sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...



NEM OITENTA, NEM OITO


Incrível como em Portugal se passa de bestial a besta. Rodriguez veio para o FC Porto como herói...e agora até a sua viatura é vandalizada. Quem tem a culpa? Os que o endeusaram, já que são essas mesmas pessoas/instituições que agora o criticam fortemente. Não há "pachorra" para isto.


GUILHERME BRAZ


Não fossem as sonantes transferências do Benfica esta época, o destaque de todo o defeso ia para a aquisição de Christian Rodriguez para o FC Porto. E com toda a razão, ora não tivesse sido o eterno rival Benfica o último clube do uruguaio. Sete foram os milhões de euros desembolsados pelos "azuis-e-brancos" na compra do extremo, o que a mim me parece algo exagerado. Mas compreendo. Além de ser um jogador de classe, deu provas disso mesmo em Portugal, a sua transacção, numa altura em que o Benfica já ponderava tentar tirar o Porto da "Champions" valeu mais do que uma vitória num clássico. E Pinto da Costa gosta destes "caprichos".

Uma vez no dragão, Rodriguez começou a todo o gás. Com dois, três jogos de pré-época, já ninguém se calava. "É a contratação do ano", "É um jogador à Porto", foram algumas das frases mais repetidas acerca do uruguaio. E ele, sabendo disso, continuava a ser um jogador em destaque na pré-época. Chegou Hulk, falou-se menos de Rodriguez.

No arranque da época, o "dez" dos dragões começou acutilante, mas viu a equipa perder a Supertaça ante o Sporting. Nesta fase, já os adeptos pensariam: "Com o Rodriguez devíamos ter ganho". À terceira jornada, o jogo que todos aguardavam: Benfica vs Porto. 65000 pessoas a assobiar um único homem: Christian Rodriguez. Para os adeptos do Porto, Rodriguez só tinha uma coisa a fazer: o golo, o golo que desse a vitória de preferência. Mas isso não aconteceu, e os adeptos não gostaram da desfeita. Um empate a uma bola não chega, e ainda por cima o Benfica jogou com dez. Rodriguez até foi o melhor do ataque azul-e-branco. Mas que importa? Não marcou. É esta a mentalidade dos adeptos. Não só os do Porto, mas de toda a nação lusitana.

A "febre Rodriguez" passou, o jogador caíu de rendimento, sem dúvida, mas foi o único? É ele o culpado de tão maus resultados do Porto? Não me parece. E Jesualdo Ferreira não devia ter vindo expor a situação do uruguaio para a comunicação social. "Rodriguez não anda bem" era uma coisa que apenas o balneário do Porto deveria saber. Proteger o jogador é fulcral, e no Porto isso costuma acontecer...

Os adeptos não querem saber da saúde mental (entenda-se por isto a moral) de Rodriguez. E foi por isso que lhe partiram o carro. Que ignorância! Que falta de valores! Mas o futebol é isto... É?

Desejo a melhor sorte a Rodriguez, que recupere a sua alegria de jogar, pois ele é um óptimo jogador. Pode ser que quando ele voltar às boas exibições, Jesualdo diga "Rodriguez anda bem". E, se o extremo tiver sorte, até pode ser que os adeptos lhe paguem o arranjo do carro...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

BENFICA: ADEPTO PROIBIDO DE ENTRAR EM ESTÁDIOS


Fonte: Record.pt



ANDRÉ MATOS LEITE


Carlos Bernardo Santos, adepto dos “encarnados” que agrediu um dos árbitros auxiliares do último Benfica – Porto, foi condenado pelo crime de invasão, estando proibido de entrar em estádios de futebol durante, pelo menos, um ano pelo Tribunal da Pequena Instância Criminal de Lisboa.

Para além do impedimento de frequentar estádios, o agressor de José Ramalho terá de pagar uma multa, sendo que caso o não faça, esta poderá ser convertida em pena de prisão.

Para além do crime de invasão, Carlos Santos foi considerado culpado de ofensas à integridade física, tendo sido sancionado com uma pena de prisão que será substituída por dias de multa.

José Ramalho, o árbitro assistente que foi vítima de agressão, não compareceu na sessão do tribunal. A sua advogada, Maria João Fortunato, considera que esta “foi uma sentença adequada ao caso”.




Fontes


FIFA WORLD PLAYER: DECO E RONALDO NOS "23"



GUILHERME BRAZ


Deco e Crisitano Ronaldo estão entre os 23 melhores jogadores do mundo, para a FIFA. Esta é a lista mais restrita de jogadores, até à votação final.
A partir daqui, os seleccionadores e capitães das várias nações do futebol votarão em um destes jogadores e o que receber mais votos será galardoado como o "Melhor Jogador do Mundo"

Esta distinção torna-se particularmente especial para Deco, já que o jogador poucas ou nenhumas aspirações tinha a vencer o troféu individual. Cristiano Ronaldo não surpreende, sendo mesmo um dos principais candidados ao troféu do "FIFA WORLD PLAYER".
A votação decorre em Zurique, a 12 de Janeiro de 2009. Fica aqui a lista completa dos nomeados:


Emmanuel Adebayor (Togo), Sergio Aguero (Argentina), Andrei Arshavin (Rússia), Michael Ballack (Alemanha), Gianluigi Buffon (Itália), Iker Casillas (Espanha), DECO (PORTUGAL), Didier Drogba (Costa do Marfim), Samuel Eto'o (Camarões), Cesc Fabregas (Espanha), Steven Gerrard (Inglaterra), Zlatan Ibrahimovic (Suécia), Andrés Iniesta (Espanha), Kaká (Brasil), Frank Lampard (Inglaterra), Lionel Messi (Argentina), Franck Ribéry (França), CRISTIANO RONALDO (PORTUGAL), John Terry (Inglaterra), Fernando Torres (Espanha), Ruud van Nistelrooy (Holanda), David Villa (Espanha) e Xavi (Espanha).

Fonte

SÁBADO: GAZETA EM VILA DO CONDE





A cobertura do Rio Ave - Sporting está assegurada pela Gazeta do Futebol!

Não perca, sábado, toda a reportagem que a equipa destacada para Vila do Conde lhe vai trazer.



Minuto a Minuto

Crónica Gazeta do Futebol

Conferência de Imprensa pós-jogo



Guilherme Braz, José Pedro Pinto e Patrícia Martins assinam toda a reportagem desta partida da 7ª Jornada da Liga Sagres.




GAZETA DO FUTEBOL



quarta-feira, 29 de outubro de 2008

TAÇA DA LIGA: JÁ SÓ FALTA UM APURADO


NACIONAL, ACADÉMICA, RIO AVE E BELENENSES GARANTIRAM, HOJE, A PASSAGEM À TERCEIRA FASE DA TAÇA DA LIGA. O BRAGA DERROTADO EM VILA DO CONDE FICA PELO CAMINHO.


PEDRO ROCHA


Estão encontrados mais cinco apurados para a próxima fase da Taça da Liga. Depois dos encontros de hoje falta apenas conhecer um apurado que surgirá do encontro entre Olhanense e Naval, a 5 de Novembro.

Nos jogos desta tarde destaque para a vitória do Rio Ave frente ao Braga. A equipa arsenalista mesmo motivada por duas goleadas não conseguiu ultrapassar os vilacondenses, que venceram por 1-0 (golo de Ronaldo). Com esta vitória, os pupilos de João Eusébio seguem em frente na competição. A Académica também se apurou graças a uma vitória em Gondomar (2-0).

No jogo quente da jornada, Jaime Pacheco conseguiu o primeiro triunfo oficial pelo Belenenses ao derrotar o Gil Vicente, em Barcelos, por 1-0. Com este triunfo, o Belenenses passa à 3a fase. Sorte diferente teve o U. Leiria, os homens do Lis apesar de derrotarem o Nacional não conseguiram o apuramento pela diferença de golos face aos madeirenses.

Nacional, Belenenses, Académica e Rio Ave juntam-se assim a Paços de Ferreira (jogou 12 de Outubro), Setúbal, Marítimo, Benfica, Guimarães, Sporting e Porto - os seis primeiros classificados da liga transacta. Falta apenas saber o 12º apurado que sairá do grupo E, dia 5 de Novembro, no confronto entre Naval e Olhanense, em Olhão.

Na terceira fase são formados três grupos de 4 equipas. Os jogos desta fase estão previstos para os dias 7, 14 e 18 de Janeiro.Os vencedores dos grupos mais o melhor segundo passam às meias-finais, marcadas para 4 de Fevereiro.

A final da competição será disputada no dia 22 de Março.






INTERNACIONAL: MARADONA NOVO SELECCIONADOR DA ARGENTINA



"EL PIBE" VAI CONCRETIZAR, ASSIM, UM SONHO QUE ACALENTAVA NOS ÚLTIMOS ANOS E QUE FOI AGORA REAVIVADO APÓS A SAÍDA DE ALFIO BASILE.



