCNICO DO SP. BRAGA APRESENTOU A DEMISSÃO DO CARGO E A DIRECÇÃO DO CLUBE JÁ CONFIRMOU O CENÁRIO DA SAÍDA. OS MAUS RESULTADOS ESTÃO NA BASE DA DECISÃO DO TREINADOR.



JOSÉ PEDRO PINTO



Manuel Machado já não é treinador do Sp. Braga. O técnico apresentou a demissão na noite de ontem, o que já foi confirmado pela direcção bracarense (veja aqui o comunicado da SAD do Sp. Braga).


Na base da decisão de Machado estão os maus resultados da equipa, que a colocam no 9º lugar da tabela, ao fim de 27 jornadas, bem longe das posições que dão acesso à Taça UEFA. Com os objectivos incumpridos desde que assumiu o comando técnico do Sp. Braga, em Novembro, em substituição de Jorge Costa, Manuel Machado bate com a porta após a pesada derrota do último fim-de-semana, no Funchal, frente ao Marítimo (4-1). António Caldas assume, desta forma, a liderança da equipa técnica até ao final da época, ele que já tinha sido o treinador da transição entre Jorge Costa e Manuel Machado.


A temporada não tem corrido de feição ao Sp. Braga. Depois de um forte investimento no plantel 2007/2008, os maus resultados da equipa colocam-na num surpreendente 9º lugar, a 8 pontos da zona «europeia», e já a fizeram sair precocemente da Taça de Portugal, logo à 5ª eliminatória. Olhando para as últimas cinco partidas realizadas, os «arsenalistas» não vencem desde a 23ª Jornada (vitória por 3-0, em casa, frente à Naval), tendo apenas registado quatro pontos em quinze possíveis.



HIPÓTESES EM ABERTO PARA 2008/2009

Se é certo que António Caldas assumirá o comando técnico do Sp. Braga até final da época, as dúvidas prendem-se agora com quem será o treinador para 2008/2009. O romeno Lazslo Bolöni, campeão pelo Sporting em 2001/2002, e Jorge Jesus, do Belenenses, são duas das mais fortes hipóteses para treinar os bracarenses na próxima temporada, mas outros nomes podem ainda surgir, com António Salvador já a preparar o projecto 2008/2009.




FONTES

segunda-feira, 21 de abril de 2008

ANÁLISE DA JORNADA

JORNADA CONTURBADA TEM ESCÂNDALO COM MARCA DE LEÃO



PATRÍCIA MARTINS


A 27ª jornada é marcada por algumas polémicas: no Bessa os jogadores ameaçaram não jogar, o que acabou por não se verificar e a pantera venceu o rival, dando um pontapé dentro de campo na crise que vive; Já em casa do condenado Leiria, o leão provocou o escândalo da época ao perder por largos números. O clássico mais esperado do estádio do Dragão terminou com uma vitória do F.C. Porto. O Benfica regressa a Lisboa com mais uma pedra na contestação dos adeptos a esta direcção.


ACADÉMICA 0-0 V. GUIMARÃES


O jogo que abriu a jornada foi equilibrado e o nulo no marcador acabou por retratar bem esta partida. O Guimarães corria o risco de perder o segundo lugar, mas com a derrota do Sporting e Benfica continua na melhor posição para chegar à Champions. Já a Académica continua num lugar confortável para a manutenção.


MARÍTIMO 4-1 SP. BRAGA


O Marítimo terminou a primeira parte a perder, na sequência de uma grande penalidade convertida com sucesso por César Peixoto. A segunda parte trouxe uma grande reviravolta no marcador: os madeirenses marcaram quatro golos e levaram os três pontos. Os marcadores foram Marcinho(49’) , João Luiz (55’) e Márcio Mossoró a bisar (67’ e 68’). Marítimo e Braga estão separados por seis pontos e os insulares ocupam o sexto lugar.


