sábado, 29 de novembro de 2008

EDITORIAL


UMA ÁGUIA BIPOLAR



Estamos perante um emblema com identidade dupla. A excelente campanha do S.L. Benfica na Liga Portuguesa é de louvar, sobretudo se atendermos às péssimas épocas que o passado se encarrega de relembrar. Mas o que dizer da quebra anímica na Europa do futebol?



Quem olha para a tabela classificativa da Liga Portuguesa vislumbra, bem lá no alto, para além do sensacional Leixões, mais uma formação num excelente momento. O S.L. Benfica de Quique Flores até deu o pontapé de saída neste campeonato com a chuteira esquerda, mas recupera terreno, nas últimas jornadas, com exibições sólidas e resultados condizentes.

Quem olha para a tabela classificativa do grupo B da Taça UEFA, vislumbra, bem lá no fundo, uma equipa «encarnada» no extremo daquilo a que já habituou os portugueses em competições domésticas: os jogos são sofridos, os golos adversários aparecem em catadupa, as derrotas acumulam-se. E o S.L. Benfica está mesmo com um pé fora da competição uefeira quando o sorteio e o agendamento de jogos não eram assim tão complicados.

O que nos leva a acreditar que estamos perante um emblema com identidade dupla. A excelente campanha do S.L. Benfica na Liga Portuguesa é de louvar, sobretudo se atendermos às péssimas épocas que o passado se encarrega de relembrar. Mas o que dizer da quebra anímica na Europa do futebol?

Não há dúvidas de que Quique tem uma boa filosofia profissional e coloca em prática métodos avançados e altamente competentes para colocar a sua equipa a “jogar à bola”. Tem-lo feito, com algum brio, e até a «estrelinha» de campeão lhe parece sorrir nas últimas partidas do campeonato.

Tem também ao seu lado um Director-desportivo estreante nestas andanças que parece, ao fim de alguns meses de administração clubística, começar a dar as cartas de que o treinador espanhol necessita para levar o barco a bom porto.

Falta uma maior predisposição dos jogadores para encararem a Taça UEFA com a mesma garra e aplicação que mostram na Liga Portuguesa. Falta um departamento médico que recupere os atletas de pequenas lesões a 100%. Falta um bom departamento de prospecção que aposte nos mais jovens para o futuro.

Dois homens não mudam o mundo. E parece que este S.L. Benfica navega a duas velocidades. O que pode ser um factor decisivo na hora de assinar o título de campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal ou da Taça da Liga. Sim, porque a UEFA está por um canudo.



sexta-feira, 28 de novembro de 2008

E.AMADORA: RETIRADO PRÉ-AVISO DE GREVE




PATRÍCIA MARTINS


Os jogadores do Estrela da Amadora receberam dois meses dos salários que tinham em atraso, restando um mês por cumprir.

A maior parte do dinheiro surge do Fundo de Garantia Salarial criado pelo Sindicato dos Jogadores, que recebeu de imediato a adesão da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol, embora o clube da Amadora tenha contribuido com alguma parte.

Com esta resolução, o plantel da Reboleira retirou o pré-aviso de greve e vai defrontar o Paços de Ferreira nesta jornada. Recorde-se que falta ainda o pagamento de um ordenado e a situação pode voltar a complicar-se.

Está marcada uma conferência para as 18 horas de hoje, na sede de Sindicato dos Jogadores, com a presença do plantel do Estrela da Amadora.


FONTE:



ESTA SEMANA, ESCREVO EU...


O PEQUENO GRANDE






Assim se tem construído esta história portuguesa. Os protagonistas? Para além do já referido treinador, José Mota, a formação de Matosinhos conta com um grupo com uma das maiores percentagens de jogadores nacionais, incluindo o médio Braga. Uma aposta deste clube, se pensarmos que ainda não há muito tempo o foi buscar ao Leça F.C., clube que milita na 3ª Divisão.




ANDRÉ MATOS LEITE





Toda a gente conhece a lenda do Robin dos Bosques. Toda a gente já ouviu falar do João Pequeno, companheiro do herói inglês nas suas aventuras. Apesar do nome Pequeno, esta personagem era descrito como um homem alto e forte, capaz de derrotar qualquer soldado do rei tirano. Temos, em Portugal, um exemplo parecido com esta figura. Não numa pessoa individual, mas num colectivo do mundo do futebol, num clube que é, actualmente, contra todas as previsões do início do campeonato, o líder da Liga Sagres.