JOSÉ PEDRO PINTO



Diego Armando Maradona é o novo seleccionador nacional da Argentina. "El Pibe" esteve reunido com o presidente da federação argentina de futebol (AFA), Julio Grondona, e confirmou o cenário logo após o encontro. Considerado pelos amantes do futebol como um dos melhores jogadores de todos os tempos, Maradona vai ser supervisionado por Carlos Bilardo, seu antigo treinador e agora director-geral da selecção das «pampas» e terá, como seus adjuntos, Sergio Batista e Tata Brown, outros campeões do mundo em 1986, a par do astro argentino.

Em declarações a órgãos de comunicação social argentinos, o antigo e polémico internacional argentino foi o primeiro a adiantar a decisão da AFA, dizendo que "Grondona decidiu-se pelo nosso projecto", para além de ter garantido que "Carlos Bilardo vai ter uma participação activa, mas quem vai formar a equipa vou ser eu". Os desentendimentos com Bilardo fizeram parte de toda a carreira do mítico camisola «10», mas Maradona acredita que tudo correrá bem, até pelas garantias dadas por Grondona: "Fiquei paralizado quando soube que Bilardo ia estar na reunião, mas cheguei e Grondona disse-me que tinham limado arestas, que se tinham reunido e conversado muito e que o projecto dele tinha a ver com o de Bilardo e com o meu".

Maradona cumpre, desta forma, um sonho que já acalentava há alguns anos. Depois da saída de Alfio Basile, "El Diez" voltou a dar conta do seu desejo de, um dia, poder orientar a selecção argentina de futebol. Agora, poderá mesmo fazê-lo, a dois dias de completar 48 anos.



FONTES

terça-feira, 28 de outubro de 2008

SPORTING OBRIGADO A HOMENAGEAR IORDANOV




ANDRÉ MATOS LEITE


Ivaylo Iordanov tem de ser homenageado pelo Sporting. É esta a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa no caso que opõe os “leões” ao antigo capitão de equipa e sua antiga estrela.

O Tribunal condenou o clube de Alvalade a, no prazo de 10 dias, apresentar a Iordanov um projecto para um jogo de homenagem, sendo que, por cada dia de atraso, a SAD terá que pagar uma multa de 1000 euros, a distribuir em igual parte pelo antigo jogador e pelo Estado português. Os responsáveis verde-e-brancos podem recorrer ainda para o Supremo Tribunal de Justiça até ao prazo máximo de 20 dias.

No último contrato realizado entre a SAD leonina e o antigo jogador, já para funções de técnico da equipa B e promotor do clube, foram acordadas três alíneas que visavam reduzir as diferenças entre os salários auferidos enquanto atleta e enquanto treinador do clube (o búlgaro foi forçado a terminar prematuramente a carreira devido ao seu estado de saúde – sofre de esclerose múltipla). Ora é a primeira destas três alíneas, a respeitante à realização de um jogo de homenagem, que Iordanov reclama não ter sido cumprida, uma vez que a "data de realização do jogo estava condicionada ao acordo entre ambas as partes" e afirma que tal não aconteceu por culpa do Sporting.

Já os responsáveis leoninos publicaram um comunicado no site oficial do clube “para melhor esclarecimento dos accionistas da Sporting, SAD, sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal”. Segundo o documento, a não realização do encontro de homenagem ao jogador e da responsabilidade do antigo capitão dos “leões”, visto que só terá demonstrado interesse em tal jogo tardiamente (após quatro anos), quando as condições eram totalmente diferente. O clube afirma, ainda, que tentou acordar uma solução com Iordanov, tendo este rejeitado o proposto pela Sporting, SAD.


Fontes

Record
Sporting


ANÁLISE DA JORNADA

JORNADA 6: PORTO E SPORTING PERDEM PONTOS E PERMITEM A LIDERANÇA DE NACIONAL E LEIXÕES


PATRÍCIA MARTINS


F.C. Porto perde pela primeira vez neste campeonato, frente a um Leixões que se coloca no topo da classificação. Já o Sporting não vai além de um empate sem golos e com mau futebol no terreno de Paços de Ferreira, enquanto o Benfica consegue vencer só depois de muito sofrimento. Quem sai a ganhar é o Nacional e os matosinhenses que não parecem querer descolar da luta pelo cimo da tabela. Destaque ainda para o Braga que ao fechar a 6ª jornada goleia em casa e mostra que está disposto a mostrar também a nível interno as boas prestações que tem tido na Taça UEFA. Nos lugares dos aflitos encontram-se o recém promovido Trofense e os castores de Paços de Ferreira.


TROFENSE 0-0 ACADÉMICA

Num jogo sem qualidade, o Trofense conseguiu o seu primeiro ponto na Liga Sagres. A equipa da casa não quis arriscar e apenas a 20 minutos do final da partida, quando um jogador adversário foi expulso, é que deu sinais de existir uma linha ofensiva. Já a Académica em todo o jogo se mostrou retraída. No final ninguém ganhou, mas o futebol perdeu muito com um cenário destes como o que se viveu na Trofa.



BELENENSES 1-1 V. GUIMARÃES

Com uma divisão de pontos que acaba por assentar bem às duas equipas, este jogo resume-se num nome: Zé Pedro. O Jogador do Restelo foi infeliz ao marcar um auto-golo, mas redimiu-se na conversão de uma grande penalidade que devolveu a igualdade ao marcador. De referir ainda que, embora não tenha vencido, o Belenenses com Pacheco mostrou uma nova atitude com mais garra e vontade de jogar para ganhar.



F.C. PORTO 2-3 LEIXÕES

Ainda o relógio marcava meia hora de jogo e já o Porto contava com um a desvantagem de 2 golos. Mais tarde ainda conseguiu recuperar fazendo o 2-2, mas os matosinhenses mostraram que queriam sair do Dragão com os três pontos. O Leixões foi surpreendentemente vencer e destronar os azuis e brancos do 1º lugar. A equipa de José Mota é um justo vencedor face a uma F.C. do Porto mais fraco dos últimos tempos que perde pela primeira vez neste campeonato.


MARÍTIMO 1-1 RIO AVE

Numa primeira parte com muitas falhas de ambos os lados, a visita dos Vila-Condenses à Madeira acabou com um empate. Aos 75 minutos Niquinha adiantou-se no marcador ao aproveitar um ressalto na frente da baliza e fazer o golo para o Rio Ave. A três minutos do apito final Baba marca para o Marítimo e fecha o resultado em 1-1. No final das contas, as duas equipas saíram a perder e sem beneficiar do resultado.


NACIONAL 1-0 V. SETÚBAL

O jogo foi bem disputado e houve equilíbrio no encontro. Na segunda metade o Nacional arriscou mais e foi feliz. Aos 78 minutos o brasileiro Nené faz o golo da vitória insular. Os sadinos regressam ao continente na segunda metade da tabela, enquanto os madeirenses do Nacional encontram-se no topo da classificação, com os mesmos pontos do Leixões.



BENFICA 2-1 NAVAL

O Benfica sofreu para conseguir a vitória. Na primeira metade a Naval soube ocupar todos os espaços da melhor maneira, no entanto, perto do intervalo, a formação da Luz conseguiu ganhar mais velocidade e criar perigo através de Reyes. Apenas ao minuto 70 Luisão coloca a águia em vantagem ao cabecear para o fundo das redes após um cruzamento de um livre. Mas Marcelinho não perde tempo e faz o empate (83´). A quatro minutos do final Cardozo, com mais um belo cabeceamento, faz o resultado final. O Benfica consegue três importantes pontos e fica na frente dos rivais Porto e Sporting.



P. FERREIRA 0-0 SPORTING

As duas equipas lutaram durante os 90 minutos. Mas não passou disso, uma luta. O mau estado do terreno também não ajudou a uma qualidade de jogo melhor e o encontro acabou com um nulo no marcador. O Sporting perdeu a oportunidade de subir na classificação, ultrapassando os dragões e igualando o Benfica. Com 10 pontos e há três jogos sem ganhar, a equipa leonina está em quinto lugar. Já o Paços de Ferreira continua nos lugares de despromoção.



SP. BRAGA 5-0 E. AMADORA

O Braga está em semana de goleadas! Após a vitória na UEFA frente ao Portsmouth, os bracarenses esmagaram a Estrela da Amadora com uma mão cheia de golos sem resposta. Uma boa prestação da equipa da casa, mostra que a equipa está em fase de progressão não apenas em provas europeias, mas também para consumo interno. Três pontos justos e bem regados com festejos de golos. Ainda assim, continua em oitavo lugar, abaixo do rival desta jornada.


Confira aqui a classificação detalhada.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O FUTEBOL LÁ FORA





GUILHERME BRAZ



E ao fim de mais de quatro anos e meio... O Chelsea voltou a perder em Stamford Bridge para a Premier League. Numa série de 86 jogos em que passaram invictos Ranieri, Mourinho, Avraam Grant e Scolari, o último pôs fim à marca, após derrota com o Liverpool. Na Itália tudo mais equilibrado após empate do Inter e na França já se fala em crise no Lyon. A equipa já não ganha para o "Championnat" há três jogos consecutivos. Em Espanha, Simão brilhou mais do qualquer outro português na europa. Dois golos e duas assistências no fantástico Atl.Madrid vs Villareal, que acabou com quatro golos para cada emblema. Aqui fica o resumo dos campeonatos do "velho continente".