BOAVISTA 1-0 NACIONAL


Depois de uma das semanas mais polémicas na história dos boavisteiros, os jogadores axadrezados entraram em campo e arrecadaram a vitória, com um golo de Diakité (62’). Sem fazer um jogo brilhante, o Boavista soube conter as jogadas ofensivas do Nacional. Com este resultado o Boavista ultrapassa o rival desta jornada e assegura o oitavo lugar.


PAÇOS DE FERREIRA 2-2 NAVAL


O Paços de Ferreira teve mais oportunidades de golo e esteve mesmo a vencer, mas deixou-se empatar já em cima do apito final. Com este resultado o Paços perdeu a chance de ficar mais tranquilo e fica apenas um ponto acima do último classificado. Acima de si, numa posição menos desconfortável, está precisamente a Naval 1º de Maio.


LEIXÕES 0-0 E. AMADORA


Com um nulo no resultado de um jogo entre duas equipas que nadam contra a despromoção, a divisão de pontos beneficia mais o Estrela. Já os matosinhenses continuam em penúltimo lugar com apenas 23 pontos.


U. LEIRIA 4-1 SPORTING


O resultado mais inesperado da jornada surgiu em Leiria. O último classificado conseguiu vencer duas partidas seguidas, pela primeira vez. Com um imponente 4-1, venceu o Sporting que perdeu assim a oportunidade de agarrar o segundo lugar, depois de Guimarães e Benfica terem perdido pontos esta jornada.


F.C. PORTO 2-0 BENFICA


O Benfica teve alguns bons momentos e lances de perigo, mas não conseguiu concretizar os dragões acabaram por ser superiores, fazendo dois golos. Lisandro López foi o marcador de serviço, a bisar (7’ e 80’). Os encarnados ficam no quarto lugar, com Sporting e Vitória de Guimarães na sua frente.


Esta noite, pelas 19:45h, o Belenenses recebe no Restelo o Vitória de Setúbal, para o jogo que encerra a 27ª jornada. Em caso de vitória a equipa de Belém pode ultrapassar o adversário e chegar ao quinto lugar da BWIN Liga.

Confira aqui a tabela classificativa.

domingo, 20 de abril de 2008

CRÓNICA GAZETA DO FUTEBOL

F.C. PORTO 2-0 S.L. BENFICA





ALGUÉM PEDIU UM CAMPEÃO EFICAZ?




JOSÉ PEDRO PINTO





«Surpresa» é uma palavra que encaixa bem no desenlace final deste clássico, pela simples razão de que… não a houve. Não se pode ficar surpreendido por mais uma vitória justa e convincente do campeão; não se pode ficar surpreendido pelo ritmo baixo que a partida assumiu, a espaços; não se pode ficar surpreendido por mais uma fraca exibição de uma águia cada vez mais ferida no seu orgulho. E, sobretudo, não se pode ficar surpreendido com mais um «bis» de Lisandro López. E vão 24 tentos para o «Licha» do Dragão. Desta forma se escreveu mais um clássico entre F.C. Porto e S.L. Benfica, com os campeões a voltarem a demonstrar o porquê de um título há muito anunciado, e os «encarnados» a revelarem cada vez mais toda uma época desastrosamente preparada.