O pequeno Leixões começou de forma muito modesta a temporada 2008/2009. Uma derrota por 3-1 frente ao Nacional da Madeira prometia pouco deste clube de Matosinhos. Mas a “força do mar”, o sentido de equipa e os ensinamentos do «mister» José Mota carregaram este conjunto para oito jogos sem perder, a maioria dos quais com vitórias. Entre as mais notáveis exibições, incluem-se uma vitória, em casa dos “dragões”, por 3-2 e um triunfo, em Alvalade, por 1-0. Contra o último dos “três grandes” (curiosamente no primeiro embate com estes três emblemas), um empate caseiro frente ao Benfica. Nada mal para um clube que, se dizia, era candidato à descida de divisão.

Assim se tem construído esta história portuguesa. Os protagonistas? Para além do já referido treinador, José Mota, a formação de Matosinhos conta com um grupo com uma das maiores percentagens de jogadores nacionais, incluindo o médio Braga. Uma aposta deste clube, se pensarmos que ainda não há muito tempo o foi buscar ao Leça F.C., clube que milita na 3ª Divisão. Aliás, boa parte das contratações desta época são provenientes das divisões inferiores (Liga Vitalis até à 3ª Divisão). Uma prova de que em Portugal temos muito mais qualidade do que pensam os habituais candidatos ao título nacional. Ah, sim! Uma pequena nota quase esquecida: o orçamento do clube do Mar ronda uns modestos 2 milhões, muito menos do que os 20 milhões anuais dos “encarnados”.

Moral da história: para se ser o primeiro é preciso o quê? Não muito! Bom olho para encontrar qualidade em Portugal, espírito de equipa e de sacrifício, um treinador que sabe orientar os seus pupilos bem, sabe como motivá-los a fazer mais do que os seus colegas de profissão bem melhor pagos e, às vezes esquecido mas não menos importante, uma massa associativa de carácter, uma massa associativa que nunca esquece o clube nos bons ou nos maus momentos, uma massa associativa daquelas que pensamos só existir em Inglaterra e que, mesmo quando não pode ir ao estádio, só apetece ganhar para lhes dar mais uma alegria.

TAÇA UEFA: BRAGA VOLTA A CEDER NOS INSTANTES FINAIS





GUILHERME BRAZ



O SC Braga voltou a perder para a Taça UEFA, desta feita ante o Wolfsburgo no Estádio AXA, em Braga. Os minhotos estiveram a vencer por duas vezes, mas voltaram a deitar tudo a perder nos últimos minutos.


A equipa de Jorge Jesus apresentou-se em campo muito enérgica, com uma boa troca de bola e grande velocidade nos flancos. Por isso, não surpreendeu quando, após jogada de Rentería e muitos ressaltos, o Braga inaugurou o marcador, à passagem do minuto cinco. Infelicidade de Ricardo Costa no regresso a Portugal, já que foi ele quem acabou por marcar na própria baliza. A partir do golo, o Braga desleixou-se e o Wolfsburgo criou, aos minutos 11' e 15' boas oportunidades de golo. E foi assim, sem surpresas, que a equipa alemã chegou ao empate. Após cruzamento do lado direito, Eduardo desvia contra o poste, a bola sobra para um isolado Dzeko que facturou sem problemas. Com o empate, abrandou o ritmo de jogo, mas Rentería (aos 32') e Meyong (42') ainda assustaram o também regressado a Portugal, Diego Benaglio.


Fez bem o intervalo à equipa bracarense que, quatro minutos volvidos, voltava a pôr-se em vantagem no marcador. O inevitável Meyong a marcar, após cruzamento de Matheus. O jogo voltou à toada da primeira metade, com o Wolfsburgo a tentar chegar ao empate. No entanto a equipa bracarense demonstrava-se tranquila e com intenções de ampliar a vantagem. Já com Linz e Luis Aguiar em campo, o Wolfsburgo vai chegar ao empate. Penalti a castigar falta de Rodriguez sobre Dzeko. Na conversão, Misimovic enganou Eduardo e estava restabelecido o empate. A dupla Dzeko e Misimovic foi um pesadelo para os minhotos já que o ponta de lança, no último minuto da partida, conseguiu arranjar espaço na área bracarense para rematar forte. Eduardo defendeu para a frente e lá estava Misimovic uma vez mais que, sem oposição, fuzilou as redes no Estádio AXA e deu a cambalhota no marcador. A equipa de Jesus demonstrou alguma falta de experiência, não soube valorizar o empate e isso custou-lhe a derrota.