Liga Inglesa

No jogo grande da "Premier League", o Chelsea disputava a liderança isolada do campeonato com o Liverpool, e a vitória sorriu aos "reds". Um golo solitário de Xabi Alonso, aos dez minutos da 1ª parte, bastou para que os homens de Rafa Benitéz levassem de vencida "Big Phil" que incluiu Deco, Carvalho e Bosingwa no onze dos "blues". O Liverpool lidera isolado a liga de "Barclays", com 23 pontos, mais três que o Chelsea...e do que o Hull City. Fantástico campeonato para os recém-promovidos do Hull que levaram de vencida o Wigan, com três golos sem resposta. Quem perdeu uma boa oportunidade para se aproximar do Chelsea foi o Manchester United. A equipa de Sir Alex Ferguson esteve a vencer o Everton por um a zero com um golo de Fletcher. O jogo parecia controlado mas os "red devils" complicaram-no, e Fellaini, aos 64 minutos fez o golo do empates para a equipa de Liverpool. Já o Arsenal não facilitou e venceu fora o West Ham por 0-2. Faubert marcou na própria baliza e o inevitável Adebayor matou o jogo, já para lá dos 90 minutos. O Tottenham, já sem Juande Ramos no comando técnico, logrou por fim vencer na Premier League (2-0 com golos de Pavlyuchenko e Bent). Uma última palavra para Robinho que continua a calar as críticas que diziam que o "City" seria um passo atrás na sua carreira. 58 minutos bastaram para o génio paulista fazer o que não havia alcançado em Madrid: o seu primeiro "hat-trick".

Veja os resultados da liga inglesa aqui


Liga Italiana

No Calcio, tudo mais equilibrado. O Inter cedeu pontos, e os principais rivais não perderam a oportunidade de se aproximar de "il speciale". O "Internazionale" não foi além de um empate a zero com a Génova, cada vez mais uma certeza na Serie A. Milan e Juventus nãos se fizeram rogados e aproveitaram o deslize "nerazurri" para se aproximarem da liderança do campeonato, com ambos a venceram por um golo sem resposta o Atalanta (golo de Kaka) e o Torino (golo de Amauri), respectivamente. Num jogo muito "celeste" o Nápoles foi ao Olimpico de Roma vencer a Lazio pela margem mínima, com golo de Siviglia. De resto foi uma jornada negativa para os romanos já que o AS Roma, depois da goleada caseira ante o Inter, foi surpreendida pelo agora líder Udinese. 3-1 foi o resultado. A Serie A está ao rubro com os primeiros cinco emblemas a distarem apenas em um ponto entre si.

Veja os resultados da liga italiana aqui


Liga Espanhola

Na "Liga BBVA" houve golos para dar e vender nos jogos dos principais candidatos ao título. O Real Madrid sofreu mais do que esperava ante o Atlético de Bilbau. Os madrilenos estiveram a vencer por 2-0 com golos de Sneyder e Higuaín, mas permitiram o empate aos bascos. Valeu, já na segunda parte, Gonzalo Higuaín que voltou a marcar (primeiro "doble" de El Picita) e deu a vitória aos "blancos". Bem mais tranquila foi a recepção do Barça ao Almería. Em Camp Nou, os "blaugrana" continuam a provar que são, realmente "més que un club". 5-0 foi o resultado final, fixado na primeira metade do encontro. Eto'o foi o "herói" da partida, ao assinar três dos cinco tentos do "Barça". Henry e Dani Alves encarregaram-se de marcar os restantes golos do encontro. Mas o nosso destaque em "la liga" vai para o Simão Sabrosa. Depois de golos ante Real Madrid e Liverpool, a o ex-jogador do Benfica voltou a encantar em Espanha. Desta feita, frente ao Villarreal, Simão marcou dois golos de belo efeito, e ainda fez a assistência para os golos de Forlán e Raul García. Deveria chegar para vencer a partida, mas não chegou, muito por culpa de Bañega que foi infantilmente expulso aos 36 minutos. 4-4 foi o resultado final, num jogo "impróprio para cardíacos". O Valência, que tão bem tem estado na liga espanhola, não além de um empate frente ao Recreativo. A equipa de Huelva esteve a vencer até perto do final da partida, mas o inevitável David Villa voltou a marcar, garantindo um ponto para o clube "ché". Fantástico este início de época de "El Guaje", com nove golos em oito partidas realizadas.

Veja os resultados da liga espanhola aqui


Liga Alemã

O destaque desta jornada da "Bundesliga" vai para a fantástica vitória do Hoffenheim contra o Hamburgo. Os recém promovidos "despacharam" a equipa de Hamburgo, com destaque para Edu que bisou, e também para Ibisevic, que se isolou na liderança dos goleadores da "bundesliga", com dez tentos na sua conta pessoal. Quem dá sinais de recuperação é o Bayern Munique. Os "bávaros" voltaram a vencer para a liga alemã, desta feita ante o Wolfsburgo de Ricardo Costa e Diego Benaglio. 4-2 foi o resultado, num jogo mais complicado do que o resultado aparenta. A equipa do Bayern esteve a perder por duas bolas a zero. Hugo Almeida parece estar "revitalizado" na equipa do Werder Bremen. Começou por perder a titularidade para Rosenberg e Pizarro, mas, e após o golo marcado ao Panathinaikos, voltou a merecer, e bem, a confiança do técnico do Bremen. O português marcou o único tento de Werder Bremen, no empate a uma bola contra o Hannover 96.

Veja os resultados da liga alemã aqui


Liga Francesa

Na "Ligue 1", é oficial: o Lyon está em crise. Os heptacampeões somaram apenas dois pontos, em nove possíveis nas três últimas jornadas. A equipa do "Lyonnais", órfã da inspiração de Benzema, não foi além de um empate a zero, ante o Auxerre. Quem podia aproveitar para liderar o "championnat" era o Olympique de Marseille, mas estes fraquejaram perante o poderio de PSG, que está a ganhar forças na liga gaulesa. 2-4 foi o resultado favorável aos parisienses, que os deixam mais próximo do primeiro lugar. Uma última palavra para a equipa-sensação do Le Mans. O antigo emblema continua a surpreender na "Ligue 1" e logrou empatar no recinto do sempre difícil Rennes. 2-2 foi o resultado que deixa ambas as equipas no primeiro terço da tabela classificativa.

Veja os resultados da liga francesa aqui

domingo, 26 de outubro de 2008

MAIS UMA VEZ A MATA REAL





ANDRÉ MATOS LEITE


O Sporting empatou a zero na Mata Real, num jogo tradicionalmente difícil. Os “leões” perderam a hipótese de ultrapassar o Porto e deixaram escapar o Benfica.

Já na primeira parte se viu uma partida sempre equilibrada, mas também bastante dura, com o Paços de Ferreira e o Sporting a trocarem entre si ataques, embora com dificuldade em convertê-los em ocasiões de golo. O momento de maior destaque surgiu ao minuto 31. Postiga rematou para a defesa de Cássio e Liedson na recarga coloca a bola no fundo da baliza pacense. No entanto, Olegário Benquerença já havia apitado pois o avançado leonino estava em fora-de-jogo.

Com a chegada da segunda metade chegou, também, um novo Sporting que demonstrou vontade de conseguir a vitória, mas este “leão” novo não durou muito. O Paços de Ferreira estava decidido a pontuar em casa e rapidamente reequilibrou a partida. Apesar disso viram-se mais oportunidades de golo do que nos primeiros 45 minutos, sendo que ora por falta de pontaria, ora por intervenção dos respectivos guardiões, nenhuma das equipas conseguia marcar. Nos minutos finais ambas as balizas se viram muito atacadas, mas nenhuma viu a igualdade ser desfeita. Nota ainda para a saída de Tonel por lesão, aos 72 minutos.

FICHA DE JOGO

LIGA SAGRES - 6.ª JORNADA
Estádio da Mata Real, Paços de Ferreira
Hora: 21:00
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)


P. FERREIRA: Cássio; Ricardo, Ozeia, Kiko e Kelly; Paulo Sousa, Filipe Anunciação e Rui Miguel; Edson, William e Cristiano. Suplentes: Bruno Conceição, Chico Silva, Pedrinha, Leandro Tatu, Prieto, Dedé e GuedesTreinador: Paulo Sérgio

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Grimi; Rochemback, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Postiga e LiedsonSuplentes: Tiago, Daniel Carriço, Pedro Silva, Adrien Silva, Derlei, Tiuí e PereirinhaTreinador: Paulo Bento


Fontes

LIGA SAGRES: BENFICA SOBE NA TABELA


O BENFICA DERROTOU, ESTA NOITE, A NAVAL POR 2-1. NUM JOGO INTENSO, CARDOZO ACABOU POR DECIDIR A PARTIDA, PERTO DO FINAL. COM ESTE RESULTADO, O BENFICA ULTRAPASSA O PORTO E SOBE AO TERCEIRO LUGAR.