SOB CONTROLO. F.C. Porto e S.L. Benfica entraram em campo levando consigo a sua própria imagem da época: os azuis-e-brancos com uma reputação notável de uma época plena de regularidade e ataque concretizado; os lisboetas com um semblante fraco, débil e pouco convincente. E não é que ambas as formações cumpriram o seu papel? A um SLB que, nos primeiros instantes e assente no habitual 4x4x2 em losango, ainda teve vontade de discutir olhos nos olhos toda a partida com o adversário, o FCP respondeu com eficácia. A rapidez e instantaneidade de um 4x3x3 alinhavado por Jesualdo estava no "ponto-rebuçado" logo aos 6’, quando Lisandro fez explodir o Dragão. Rebobinamos a cassete e vemos que o avançado argentino teve toda a liberdade que quis para correr, em frente à grande-área, e desferir um remate forte e rasteiro para o fundo das redes de Quim. Estava feito o primeiro estrago e mais poderia ter sido feito ainda nesta 1ª Parte: os «azuis» pressionavam alto perante uns «encarnados» que não conseguiam ter posse de bola e apostavam em jogar pelo meio – mesmo onde o FCP controlava, bem fechado no seu último terço – perdendo muitas jogadas de ataque. De resto, nada funcionava na linha média de um SLB mais agressivo do que construtivo e desequilibrador (Bynia e Maxi como destruidores), o que se reflectia nas poucas movimentações de sucesso da dupla Di María – Nuno Gomes. O «dragão», esse, soube gerir e jogar a seu bel-prazer, apostando em garantir solidez defensiva e só depois partir para o ataque, sempre na forma de contra-resposta, estratégia que se veio a revelar deveras eficaz.


MASSACRE… MAS SÓ A ESPAÇOS. Chalana voltou a registar erros de casting, na hora de responder à letra à desvantagem de um golo. Perante um reatamento verdadeiramente avassalador do FCP (Lisandro, Lucho, Quaresma, qual deles o mais perigoso) com pressão alta e uma boa gestão e recuperação da posse de bola, o técnico do SLB preferiu saltar a etapa de colocar os bois à frente do carro: apostou em avançados meramente posicionais (primeiro Cardozo, depois Makukula) quando as bolas raramente chegavam à frente de ataque e optou por fazer recuar Di María para o meio-campo, ele que tinha sido dos mais inconformados bem perto da grande-área. Mais migalhas para o campeão aproveitar: o meio-campo «encarnado» desconjuntou-se, sem uma referência que construísse jogo (Rui Costa e Rodriguez apagados), e começou aí o SLB a perder, definitivamente, a partida. O FCP, por alturas dos 60’, conseguia fazer o que queria dos corredores, entrar na grande área e provocar muitos, muitos calafrios a Quim. Tanto que até Mariano teve hipótese de brilhar… E como a partida se ia arrastando, Lisandro fez um favor aos mais de 50.000 que encheram o Dragão: aos 80’, autêntica fotocópia do primeiro tento, com liberdade a mais à entrada da área, e novo remate forte e apontado junto ao poste para o 2-0. Bynia haveria ainda de ser expulso, depois de entradas duras durante toda a partida e esta terminaria com alguns «olés» e com uma música peculiar, já depois do apito final: “Chamem a Polícia”, dos Trabalhadores do Comércio.


Bruno Paixão rubricou uma boa exibição. Por vezes, deixou jogar demasiadamente junto do limite do razoável, mas os jogadores não lhe complicaram o trabalho e isso ajudou à nota positiva deixada pelo setubalense.



“LEÃO” VOLTA A MOSTRAR PELE DE “LEÃOZINHO”




ANDRÉ MATOS LEITE


Mais uma oportunidade perdida por um dos “grandes” de Lisboa. Desta vez foi o Sporting a desperdiçar uma oportunidade, talvez, única de assumir o segundo lugar. O “leões” foram humilhados, por 4-1, em Leiria, frente ao último classificado da Bwin Liga.

O jogo começou com o lanterna-vermelha do campeonato a pressionar ao verde e brancos. Foi logo na primeira grande ocasião de golo, aos 14 minutos, que Paulo César bateu Rui Patrício inaugurando o marcador. Não demorou muito (4 minutos) para que o avançado leiriense bisasse na partida fazendo o segundo do encontro. Até ao final da primeira parte o Sporting parecia querer repetir o feito do jogo da Taça, mas fora um golo anulado a Moutinho (fora-de-jogo) era tudo fogo de vista.