Finda a partida, a equipo do S.C Braga, apesar das duas derrotas no "cair do pano", segue em terceiro no grupo e com boas perspectivas de seguir em frente na prova.




Ficha de Jogo


Estádio: Axa, em Braga
Hora: 21:30
Árbitro: Anton Genov (Bulgária)

EQUIPAS OFICIAIS

SP. BRAGA - Eduardo; Frechaut, Rodríguez, Moisés e Evaldo; Alan, Vandinho, César Peixoto e Matheus; Rentería e Meyong
Treinador: Jorge Jesus
Suplentes: Kieszek, Mossoró, Orlando Sá, Luís Aguiar, Roland Linz, Leone e João Pereira

WOLFSBURGO - Benaglio; Zaccardo, Ricardo Costa, Barzagli e Schafer; Riether e Josué; Dejagah, Misimovic e Gendtner; Dzeko
Treinador: Felix Magath
Suplentes: Lenz, Rodrigo Alvim, Simunek, Caiuby, Saglik, Madlung e Krzynowek

HUMILHAÇÃO GREGA AFASTA BENFICA DA UEFA





ANDRÉ MATOS LEITE


O Benfica foi definitivamente afastado da Taça UEFA após uma derrota por 5-1, na Grécia, frente ao Olympiakos. Os “encarnados”, nunca se conseguiram superiorizar à equipa da casa, realizando uma péssima exibição em que concederam os cinco golos sofridos em apenas… nove remates do adversário.

O resultado começou a desenhar-se bem cedo. Ainda o 1’ não tinha acabado e já Galletti batia Quim pela primeira vez no encontro. Ao 9’ Reyes, na cobrança de um livre, viu a bola entrar, mas o golo foi anulado por falta de Nuno Gomes. As “águias” tentavam responder ao golo madrugador do Olympiakos, mas foi o emblema grego a conseguir dar à partida o segundo golo. Aos 18’ Maxi Pereira desvia de cabeça com o esférico a ir parar aos pés de Patsatzoglou que fez o 2-0. Minuto 24, novo golo da equipa da casa. Desta feita por Diogo. O Benfica começou nova reacção e chegou mesmo a parecer que poderiam voltar a entrar no encontro. Canto aos 33’ com David Luis a beneficiar de um desvio num defesa grego antes de conseguir o único golo dos pupilos de Quique Flores. Contudo, a um minuto do intervalo, mais um erro defensivo dos “encarnados” permitiu ao emblema helénico repor as três bolas de diferença. 4-1 facturado por Belluschi a passe de Galletti.

A etapa complementar da partida continuou a ver a formação orientada por Ernesto Valverde superiorizar-se à equipa das “águias” e ainda deu tempo para mais um golo do Olympiakos. Diogo bisa aos 53’. Galletti novamente na assistência a lançar o avançado brasileiro para um remate cruzado. O técnico “encarnado” lançou Urreta, Balboa e Carlos Martins, mas o Benfica quase não conseguiu ameaçar a baliza guardada por Nikopolidis. Excepção para Urreta que já em período de descontos conseguiu dois remates: o guardião grego defendeu o primeiro com o avançado a mandar por cima na recarga.

Ficha de Jogo

Olympiakos-Benfica
Taça UEFA, Grupo B, 3.ª jornada
Estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas
Árbitro: Stéphane Lannoy (França)

OLYMPIACOS: Nikopolidis, Pantos, Papadoupolos, Antzas, Domi, Patsatzoglou, Dudu Cearense, Galletti, Djordjevic, Belluschi e Diogo.
Suplentes: Kovac, Zewlakov, Leto, Gonzalez, Galitsios, Mandrinos e Kovacevic.
reinador: Ernesto Valverde.