PEDRO ROCHA


O Benfica venceu a Naval por 2-1. Numa partida muito bem disputada, os comandados de Quique Flores conseguiram o golo da vitória já perto do final por intermédio de Cardozo, que entrou no decorrer da segunda parte. A Naval fez um jogo agradável e só não conseguiu pontar devido a dois erros defensivos.

Quique mudou mais uma vez o seu onze. A defesa manteve-se intacta, mas do meio-campo de Berlim só Reyes ficou, Yebda, C. Martins e R. Amorim regressaram ao onze. No ataque, Suazo juntou-se N. Gomes, Cardozo ficou no banco. Ulisses Morais utilizou o esperado 4-3-3 com Marcelinho sozinho na faixa central do ataque.

O jogo começou a ritmo interessante com Peizer a negar o golo aos encarnados em tentativas de Reyes e Suazo. A Naval respondeu num lance rápido de contra-ataque em que Marcelinho isolado na cara de Quim não conseguiu acertar na baliza benfiquista. A partir dos trinta minutos, o jogo ficou mais faltoso e o ritmo baixo.

No segundo tempo, a Naval melhorou muito o seu jogo e causou vários calafrios à defesa encarnada. O Benfica não criou tanto perigo, excepção a uma falha de N. Gomes após cruzamento de Maxi Pereira. Pese um maior equilíbrio o Benfica acabou mesmo por marcar aos 70 minutos por Luisão após livre de Reyes. O jogo parecia feito mas a Naval não baixou os braços e conseguiu colocar em perigo a defensiva benfiquista. Num bom lance pela direita, Michel cruza para o toque de Carlitos e a finalização de Marcelinho. Dez minutos depois do golo encarnado, a Naval chegava ao empate.

Com pouco tempo para jogar acreditou-se em novo empate para Quique. Aí surgiu Cardozo. O paraguaio que rendera Suazo fez um belo golo de cabeça após cruzamento de Jorge Ribeiro e deu a vitória ao Benfica.

Com este triunfo, o Benfica soma agora 12 pontos e subiu ao terceiro posto ultrapassando o Porto e aproximando-se de Nacional e Leixões que lideram a tabela com 13 pontos. A Naval mantém-se a meio da tabela com oito pontos.

Ficha do jogo:

Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa

Árbitro: Rui Costa (AF Porto)

Benfica – Quim; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Ruben Amorim (Di Maria, 54 m), Carlos Martins, Yebda (Katsouranis, 67 m) e Reyes; Suazo (Cardozo, 65 m) e Nuno Gomes.

Suplentes não utilizados: Moreira, Léo, Binya e Makukula.

Naval – Peiser; Carlitos, Paulão, Diego (Fabrício Lopes, 66 m) e Dudu; Alex, Lazaroni e Baradji; Davide (Marinho, 57 m), Marcelinho e Bolívia (Michel, 75 m).

Suplentes não utilizados: Jorge Baptista, Godemeche, Saulo e Real.

Disciplina: cartão amarelo a Dudu (60 m) e Carlitos (72 m).

Marcador: 1-0 por Luisão (70 m); 1-1 por Marcelinho (81 m); 2-1 por Cardozo (85 m).


sábado, 25 de outubro de 2008

LIGA SAGRES: MATOSINHOS NA LIDERANÇA DEIXA PORTO Á BEIRA DA IMPLOSÃO



UMA DOSE EQUITATIVA DE MÉRITO E ASTÚCIA LEIXONENSE ASSIM COMO DEMÉRITO E FALTA DE ENTROSAMENTO DOS «AZUIS-E-BRANCOS». "BÉBÉS" DO MAR PROVOCAM ESCÂNDALO NO DRAGÃO E LIDERAM A TABELA CLASSIFICATIVA.




JOSÉ PEDRO PINTO




O Leixões venceu, esta noite, de forma sensacional, o F.C. Porto no Estádio do Dragão, por 2-3. Na terceira partida da 6ª Jornada, a equipa de José Mota derrotou o «dragão» de Jesualdo Ferreira, após 90' de bom futebol, em que o Leixões teve no aproveitar o ganho e em que o F.C. Porto demonstrou estar ainda algo afectado com a escorregadela de meio da semana, frente ao D. Kiev.

Uma 1ª Parte atípica foi o que se verificou no Dragão. O F.C. Porto entrou em campo com Hulk no «11» inicial e um esquema táctico diferente (4x4x2 em vez do habitual 4x3x3). A indefinição de lugares no meio-campo portista, decorrente dessa variante táctica, a somar à falta de concentração evidenciada, permitiu ao Leixões madrugar e inaugurar o marcador logo aos 3', quando Bruno China correspondeu da melhor maneira a um canto cobrado por Diogo Valente e facturou com a defesa «azul-e-branca» a falhar de forma colectiva. O «dragão» tentou, desde logo, responder à letra, de forma tímida, mas a estratégia dos matosinhenses não permitia também grandes investidas ofensivas ao adversário. Com um F.C. Porto alheado da partida, o Leixões aproveitava para apostar em rápidos contra-ataques e na manutenção da posse de bola para enervar e tentar chegar ao segundo golo. Isso mesmo viria a acontecer ao minuto 29': nova falha defensiva dos «azuis-e-brancos» e Braga a não dar hipóteses a Nuno, solto na grande-área, fazendo o 0-2. O F.C. Porto precisava de marcar ainda antes do fim da 1ª Metade e uma grande penalidade de Joel sobre Hulk deu a oportunidade a Lucho González para colocar o score em 1-2 (36').

No reatamento da partida, Jesualdo colocou "a carne toda no assador": ainda antes do intervalo, tinha trocado Lino por Candeias, fazendo deslocar Tomás Costa para lateral-esquerdo, e a mentalidade da equipa, à entrada para a 2ª Parte, vinha completamente alterada. A vontade na busca pelo golo foi maior - embora sem a calma necessária -, as oportunidades começaram a suceder-se contra um Leixões que recuou as suas linhas e que tentou suster os ataques constantes do adversário. Contudo, aos 60', Lisandro haveria de empatar o jogo a dois golos, depois de ultrapassar Joel e de bater Beto e a possibilidade de cambalhota no marcador começava a pairar. Nada mais errado: a equipa de José Mota continuava a saber aproveitar os espaços dados em demasia pelos laterais portistas "improvisados" (Tommy à direita; Mariano à esquerda) e Zé Manuel viu ser-lhe anulado um golo por fora-de-jogo mal assinalado pelo auxiliar de Paulo Baptista. Mesmo assim, os «bebés» do Mar haveriam de sentenciar o jogo ao minuto 79', quando Braga, de novo, apontou um golaço com um remate forte a mais de 25 metros da baliza de Nuno. O «dragão» gelava de novo e não conseguiria sequer empatar o jogo.

Com esta vitória em casa do campeão nacional, o Leixões ocupa, à condição, a primeira posição da Liga Sagres com mais dois pontos que o F.C. Porto. A turma «azul-e-branca» estreou-se a perder no campeonato, sofreu os primeiros golos em casa na presente temporada e fecha, em crise, uma semana complicada.




FICHA DE JOGO


LIGA SAGRES - 6.ª JORNADA
F.C. PORTO-LEIXÕES
Estádio do Dragão, Porto
Hora: 21:00
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)


F.C. PORTO: Nuno Espírito Santo; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando e Lino; Raul Meireles, Tomás Costa e Lucho González; Hulk, Cristian Rodríguez e Lisandro López.
Suplentes: Ventura, Pedro Emanuel, Guarín, Fernando, Candeias, Mariano González e Farías.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

LEIXÕES: Beto; Vasco Fernandes, Elvis, Joel e Laranjeiro; Roberto Sousa, Bruno China e Hugo Morais; Braga, Marques e Diogo Valente.
Suplentes: Berger, Rúben, Sandro, Diogo Luís, Nwoko, Zé Manuel e Roberto.
Treinador: José Mota.


EDITORIAL


A SAGA DE «BIG PHIL» CONTINUA



Toda a Inglaterra parou e pensou duas vezes quando Peter Kenyon, Director-Geral para o futebol do Chelsea, apresentou Luiz Felipe Scolari como o novo treinador dos «blues». Estão agora rendidos a um manager que lidera a Premier League, que despacha equipas, semana a semana, por números expressivos e que não se coíbe de continuar a debitar o mesmo discurso que tinha enquanto seleccionador nacional português. Sabem que mais? Resulta.