Na etapa complementar esperava-se a redenção do “leão” que regressou do balneário com Derlei a substituir Grimi. Os verde e brancos até conseguiram três grandes ocasiões para marcar, mas as pontarias de Veloso e Liédson não encontraram as redes da baliza de Fernando. E foi então que, aos 74 minutos, Sougou foi expulso. No entanto, mesmo contra dez, tudo o que a turma de Paulo Bento conseguiu foi um golo anulado a Yannick Djaló por fora-de-jogo. Com o minuto 83, Ngal matou o jogo, se é que ainda não estava morto, com um golo de calcanhar. 3-0 e as aspirações leoninas ao segundo lugar definitivamente afundadas. Foi então que, pela única vez no encontro, o Sporting teve uma verdadeira reacção por Liédson que conseguiu o golo de honra aos 86 minutos. Derlei, aos 89 minutos, não soube conter o temperamento e viu o vermelho directo voltando a igualdade numérica entre as duas equipas. Já em descontos, Cadú da Silva fez o 4-1 final.


Ficha de Jogo


U. LEIRIA: Fernando; Éder, Bruno Miguel, Éder Gaúcho e Patrick; Tiago, Cadú e Harison; NGal, Paulo César e Sougou
Suplentes: Rafael Fava, Nélson, Laranjeiro, Alhandra, Lukasiewicz e Toñito
Treinador: Vítor Oliveira

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso; João Moutinho, Izmailov e Vukcevic; Yannick Djaló e Liedson
Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrien Silva, Pereirinha, Romagnoli, Tiuí e Derlei
Treinador: Paulo Bento


Fontes

Record

OLHEIRO GAZETA DO FUTEBOL


MARC TORREJÓN
O FUTURO VEM DA CATALUNHA




Data de Nascimento - 18/02/86 (22 anos)
Nacionalidade - Espanhola
Posição - Defesa-central
Clube - Espanhol de Barcelona
Outros dados - Peso:87 kg; Altura:187 cm



DAVID FERNANDES


O defesa catalão é uma das grandes esperanças do futebol espanhol. Ingressou no Espanhol de Barcelona em 2006 e mantém-se, ainda hoje, na equipa da Catalunha. Torrejón é um dos jogadores mais utilizados em Espanha. As qualidades de central deram-lhe um lugar de destaque no eixo de defesa do Espanhol. Emprestado, em 2006, ao Málaga B, Torrejón viu a cedência como uma oportunidade.


A evolução permitiu-lhe regressar e participar na caminhada do Espanhol na Taça UEFA. A equipa eliminou o Benfica nos quartos-de-final e perdeu apenas frente ao Sevilha.


As exibições de Torrejón têm sido elogiadas pela crítica. O jovem é visto como um jogador forte fisicamente e capaz de limpar a grande área. Dono de um bom toque de bola, necessita de melhorar a sua concentração para atingir voos mais altos.


Mas o talento de Torrejón não passa despercebido ao resto da Europa. Wigan Athletic e Tottenham são alguns dos emblemas que se mostraram interessados em assegurar o seu contributo. O seleccionador espanhol pode vir a ser mais um dos interessados no central. Torrejón faz parte da lista de 31 jogadores que tomou a vacina contra um vírus transmitido por carrapatos. A medida de protecção é uma espécie de pré-convocatória para Luis Aragonés.



sábado, 19 de abril de 2008

EDITORIAL


UMA GRANDE HONRA



Quando a Unicer assinou, com a Liga de Clubes, um contrato de patrocínio da Liga de Honra, a habitual máquina publicitária construiu um slogan que, apesar de ser um mero trocadilho, acaba por sintetizar a melhor ideia que está associada a este escalão: «Liga Vitalis. É uma honra».



Quatro grandes passos a serem dados em quatro domingos. Assim podemos resumir a fase que, a partir de amanhã, se inicia numa Liga de Honra onde tudo está ainda por decidir e onde são muitos os candidatos à subida e descida. No entanto, uma coisa é certa: como se tem visto nos últimos anos, competitividade e emoção não faltarão às derradeiras jornadas.