BENFICA: Quim, Maxi, David Luiz, Sidnei, Jorge Ribeiro, Ruben Amorim, Binya, Yebda, Reyes, Nuno Gomes e Suazo.
Suplentes: Moreira, Miguel Vítor, Balboa, Carlos Martins, Urreta, Katsouranis e Cardozo.Treinador: Quique Flores.



Fontes

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

NOITE NEGRA EM ALVALADE


O SPORTING PERDEU, ESTA NOITE, FRENTE AO BARCELONA POR 5-2. OS LEÕES SOFRERAM GOLOS ESTRANHOS QUE ACABARAM COM O RUMO DA PARTIDA. O BARCELONA FOI MAIS FORTE E GARANTIU O PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO C, O SPORTING FICA COM O SEGUNDO.


PEDRO ROCHA


O Sporting foi, esta noite, derrotado pelo Barcelona por 5-2. Com este resultado a equipa leonina escreve uma página negativa na história do clube, visto que é o pior resultado do Sporting, em casa, nas competições europeias. A classificação para os oitavos já estava garantida e não é colocada em causa com este resultado.

Mesmo com uma equipa alterada (sem Puyol, Iniesta e Eto´o) o Barcelona entrou em força na partida e logo aos sete minutos Xavi atirou à barra de Patrício. O jogo não corria de feição à turma de Paulo Bento e pressentia-se o golo espanhol. Sem surpresa, aos 14´ Henry fez o primeiro em Alvalade após combinação com Messi. Três minutos depois nova investida "blaugrana" e novo golo. Na sequência de um canto Polga e Piqué lutam pelo ressalto e a bola acaba na baliza verde e branca. Com 0-2 no marcador, o Sporting não baixou os braços mas os catalães mostraram-se sempre mais fortes e objectivos. Messi e Hleb colocaram a cabeça em água a Polga e companhia e criaram várias situações de perigo iminente para a baliza de Rui Patrício.

No segundo tempo, o Sporting melhorou mas não resistiu à frieza da turma de Pepe Guardiola. Aos 49´ enquanto os jogadores leoninos discutem com o árbitro Daniel Alves marca o livre rapidamente para Messi que face a Patrício não falhou. Com 3-0 ,o técnico espanhol retirou o astro argentino e com ele metade dos problemas dos leões O Sporting ganhou, então, ascendente que conseguiu transformar em golos. Veloso na marcação superior de um livre reduziu para 3-1. Liedson, um minuto depois, marcou e deu uma réstia de esperança aos adeptos sportinguistas. Mas a esperança logo deu lugar ao desespero. Na jogada seguinte num cruzamento aparentemente inofensivo Caneira a tentar aliviar a bola bate Patrício e acaba com o jogo. Logo depois o guardião leonino atropela Krkic e é expulso. O avançado espanhol na conversão da grande penalidade bate Tiago e estabelece o 5-2. Até ao fim da partida uma oportunidade para cada equipa mas o resultado não sofreu mais alterações.

Com este resultado, o Barcelona garante o primeiro posto no Grupo C, já o Sporting fica com o segundo lugar. Na última jornada a equipa leonina desloca-se a Basileia e o Barcelona recebe o Shaktar no Camp Nou. Recorde-se que os pupilos de Paulo Bento garantiram já a passagem para os oitavos de final da liga milionária.

Ficha de jogo:

SPORTING - Rui Patrício; Caneira, Daniel Carriço, Polga e Grimi; Miguel Veloso; Pereirinha, Romagnoli e João Moutinho; Yannick e Liedson

Suplentes: Tiago; Adrien Silva, Ronny, Derlei, Tiuí, Hélder Postiga e Pedro Mendes.

BARCELONA - Valdés; Daniel Alves, Márquez, Martín Cáceres e Piqué; Xavi, Busquets e Gudjohnsen; Hleb, Henry e Messi.

Suplentes: Pinto, Eto´o, Krkic, Keyta, Sylvinho, Pedro Rodríguez e Victor Sánchez.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

PORTO AGARRA “CHAMPIONS”





ANDRÉ MATOS LEITE


Uma vitória em Istambul e a derrota do Dínamo de Kiev frente ao Arsenal permitiram ao Porto qualificar-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Dois erros defensivos, bem aproveitados pelos “dragões”, castigaram o Fenerbahçe que ainda conseguiu reduzir para 2-1, mas já não foi a tempo de travar a vitória dos portugueses.