Quando, em pleno Euro 2008, se deu conta da saída de Luiz Felipe Scolari da Selecção nacional portuguesa rumo a Londres e a Stamford Bridge, a grande maioria dos portugueses que ainda se interessam pelo futebol pensaram, de imediato: “Felipão” não vai ter tanto sucesso numa realidade clubística como teve nas passagens pelas equipas nacionais do Brasil e de Portugal. Havia um sentimento generalizado de cepticismo, em que se duvidava do sucesso dos métodos de Scolari adaptados à competitividade do meio em Inglaterra. Fossem eles jornalistas (connosco incluídos), comentadores ou simples adeptos que folheiam os jornais desportivos diariamente.

Nada mais errado: Scolari entrou com o pé direito no seu novo projecto, mantendo a mesma filosofia de treino, com uma grande vertente social apoiada na coesão de alguns factores como o grupo e o estilo de jogo. Dá espectáculo com um orçamento milionário, tem tido resultados deveras apelativos e lá vai dando (muitos) pontapés na língua inglesa. «Big Phil» ou «Felipão», como lhe queiram chamar, continua a dar cartas.

Os portugueses não foram os únicos a duvidar da capacidade de um treinador tão peculiar. Toda a Inglaterra parou e pensou duas vezes quando Peter Kenyon, Director-Geral para o futebol do Chelsea, apresentou Luiz Felipe Scolari como o novo treinador dos «blues». Estão agora rendidos a um manager que lidera a Premier League, que despacha equipas, semana a semana, por números expressivos e que não se coíbe de continuar a debitar o mesmo discurso que tinha enquanto seleccionador nacional português. Sabem que mais? Resulta.

Que dizer também do contingente português no seu plantel? Intermediário (in)directo – disso já ninguém tem dúvidas – nas aquisições fuclrais de Bosingwa e Deco e na manutenção de Ricardo Carvalho, Scolari tem o seu futebol assente na rapidez do lateral-direito, na magia da visão de um jogador que não se encaixava na Catalunha e na inteligência táctica de um dos melhores defesas do mundo. A juntar a isto, o pulmão de Lampard, a liderança de Terry e a finalização explosiva de Anelka ajudam a perceber porque razão o bolo do técnico brasileiro não se desfaz.

«Felipão» afirmou, nos últimos dias, que esta semana seria a mais importante dos últimos tempos para a sua equipa. Confrontos com Roma, para a Liga dos Campeões, e com Liverpool, na disputa da liderança do campeonato inglês, apareciam num momento crucial para a turma londrina. A meio da semana, os italianos saíram derrotados de Stamford Bridge. Daqui a poucas horas, o senhor que se segue é “Rafa” Benítez. Aceitam-se apostas para o desfecho.



sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CANEIRA ESTÁ DE VOLTA



ANDRÉ MATOS LEITE

Com o embate com o Paços de Ferreira à vista, o Sporting recebeu boas notícias: Marco Caneira, defesa que tem estado fora das opções de Paulo Bento devido a lesão, foi considerado apto e integrou o treino de hoje dos "leões".

Foi o primeiro treino da época em que o técnico leonino teve todo o plantel à sua disposição, com Vukcevic e Izmailov também a 100% (o montenegrino não viajou para a Ucrânia por apresentar fadiga muscular enquanto que o russo saiu lesionado contra o Shakhtar Donetsk).

O Sporting enfrenta o Paços de Ferreira pelas 21 horas de Domingo, na Mata Real.



Fontes

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...




PROBLEMA PORTUGUÊS



Bem, para as restantes (qualificações), as «quinas» sofreram e muito para se qualificarem. A comunicação social, após o apuramento para o Euro 2008, chegou mesmo a questionar o técnico brasileiro como se a qualificação não tivesse sido atingida.




ANDRÉ MATOS LEITE




No último mês, a comunicação social e os adeptos têm protestado, em uníssono, contra a presença de Carlos Queiroz na selecção nacional. Depois de um início prometedor, a equipa das quinas perdeu pontos em três jogos (sete no total) e os lusitanos sentem a qualificação em risco. E agora pergunto-me: será isso razão para tanto criticarmos o novo seleccionador nacional?

Já nos “três grandes” é a mesma coisa. Chega um treinador novo, ganha o primeiro jogo: “Temos o melhor!!!”. O problema é que na jornada seguinte perde e aí... “Não vale nada, nunca gostei dele, é mandá-lo já de volta...” seguido de impropérios que não posso nem vou reproduzir. Existe maior erro?

Scolari saiu para o Chelsea e agora, com Queiroz ao leme da selecção, os portugueses choram de saudades do “Felipão”. Claro está que, como bons lusitanos que somos, temos memória curta quando tal interessa! Na era Scolari, Portugal passou por três competições: para a primeira, o ex-seleccionador nacional não precisou de se qualificar, mas para as restantes... bem, para as restantes as quinas sofreram e muito para se qualificarem. A comunicação social, após o apuramento para o Euro 2008, chegou mesmo a questionar o técnico brasileiro como se a qualificação não tivesse sido atingida.

No último Portugal – Albânia, os comentadores de uma certa televisão privada pareciam apoiar os adversários da formação lusa; logo após a derrota frente à Dinamarca, em que Portugal até jogou bastante bem, os jogadores e o seleccionador passaram de heróis a piores profissionais do desporto-rei do mundo. Que motivação têm, então, os atletas que tão acarinhados são nos respectívos clubes? Como pode o seleccionador fazer o seu trabalho? Já vi, por exemplo, Cristiano Ronaldo fazer três maus jogos seguidos pelo Manchester United sem que nunca os adeptos cessassem o seu fervoroso apoio. Chega de dizer mal! Chega de criticar!

Queiroz é um bom técnico, os jogadores são atletas exemplares! É preciso apoiá-los até ao fim. Se quiserem assobiar e dizer mal façam-no, mas façam-no apenas no final se a Selecção falhar. É preciso apoiar até ao fim e se depois do fim continuar a apetecer assobiar, bem... depois do fim sempre é menos mal.



quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TAÇA UEFA: BRAGA DE NÍVEL EUROPEU VENCE PORTSMOUTH COM GOLEADA



PATRÍCIA MARTINS


O Braga venceu esta noite por 3-0 o Portsmouth. Em sua casa, os bracarenses deram espectáculo no primeiro jogo da fase de grupos da Taça UEFA e mostraram-se os justos vencedores do encontro.

Os portugueses entraram em força no jogo, a marcar posição, e logo aos sete minutos colocaram-se em vantagem. Na sequência de um livre, Luís Aguiar remata em força, bem no ângulo da baliza e faz um bonito golo. Os adeptos nas bancadas do estádio AXA explodem de euforia!

Os ingleses ainda tentaram reagir, mas sem conseguir ultrapassar a eficaz barreira defensiva montada por Jorge Jesus. Bolas cruzadas bem altas eram a táctica ofensiva do Portsmouth mas não conseguiram ser mais eficazes do que Eduardo, sempre muito seguro no seu papel.

Com o intervalo ainda estava tudo em aberto. A segunda parte prometia a continuidade de um bom jogo. Logo aos 46 minutos o Braga despejou um balde de água fria sobre o ímpeto dos cerca de dois mil adeptos ingleses que se deslocaram a Portugal. Numa jogada que começou em Vandinho e intercalou com Luís Aguiar e Meyong até chegar a Rentería. O jogador colombiano ultrapassa Sol Campbell e chuta para o fundo dar redes adversárias. Estava feito o 2-0.

A equipa inglesa ainda tentou reagir e apostar o tudo por tudo, mas sem grandes resultados. Os bracarenses continuavam a defender bem e com a calma trazida pela vantagem alargada ainda conseguiram criar alguns contra-ataques.

Já depois do minuto 90 a contagem do marcador é fechada em 3-0. Paulo César remata cruzado, o defesa inglês desvia e faz a bola embater contra o poste. Alan não perdoa e na recarga faz o golo. O Braga consegue pela primeira vez na sua história vencer um adversário de terras de sua majestade.

Mais uma vez ficou patente a existência de uma diferença clara no Sporting de Braga para consumo interno e o de nível europeu. Enquanto na Liga Sagres está muito abaixo do esperado na classificação, na Taça UEFA faz desfilar bom futebol, entusiasmo e segurança. Para ver e esperar por mais.

UEFA: BENFICA EMPATA NA ALEMANHA


O BENFICA EMPATOU, ESTA NOITE, FRENTE AO HERTHA. EM BERLIM, OS ENCARNADOS ATÉ MARCARAM PRIMEIRO MAS PERMITIRAM O EMPATE. O EMPATE É JUSTO E PREMEIA A PERSISTÊNCIA ALEMÃ.


PEDRO ROCHA



Esteve perto mas ainda não foi desta. Os encarnados marcaram primeiro por Di María ao qual Pantelic respondeu com o empate alemão. A equipa de Quique entrou muito bem na partida e logo aos quatro minutos Nuno Gomes podia ter colocado o Benfica na frente, num remate desviado que passou muito perto do poste. Com o passar dos minutos, o Benfica perdeu fulgor ofensivo. Com Binya no lugar de Yebda (lesionado no aquecimento), sem C. Martins e R. Amorim, as águias perderam o controlo a meio-campo. Katsouranis e Binya com pouca vocação ofensiva, Di María e Reyes demasiado sozinhos nas alas. Os alemães - com Nicu e Voronin em bom plano - conseguiram subir de rendimento e criaram algumas situações de perigo para Quim. Voronin obrigou mesmo o guardião português a duas defesas de grande nível antes do intervalo.