Quando a Unicer assinou, com a Liga de Clubes, um contrato de patrocínio da Liga de Honra, a habitual máquina publicitária construiu um slogan que, apesar de ser um mero trocadilho, acaba por sintetizar a melhor ideia que está associada a este escalão: «Liga Vitalis. É uma honra».


São cinco as formações que se vão degladiando, jornada após jornada, pelos dois únicos lugares que dão acesso ao principal escalão do futebol português. A emoção não poderia ser melhor. Basta uma equipa escorregar para sair da corrida pela subida e permitir aos seus mais directos competidores relançar a luta. Basta uma equipa vencer para pular de um “tranquilo” 6º lugar para uma 3ª posição que manterá os seus adeptos a ansiar pela próxima jornada durante toda uma semana e já pensar na festa de uma eventual subida.


No seio dos parentes pobres, mais do mesmo: do 10º lugar para baixo, todas as equipas se arriscam à baixa de divisão e, aqui, o mais insignificante empate, com a gratificação de apenas um ponto, assume contornos vitais para muitas formações conseguirem manter a cabeça acima da «linha-de-água».


É uma grande honra assistir a partidas da Liga Vitalis. Há bom futebol, há equilíbrio – aí reside, qui ça, todo o segredo – e há emoção. Este é um escalão onde o líder pode receber, em sua casa, o último classificado, e perder por 3-0. Faz falta mais futebol como este na Bwin Liga.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

ACADÉMICA TRAVA VITÓRIA



A ACADÉMICA CONSEGUIU TRAVAR O VITÓRIA, ESTA NOITE, EM COIMBRA. NUM JOGO EQUILIBRADO, ESTUDANTES E MINHOTOS EMPATARAM SEM GOLOS. A ACADÉMICA DEU MAIS UM PASSO SEGURO RUMO À MANUTENÇÃO, JÁ O VITÓRIA COLOCA EM RISCO A SEGUNDA POSIÇÃO.


PEDRO ROCHA


Jogo interessante de seguir, esta noite, em Coimbra. Numa partida equilibrada, Vitória e Académica acabaram por justificar a divisão de pontos. Com este empate, a equipa vimaranense pode perder, Domingo, o segundo lugar para o Sporting, caso a equipa leonina derrote o União de Leiria.

Depois de ter derrotado o Benfica na Luz, a Académica volta a "roubar" pontos a um dos primeiros classificados. As duas equipas encaixaram perfeitamente durante todo o encontro e à falta de rasgos individuais o empate acabou por permanecer. Os jogadores vimaranenses, levados por três mil adeptos, remeteram desde cedo os estudantes para a sua defensiva. Contudo, a Briosa defendeu-se sempre muito bem e com a bola procurou sempre lancar os seus venenosos contra-ataques, que colocaram em sentido a defesa vimaranense.

Destaque para dois lances perigosos, um para cada lado. Com o aproximar do fim da partida as equipas arriscaram um pouco mais e Orlando atirou à trave de Nilson na melhor oportunidade do encontro. A três minutos do fim, o Vitória respondeu com Carlitos a atirar para uma grande defesa de Pedro Roma.

Assim, o Vitória aumentou a série de jogos sem perder para oito, mas pode perder no Domingo o segundo posto. Já a Académica consegue mais um importante ponto rumo a uma manutenção praticamente assegurada.

MALDINI: LESÃO PODE TERMINAR CARREIRA


ANDRÉ MATOS LEITE


Paolo Maldini, o veterano defesa do AC Milan, pode ver a carreira terminar devido a uma lesão muscular. Com uma carreira de mais de 20 anos, todos eles passados ao serviço dos “rossoneros”, o jogador de 40 anos pensava na possibilidade de continuar a jogar, pelo menos, mais um ano.

No treino de Quinta-feira, o internacional italiano sofreu uma fissura na coxa esquerda e não vai jogar mais esta época. Caso o jogador se decida a abandonar os relvados no final da corrente temporada, esta lesão será o adeus à carreira.