Na segunda parte, o Benfica apareceu melhor e mais confiante. Aos cinquenta minutos, Suazo (rendeu Cardozo ao intervalo) iniciou a jogada do golo encarnado, passe de N. Gomes e golo de Di María. O argentino apontou o segundo golo pelos benfiquistas e ambos em território alemão (o primeiro foi frente ao Nuremberga). O Hertha não acusou o golo sofrido e partiu para o ataque. Os encarnados recuaram no terreno e passaram por momentos complicados. Aos 73 minutos, após um ressalto na área, Pantelic desfere um remate, sem hipóteses para Quim. Até ao fim, o ataque alemão criou mais algumas oportunidades mas sem conseguir o golo. C. Martins também podia ter marcado para o Benfica mas o remate saiu por cima da trave.

Empate justo e um ponto conquistado fora pelos encarnados. No outro jogo do grupo B, o Galatasaray, com Meira a titular, derrotou o Olympiakos por 1-0. A equipa turca é o próximo adversário do Benfica, dia 6 de Novembro, no Estádio da Luz.


Ficha de jogo:

Estádio Olímpico de Berlim
Árbitro: Paul Allaerts (Bélgica)

Hertha Berlim: Drobny; Chahed, Friedrich (Kaká, 53 m), Simunic e Stein (Pantelic, 66 m); Darbai (Kacar, ao intervalo), Santos, Lustenberger e Nicu; Raffael e Voronin.
Suplentes: Gang, Dormovchiyski, Bigalke e Fardi.
Treinador: Lucien Favre

Benfica: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Binya, Katsouranis (Carlos Martins, 65 m), Reyes (Urreta, 73 m) e Di María; Nuno Gomes e Cardozo (Suazo, ao intervalo).
Suplentes: Moreira, Miguel Vítor, Léo e Balboa.
Treinador: Quique Flores

Disciplina: Cartões amarelos para Di María (51 m), Kacar (58),
Golos: Di María (50 m) e Pantelic (73 m).
Ao intervalo: 0-0.




quarta-feira, 22 de outubro de 2008

LIGA DOS CAMPEÕES: SPORTING QUEBRA "GELO" UCRANIANO



E A SEGUNDA FASE DA LIGA MILIONÁRIA AQUI TÃO PERTO. O SPORTING VENCEU HOJE O SHAKHTAR, EM DONETSK, POR UMA BOLA A ZERO. NUM JOGO EM QUE O RESULTADO FOI MELHOR DO QUE A EXIBIÇÃO, O "LEVEZINHO" VOLTOU A RESOLVER. AGORA BASTA UMA VITÓRIA EM ALVALADE PARA OS "LEÕES" GARANTIREM A PRESENÇA NOS OITAVOS-DE-FINAL DA "CHAMPIONS".



GUILHERME BRAZ



O Sporting venceu esta noite, no Olympiskyi, a equipa do Shakhtar Donetsk por 0-1. O golo solitário de Liedson deixa os pupilos de Paulo Bento no 2º lugar do grupo C, com seis pontos. Seguem-se-lhe a equipa ucraniana, com 3 pontos, e o Basileia, que ainda não pontuou. O grupo é liderado pelo Barcelona, com nove pontos.


Os leões apresentaram-se na Ucrânia com uma grande novidade no onze: Miguel Veloso ocupou a posição de lateral esquerdo, relegando Grimi para o banco de suplentes. Liedson repetiu a titularidade do jogo de Leiria, ladeado por Derlei na frente de ataque. No Shakhtar, poucas surpresas, apenas William que se ficou pelo banco de suplentes.


Pouco há para contar da primeira parte. Jogou-se a ritmo lento, ao ritmo que o Shakhtar quis impor. De facto, o Sporting não existiu na primeira parte, excepção feita ao livre de Rochemback, que passou perto da baliza de Pyatov. Romagnoli foi uma sombra de si próprio e espelhou a inoperância do meio-campo leonino, que deixou órfãos Liedson e Derlei na frente de ataque. O Shakhtar também não teve grandes oportunidades, mas ficam na retina os remates de Moreno, aos três minutos, um livre de Srna aos 8' e um cabeceamento de Brandão aos 23' que Polga afastou facilmente sobre a linha de golo. Ambas as equipas foram para o balneário com a necessidade de fazer algo mais para conquistar os três pontos.


Na segunda parte, as equipas entraram, como seria de esperar, mais afoitas e expeditas, na busca do golo. Primeiro Brandão cabeceou perto aos 46' e, cinco minutos volvidos, foi Liedson a cabecear a rasar, naquela que foi a primeira jogada "com pés e cabeça" dos verde-e-brancos. O ritmo continuou elevado até aos sessenta minutos, com duas grandes oportunidades para o Shakhtar. Aos 54' um remate de Jadson é desviado por Polga e proporciona grande defesa a Patrício; quatro minutos depois, a melhor oportunidade para os ucranianos. Srna passa facilmente sobre Veloso e faz um cruzamento venenoso que passa por toda a área leonina, sem que ninguém toque no esférico. Foi a melhor fase do Shakhtar, que atacou quase sempre pela direita, aproveitando a quebra física de Veloso. Valeu a disponibilidade de Izmailov e a grande exibição dos centrais do Sporting ( a par de Patrício e de Liedson, os melhores em campo). O Sporting só começou a melhorar o nível exibicional após as substituições. O "eclipse" Romagnoli deu lugar a um fresco Pereirinha, e Grimi veio fechar a lateral esquerda, com Veloso a subir para interior-esquerdo. E aos 76' o momento do jogo: o golo de Liedson. Na sequência de um livre indirecto cobrado por Rochemback, a bola sobra para Derlei que, com um passe magistral de calcanhar, deixa Liedson na cara de Pyatov, e o Levezinho não perdoou. Golo especial para o "31" que se tornou o melhor marcador de sempre do Sporting nas competições europeias, com 19 tentos. A partir do golo, o Sporting demonstrou algum "estofo europeu", controlou melhor as operações, impedindo mesmo o Shakhtar de chegar com perigo às redes de Rui Patrício. Postiga viria a substituir um desgastadíssimo Derlei, aos 87'. O internacional português foi importante a segurar a bola, ajudando os leões a conquistar três preciosos pontos, na corrida "milionária" da Liga dos Campeões.


Com 6 pontos, os leões estão com um pé na próxima fase da Liga dos Campeões. O Sporting pode garantir a passagem aos oitavos-de-final da "Champions" se ganhar em Alvalade...ao Shakhtar Donetsk.




Ficha de Jogo:

Estádio: RSK Olympiskiy, em Donetsk

Hora: 19:45

Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)


SHAKHTAR DONETSK: Pyatov, Srna, Kucher, Chygrynsky e Rat; Hubschman, Duljaj, Jadson e Fernandinho; Moreno e Brandão

Suplentes: Khudzhamov, Seleznov, Lewandowski, Gai (83'), Gladky (72'), Willian (72') e Ischenko

Treinador: Mircea Lucescu


SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Miguel Veloso; Moutinho, Rochemback, Romagnoli e Izmailov; Liedson e Derlei

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Daniel Carriço, Grimi (73'), Yannick Djaló, Postiga (87') e Pereirinha (67')

Treinador: Paulo Bento




TAÇA DE PORTUGAL: SPORTING-F.C. PORTO NA 4ª ELIMINATÓRIA



UM CLÁSSICO DO FUTEBOL PORTUGUÊS LOGO NAS PRIMEIRAS ELIMINATÓRIAS DA COMPETIÇÃO É O GRANDE DESTAQUE DO SORTEIO DESTA MANHÃ.




JOSÉ PEDRO PINTO




A 4ª Eliminatória da Taça de Portugal já reserva um clássico português e coloca frente-a-frente mais equipas da Liga Portuguesa. O sorteio que se realizou esta manhã na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa, determinou um Sporting-F.C. Porto logo nesta eliminatória, mas coloca também frente-a-frente equipas da Liga Portuguesa.


Para além do «derby» que se disputará em Alvalade, o S.L. Benfica volta a jogar em casa, defrontando o Desp. Aves (Liga de Honra), o Boavista recebe o Vit. Guimarães, e o Sp. Braga desloca-se à Choupana para alinhar contra o Nacional da Madeira. Naval-Belenenses e Académica-Est. Amadora são as outras partidas entre primodivisionários, sendo que o Paços de Ferreira se desloca a Arouca, ao reduto de um dos «tomba-gigantes» da 3ª Eliminatória.