Maldini, histórico jogador do AC Milan e de Itália, actuou em mais de mil partidas e, na lista dos troféus conquistados incluem-se cinco “Champions”, sete campeonatos italianos e um Mundial de Clubes.


FONTES:

ESTA SEMANA, ESCREVO EU…

DIGNIDADE NO XADREZ!





Para um clube centenário e com grande história em Portugal o Boavista merecia mais respeito por parte de todos os amantes do desporto. Numa semana em que se fala na possibilidade de fechar portas, há pouco destaque na imprensa para a precedente cabal que isso poderá provocar no desporto-rei e o que há, quase que roça a ironia e vontade que o clube acabe de vez.



PATRÍCIA MARTINS




Têm sido tempos complicados os que se vivem pelos lados do Bessa. Um nome histórico do futebol português tem andado pelas ruas da amargura. Não é justo tratarem com indiferença o possível desaparecimento de um emblema que muito deu, num passado não muito distante, ao futebol português.

Com o aparecimento de um investidor os boavisteiros respiraram fundo e pensaram que finalmente havia uma lufada de ar (dinheiro) fresco. Mas o tempo passa e escasseia… e questões de dívidas resolvidas, nem vê-las! O presidente Joaquim Teixeira, já disse ter confiado nas pessoas erradas, ao mesmo tempo que previa um triste desfecho para o clube da pantera. Estaria ele a referir-se a Sérgio Silva? Uma incógnita a que talvez hoje, data limite avançada pelos jogadores (que admitem uma greve) e pela temível ameaça de insolvência da SAD, se apresente alguma solução…

O Bessa sempre foi uma magnífica escola onde os maiores emblemas vieram buscar jogadores de topo do nosso campeonato: João Vieira Pinto, Nuno Gomes, Ricardo, Petit, Pedro Emanuel, Raúl Meireles, Bosingwa… Estes são alguns dos nomes que mais se ouvem no meio futebolístico, e todos eles têm em comum o emblema axadrezado que os catapultou para a fama.

Formação à parte, não podemos esquecer o abanão que o Boavista provocou no campeonato do nosso país. Com a intromissão entre os grandes acabou com o domínio de três clubes e trouxe maior competitividade a Portugal. Um título nacional em 2001, vários segundos e terceiros lugares, finais de Taças de Portugal e Supertaças e algumas conquistadas. Acima de tudo, grandes participações e exibições pela Europa do futebol.

Um dos clubes mais ecléticos em Portugal, que a muito custo, lá vai mantendo todas as suas modalidades ao contrário da grande maioria dos restantes emblemas. São quinze as modalidades em competição e formação e mais de 1.700 atletas que não caem no esquecimento. Muitas são os títulos existentes nestas áreas, entre os quais os paralímpicos e mundiais em boccia e boxe, as presenças em jogos olímpicos de atletas de ginástica e voleibol de praia e as vitórias no ciclismo.

Para um clube centenário e com grande história em Portugal o Boavista merecia mais respeito por parte de todos os amantes do desporto. Numa semana em que se fala na possibilidade de fechar portas, há pouco destaque na imprensa para o precedente cabal que isso poderá provocar no desporto-rei e o que há, quase que roça a ironia e vontade que o clube acabe de vez.

Nada justifica os incumprimentos salariais e dívidas sem medida, mas será que só o místico emblema axadrezado passa por essas dificuldades? Ou apenas a pantera foi uma boa solução de agrado à maioria para servir de bode expiatório? Menos felicidade e mais reflexão!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

BOAVISTA: PERSISTE A DÚVIDA SOBRE O FUTURO



PATRÍCIA MARTINS


Joaquim Teixeira e Sérgio Silva apresentaram-se em conferência de imprensa esta tarde, no entanto, ainda não há uma resposta acerca do cumprimento do pagamento no prazo limite (amanhã) aos jogadores e ao Beira-mar.