Confira, então, o quadro completo de jogos da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal, a disputar no fim-de-semana de 9 de Novembro:



Boavista - Vitória de Guimarães
Olivais e Moscavide - Beira-Mar
Arouca - Paços de Ferreira
Portimonense - Varzim
Nacional - Braga
Benfica - Aves
Vencedor jogo Nº. 101 03 001 a) - União da Madeira
Vizela - Esmoriz
Gondomar - Trofense
Naval - Belenenses
Sporting - FC Porto
Leixões - Santana
Cinfães - Fátima
Valdevez - Gil Vicente
Académica - Estrela da Amadora
Vencedor jogo Nº. 101 03 022 b) - Vitória de Setúbal


(a)1ª.Eliminatória – Jogo nº.101 01 038 – Lusitano GC / Fiães SC – Protestado2ª.Eliminatória – Jogo nº.101 02 011 – CD Santa Clara / Vencedor jogo nº.101 01 0383ª.Eliminatória – Jogo nº.101 03 001 – Vencedor jogo nº.101 02 011 / SC Freamunde
(b)2ª. Eliminatória - Jogo nº.101 02 043 - GD Peniche / GD Sourense (29 de Outubro)3ª. Eliminatória - Jogo nº 101 03 022 - Vencedor jogo nº 101 02 043 / Torre Moncorvo.



terça-feira, 21 de outubro de 2008

LIGA DOS CAMPEÕES: F.C. PORTO DERROTADO PELO DINAMO DE KIEV FICA EM POSIÇÃO COMPLICADA


PATRÍCIA MARTINS


Os dragões perderam o jogo desta noite, da terceira jornada do Grupo D, diante do Dínamo de Kiev por 1-0. Este resultado deixa a equipa de Jesualdo Ferreira numa posição delicada para alcançar a próxima fase de competição na Liga dos Campeões.

Foi um Porto bastante debilitado aquele que iniciou o jogo no estádio do Dragão. Com muitos jogadores a recuperar ainda de lesões e mudanças consecutivas no onze. Contudo, nada justifica a aparente falta de garra. Demasiado lentos.

Esta postura, perante um Dínamo que embora soubesse a sua posição de visitante não se acobardou e mostrou ter feito o trabalho de casa, valeu-lhe o golo sofrido, aos 27 minutos. Na sequência de um livre Olexandr Aliyev remata e com a bola a ganhar algum efeito escapa por entre as mãos de Nuno Espírito Santo.

Na segunda metade Jesualdo apostou forte e trocou Fernando pelo avançado Hulk. Era a vontade de vencer a reaquecer o Dragão. Embora a posse de bola tenha aumentado para os portistas e as oportunidades tenham sucedido lá mais para o final, foi notória uma falta de calma e organização necessária para dar a volta ao resultado. Apesar de alguma falta de sorte do F.C. Porto sobretudo nos minutos finais, há que dar mérito também ao Dínamo de Kiev que sai do Dragão com os três pontos após 90 minutos de boa postura.

Recorde-se que a última derrota dos dragões em sua casa para a champions foi há 3 anos, diante do Artmedia. Com este resultado a passagem aos oitavos de final fica comprometida… mas não impossível.

TIUÍ E RONNY CONVOCADOS… PARA A INTERCALAR




ANDRÉ MATOS LEITE


Já se sabe a lista de convocados do Sporting para a Liga Intercalar. São 18 os escolhidos do treinador dos juniores leoninos, José Lima: 16 juniores, Rodrigo Tiuí e Ronny.

Os dois seniores não têm sido utilizados por Paulo Bento e vão aproveitar a competição em que os “leões” se estreiam para mostrarem serviço.

O jogo realiza-se amanhã, frente ao Mafra, às 15 horas.


Lista de Convocados

Guarda-redes: Victor Golas e Ruben Luís

Defesas: Michael Santos, Nuno Reis, Pedro Mendes, Ricardo Alves, Ronny e Romário Silva

Médios: André Martins, Cédric Soares, Diogo Amado, Diogo Rosado, Rabiu Ibrahim, Renato Neto e Gregory Garza

Avançados: Amido Baldé, Renato Santos e Rodrigo Tiuí


Fontes


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O FUTEBOL LÁ FORA




GUILHERME BRAZ


Em Portugal ficámo-nos pela Taça de Portugal, mas no resto da Europa, o campeonato não parou. Em Itália e Espanha houve jogos de particular importância. O Inter de Mourinho e Quaresma humilhou a Roma na sua própria casa por 0-4 e no "derby caliente" de Madrid o Real Madrid venceu o Atlético por 1-2. Pepe levou a melhor sobre Simão (que marcou) e Maniche. Mas quem surpreende pela negativa é a equipa do Lyon. Os heptacampeões somaram um só ponto nos últimos dois jogos, e já têm o Marselha à espreita...


Liga Inglesa:


Na liga inglesa, o Chelsea de Scolari continua a onda de bons resultados... e de boas exibições. Desta feita, foi o Middlesborough a levar com a "onda azul". 0-5 foi o resultado final, com golos de Kalou (2), Belleti, Lampard e Malouda. Mas os principais rivais não desarmam. O Liverpool foi a equipa que sofreu mais. Os reds venceram, em Anfield Road, o Wigan, por 3-2. Kuyt assinou um "bis" e foi considerado o "MVP" da partida. O Manchester United teve uma vitória com um sabor muito português. 4-0 foi o resultado, com Nani e Ronaldo a entrarem na "galeria" dos marcadores. Rooney e Berbatov também facturaram. O Arsenal ainda esteve a perder por uma bola a zero, mas virou a partida. 3-1 foi o resultado, com Nasri, Van Persie e Walcott a assinarem os tentos dos "gunners". Uma última palavra para o Hull City. Os "tigers" voltaram a vencer (1-0) e somam 17 pontos, figurando assim na terceira posição da "Premier League". O campeonato é liderado por Chelsea e Liverpool, com 20 pontos cada.


Veja os resultados da liga inglesa aqui


Liga Italiana:


No "jogo grande" da jornada, Mourinho deu provas da sua mestria ao vencer, em pleno Olimpico de Roma, a AS Roma por 0-4. Os "nerazurri" estiveram sempre no comando da partida e o primeiro golo surgiu logo aos cinco minutos por Ibrahimovic (em posição irregular). Na 2ª Parte, Ibrahimovic fez o seu segundo golo na partida. Stankovic e Obina marcaram poucos minutos depois. Aos 60 minutos já o Inter vencia por 0-4. Quaresma foi titular e saiu aos 68 minutos. A equipa do "il speciale" continua na liderança do "calcio". Quem parece estar em crescendo é a equipa do AC Milan. Os "rossoneros" voltaram a vencer para a liga, por claros 3-0. Ronaldinho foi o jogador em evidência, ao marcar dois dos três tentos milaneses. A "equipa sensação" Nápoles esteve em grande, ao vencer a Juventus por 2-1. Vida difícil para a equipa de Ranieri que até esteve a ganhar com golo de Amauri aos 61 minutos. No entanto, os "suspeitos do costume" Hamsik e Lavezzi deram a "cambalhota" no marcador. Em Florença, renasce uma estrela. Sem espaço no AC Milan, Gillardino continua como uma das grandes figuras da temporada, com mais um "bis" ao serviço da Fiorentina, na vitória por 3-0 ante o Reggina.


Veja os resultados da liga italiana aqui


Liga Espanhola


No campeonato de "nuestros hermanos", houve dérbi, e dos grandes. O Atlético de Madrid recebeu, no Vicente Calderón, os eternos rivais do Real Madrid, naquele que foi o jogo mais "português" da Europa. Pepe levou a melhor sobre Simão e Maniche, e o Real venceu o "Atletí" por 1-2. O jogo ía ainda no primeiro minuto e já o inevitável Van Nistelrooy facturava para os "blancos". Mas a emoção estava guardada para os últimos minutos da partida. Simão, num livre exemplar, logrou o empate para os homens de Javier Aguirre. Já nada fazia prever um desfecho que não fosse o empate mas, já no sexto minuto de descontos, Higuaín fez, de penaltí, o golo que deu a vitória aos pupilos de Schuster. O Barcelona, de Pep Guardiola, sofreu para vencer o Atlético de Bilbao. Um golo solitário de Eto'o, após grande jogada de Henry, deu a vitória "suada" ao clube "blaugrana". Quem não desarma na liderança é a equipa do Valência, que venceu o Numancia por esclarecedores 4-0. O "imparável" Villa fez o gosto ao pé por duas vezes. Mata (grande início de época do espanhol) e Vicente marcaram os restantes tentos. O clube "ché" lidera a tabela classificativa com 19 pontos. Seguem-se-lhe o Sevilla, Villarreal, ambos com 17 pontos.


Veja os resultados da liga espanhola aqui


Liga Alemã:


Na bundesliga, o Bayern Munique pode respirar de alívio. Depois de três jornadas consecutivas sem conhecer o sabor da vitória, a equipa da Baviera foi a Kalsruhe vencer a equipa local por 0-1. O golo só surgiu ao minuto 86', por Klose. A vitória é especialmente moralizadora para os homens de Klinsmann, já que o rival Schalke 04 não foi além de um empate a uma bola contra o líder Hamburgo. Quem continua a maravilhar a europa do futebol é o Hoffenheim. O recém-promovido clube voltou a ganhar, e a ganhar bem. 2-5 foi o resultado, favorável ao Hoffenheim. Uma palavra ainda para o Werder Bremen que continua a marcar... e a sofrer muitos golos. Desta feita foi um empate a três bolas, contra a equipa do Borussia de Dortmund.


Veja os resultados da liga alemã aqui


Liga Francesa:


No "championnat", o Lyon voltou a ceder pontos. Depois da pesada derrota frente ao Rennes, os heptacampeões não foram além de um empate a duas bolas contra o Lille, naquele que foi o principal embate desta ronda. O Lille esteve a vencer por duas vezes mas Grosso, no minuto 77', deu o empate ao Lyon. Já o Marselha e PSG aproveitaram a "escorregadela" dos heptacampeões e voltaram às vitórias...e às boas exibições. 1-3 e 3-2 foram os resultados respectivos. O Toulouse, a grande revelação da época transacta, não conseguiu dar seguimento à última vitória e perdeu contra o Bordéus. 2-1 foi o resultado, favorável aos girondinos. Uma última ressalva para a equipa do Le Mans. O antigo emblema de Yebda continua a surpreender em França, desta feita com uma vitória por 2-0, que deixa os de Le Mans com 17 pontos, apenas superados por Marselha (19 pontos) e Lyon (20 pontos).


Veja os resultados da liga francesa aqui

F.C. PORTO: JESUALDO QUER EQUIPA UNIDA FRENTE AO D. KIEV



O TREINADOR DOS «DRAGÕES» DEIXOU O RECADO À EQUIPA NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE ANTEVISÃO DA PARTIDA DE AMANHÃ E AVISOU AINDA PARA OS PERIGOS DO ADVERSÁRIO UCRANIANO.




JOSÉ PEDRO PINTO




Uma equipa com "forte união" e com "suor e trabalho". Isso o exige Jesualdo Ferreira aos seus jogadores para a partida de amanhã frente ao Dínamo de Kiev, a contar para a 3ª Jornada da Liga dos Campeões. O técnico dos «dragões» deixou a mensagem na conferência de imprensa de antevisão ao encontro desta terça-feira.

Jesualdo não quer desatenções contra os ucranianos porque, admite, o valor do adversário é grande e o triunfo nas duas partidas contra os ucranianos (no Dragão esta semana; em Kiev na próxima jornada) é importante para a passagem aos oitavos-de-final da «Champions». “O Dínamo é uma equipa muito forte, com enorme qualidade e uma organização muito bem conseguida. Estes dois jogos com o Dínamo, pela forma como foram colocados no Grupo (recepção amanhã e jogo em Kiev a 5 de Novembro, na quarta jornada), são importantíssimos para nós”, disse o treinador do F.C. Porto.

Dessa forma, apelou, esta manhã, a uma união e espírito de luta no seio do plantel e do clube para levar de vencida a turma ucraniana: "Só vamos ganhar este jogo se estivermos todos juntos a lutar pelo mesmo objectivo. Vai exigir muita capacidade colectiva, muita capacidade de concentração. Seja em que minuto for, só poderemos vencer com muito suor e muito trabalho. A nossa equipa tem de ser o que tem sido nos jogos mais difíceis. Só assim teremos condições para ultrapassar este adversário. As dificuldades vão-nos tornar mais fortes".


HELTON DE FORA DOS CONVOCADOS

Apesar de estar recuperado da lesão que o afastou do encontro de Alvalade, há duas semanas, Jesualdo Ferreira optou por deixar o guarda-redes brasileiro de fora dos convocados. Nuno Espírito Santo assumirá, então, a baliza «azul-e-branca» frente ao D. Kiev. Quanto a mais ausências, Fucile continua afastado da competição depois da lesão sofrida ao serviço da selecção do Uruguai e efectuou, hoje, treino condicionado, não figurando na lista de 20 convocados para a partida de amanhã à noite.


Lista de convocados
Guarda-redes: Nuno e Ventura.
Defesas: Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Rolando e Lino.
Médios: Fernando, Guarín, Raul Meireles, Lucho e Tomás Costa.
Avançados: Cristian Rodriguez, Farias, Hulk, Lisandro, Mariano Gonzalez e Tarik.




FONTES

domingo, 19 de outubro de 2008

TAÇA DE PORTUGAL: E OS «TOMBA-GIGANTES» SURGEM À 3ª ELIMINATÓRIA




DÃO PELO NOME DE AROUCA, GIL VICENTE E VALDEVEZ. DERROTARAM, RESPECTIVAMENTE, MARÍTIMO, RIO AVE E OLHANENSE NUMA ELIMINATÓRIA EM QUE OS TRÊS GRANDES NÃO ESCORREGARAM.




JOSÉ PEDRO PINTO




A 3ª eliminatória da Taça de Portugal trouxe algumas surpresas. Destaque para a derrota do Marítimo na lotaria de «penaltys», no terreno do Arouca, da II Divisão, mas também para a vitória do Gil Vicente sobre o Rio Ave e para a derrota da turma de Olhão, orientada por Jorge Costa, aos pés do modesto Atlético de Valdevez, também nas grandes penalidades. No que toca aos três grandes, acabaram por levar os adversários de vencida, mas não sem algumas dificuldades: na Luz, por exemplo, só nos «penaltys» o Benfica ganhou ao Penafiel.


Na tarde de sábado, o campeão nacional foi à Sertã infligir o mesmo resultado com que havia goleado a equipa local na temporada transacta (4-0), com golos de Tarik, Farías (2) e um auto-golo de Diego Campos. O Sertanense de Eduardo Húngaro deu uma boa réplica, sobretudo na 1ª Parte, mas encontrou sempre Nuno Espírito Santo no caminho da baliza portista.


Na noite de ontem, também o Sporting carimbou o passaporte para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer a U. Leiria, no Magalhães Pessoa, por 1-0. Liedson regressou aos golos, numa exibição conseguida de um «leão» que conseguiu controlar a partida e que apenas pecou pelos muitos golos perdidos na 2ª Parte.


Na Luz, não bastaram 120 minutos para o Benfica levar de vencida o Penafiel. Com o resultado a assinalar 0-0 no final de uns 90' dominados pelos «encarnados» mas em que a equipa de Quique Flores desperdiçou em demasia, os trinta minutos de prolongamento não desbloquearam o marcador. Só na lotaria das grandes penalidades o Benfica conseguiu bater um Penafiel aguerrido, com 5-3 no marcador.


Confira, então, o quadro de resultados da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, embora incompleto, por força de partidas ainda sob protesto e pendentes de decisão do Conselho de Justiça da FPF:


(II) Arouca 0-0 Marítimo (LP) - 3-1 após grandes penalidades
(LP) Paços Ferreira 3-0 Rebordosa (III)
(LH) U. Leiria 0-1 Sporting (LP)
(III) Sertanense 0-4 F.C. Porto (LP)
(II) Chaves 0-1 Sp. Braga (LP)
(II) Esmoriz 4-3 Maria da Fonte (II) - após prolongamento
(LP) V. Guimarães 4-2 U. Lamas (III)
(II) Sanjoanense 1-1 Gondomar (LH) - 5-6 após grandes penalidades
(LH) Aves 6-1 Gândara (III)
(LP) S.L. Benfica 0-0 Penafiel (II) - 5-3 após grandes penalidades
(II) Torreense 0-2 Académica (LP)
(LP) Nacional 4-0 Angrense (III)
(LH) Olhanense 1-1 Valdevez (II) - 1-4 após grandes penalidades
(LH) Gil Vicente 3-2 Rio Ave (LP) - após prolongamento
(II) Fátima 1-1 Feirense (LH) - 4-1 após grandes penalidades
(LH) Beira Mar 3-0 At. Reguengos (III)
(II) Aliados Lordelo 0-1 Trofense (LP)
(III) Paredes 1-2 Cinfães (III)
(III) Amares 0-3 Belenenses (LP)
(III) Boavista São Mateus 0-1 Naval (LP)
(LH) Portimonense 2-1 Pinhalnovense (II)
(LP) Leixões 4-1 Caniçal (II) - após prolongamento
(LH) Sp. Covilhã 1-2 Varzim (LH) - após prolongamento
(LH) Boavista 1-0 Lousada (II)
(LP) E. Amadora 2-0 Operário (II)
(II) Santana 1-0 Odivelas (II)
(LH) Vizela 3-0 Estoril (LH)
(II) U. Madeira 2-1 Camacha (III)
(III) Fabril Barreiro 0-1 Ol. Moscavide (II)
(LP) V. Setúbal 1-0 Ribeirão (II)



O sorteio da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal realiza-se no dia 22 de Outubro, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa, sendo que os jogos desta fase se disputam no fim-de-semana de 9 de Novembro.




FONTES