O novo investidor, Sérgio SIlva, afirmou que não está preocupado com datas e que vai cumprir o contrato: «Vou cumprir o contrato. Não estou preocupado se vai haver greve ou se o clube fecha, ou deixa de fechar. Não vim aqui salvar ninguém, vim investir». As recentes especulação sobre a vida do ivestidor também não lhe passaram ao lado: «O que interessa estar a falar do Sérgio se o Boavista pode acabar amanhã?».

Já o presidente, Joaquim Teixeira, mostrou-se mais confiante em cumprir até amanhã o pagamento da compra de Fary ao Beira-Mar, assim como o ordenado aos jogadores: «Amanhã é amanhã, estamos a tempo de cumprir», dizendo ainda ter «quase a certeza que não vai haver greve» por parte dos jogadores no jogo frente ao Nacional.

Sérgio Silva declarou que «os cheques estão aqui, mas não são para ninguém ver». Deste modo, a promessa feita por Joaquim Teixeira da comparência de entidades bancárias e de alguns representantes da CastleShore na assinatura dos cheques que seria presenciada pelos jornalistas, fica por cumprir.


ESPANHA: TAÇA DO REI É DO VALÊNCIA




COM MIGUEL A TITULAR E CANEIRA ENTRADO NA 2ª PARTE, A EQUIPA «CHE» DERROTOU O GETAFE POR 3-1 NA FINAL DA TAÇA DO REI. MUITO LONGE DAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS NA LIGA ESPANHOLA, A TURMA DE KOEMAN GARANTE, COM ESTE TROFÉU, O ACESSO DIRECTO À TAÇA UEFA.




JOSÉ PEDRO PINTO




O Valência conquistou a 7ª Taça do Rei do seu palmarés na noite de ontem, após derrotar, na final, o Getafe por 3-1. A equipa onde alinham os portugueses Miguel e Marco Caneira (sólida exibição de ambos) conseguiu assim um troféu que pode salvar uma época desastrosa (16º lugar na Liga Espanhola). A vitória, para além de um troféu muito disputado em Espanha, garante à equipa treinada por Ronald Koeman o acesso directo à edição do próximo ano da Taça UEFA.


Numa partida que se disputou no Vicente Caldéron, em Madrid (reduto do Atlético madrileno), a eficácia madrugadora do Valência decidiu o resultado final. Aos 11', já vencia por 2-0 (golos de Mata e Alexis). No entanto, uma grande penalidade convertida pelo Getafe em cima do minuto 45' relançou a final, com Granero a fazer o 2-1. Na 2ª Parte, a pressão da turma de Laudrup intensificou-se e surgiram duas boas oportunidades para o empate, prontamente salvas pela barra e pelo guarda-redes alemão Hildebrand. E foi em contra-ataque que Morientes sentenciou a partida, aos 83', batendo Ustari, e fazendo o 3-1 final.


Após a partida, que assinalou a quarta final vencida por Ronald Koeman, o técnico holandês preferiu dedicar o título a todos os que têm vindo a sofrer com a péssima campanha da equipa «che»: "Dedico este título a todos os que têm sofrido e também à minha família, porque ser treinador é algo muito complicado". Sobre a partida, Koeman salientou a boa exibição de toda a equipa. "Estou contente porque estivemos bem e entrámos fortes no jogo. Aproveitámos a primeira oportunidade, mas o penalty para o Getafe veio complicar as coisas. Logo a seguir, com o Villa, poderíamos ter sentenciado a partida". Já sobre o futuro do Valência, o holandês espera que se possa agora "trabalhar com mais tranquilidade", mas também comentou os rumores que o colocam fora do Mestalla no final da época: "Até hoje ninguém me disse nada. Sei que, por vezes, os rumores acabam por ser verdade, mas se precisarem de me dizer alguma coisa, amanhã de tarde estarei por casa", ironizou Ronald Koeman.




FONTES