O jogo começou de forma equilibrada com ambas as formações a trocarem oportunidades de golo. No entanto, desde cedo que, na equipa da casa, se evidenciavam dificuldades a nível do passe. A turma de Luis Aragonés perdia muitas bolas no meio campo defensivo, especialmente quando os azuis e brancos aumentavam o grau de pressão. As fragilidades defensivas dos turcos começavam a tornar-se evidentes e, ao minuto 19, deram frutos… a Lisandro Lopez. Fernando cruza, Bruno Alves faz a recepção na área e, com um belo gesto técnico, coloca logo no argentino que bate Volkan pela primeira vez. O guardião turco ainda tentou desviar o esférico, mas sem sucesso. Quando decorria o 28’, novamente Lisandro a marcar, desta vez numa recarga de um remate da sua autoria que Volkan não defendeu da melhor maneira.

A segunda parte trouxe a entrada de Kazim Kazim e o aumento da qualidade ofensiva do Fenerbahçe. Ainda assim o encontro continuou dividido com o miolo do emblema turco a continuar a falhar demasiados passes. Ainda assim foi Kazim Kazim a trazer o único tento da etapa complementar: um remate forte, aos 63’, teve um ressalto fortuito no pé de Bruno Alves traindo, desta forma, o guarda-redes Helton.

Ficha de Jogo

Liga dos Campeões, Grupo G.
Estádio Sukru Saracoglu, em Istambul.
Árbitro: Alberto Undiano (Espanha)

FENERBAHÇE: Volkan Demirel, Gokhan, Edu Dracena, Yasin, Roberto Carlos, Josico, Alex, Ugur, Emre, Deivid e Guiza.
Suplentes: Volkan Babacan, Onder, Maldonado, Vederson, Bilgin, Kazim Kazim e Burak.
Treinador: Luis Aragonés

FC PORTO: Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fernando, Tomás Costa, Raul Meireles, Rodríguez, Hulk e Lisandro.
Suplentes: Nuno, Stepanov, Lino, Pelé, Guarín, Mariano e Tarik.
Treinador: Jesualdo Ferreira


Fontes


ANÁLISE DA JORNADA

JORNADA 9: LEIXÕES E BENFICA CONTINUAM A DAR ARGUMENTOS NA CORRIDA AO PRIMEIRO LUGAR


PATRÍCIA MARTINS


Numa jornada marcada por muitas expulsões, os matosinhenses mantém-se em primeiro lugar, imediatamente seguidos pelo clube da Luz. Se o topo da tabela se mantém a vermelho, a zona encarnada que leva à descida continua ocupada por Trofense e Paços de Ferreira. Recorde-se que F.C. Porto e E. Amadora adiaram o jogo desta jornada.


RIO AVE 1-2 LEIXÕES


O Leixões voltou a vencer, desta feita em Vila do Conde, mantendo-se desta forma na liderança. Aos 35 minutos, na sequência de um lance de bola parada, Wesley coloca os matosinhenses em vantagem com um cabeceamento para o fundo das redes. O Rio Ave consegue restabelecer a igualdade ainda antes do intervalo (43’), através de marcado à entrada da grande área, Rogério Matias consegue bater Beto. No minuto 67 é a vez de Bruno China fechar o marcador, depois de uma bola perdida na sequência de um canto, com uma vitória para o Leixões. O jogador da casa Mateus acaba por levar cartão vermelho já depois do apito final.


MARÍTIMO 0-0 SP. BRAGA


Numa primeira parte muito fraca, os madeirenses acabaram por estar melhor, mas exigia-se mais na segunda metade a dois emblemas que lutam pela Europa. Não foi o que aconteceu. A segunda parte continuou extremamente aborrecida e sem qualquer tipo de emoção. Dois golos anulados, um para cada lado, acabaram por ser o factor dominante. Marítimo e Braga provaram o porquê de serem os clubes com a melhor defesa esta época. Ainda assim, desconsolado.



NAVAL 0-1 SPORTING


O Sporting marcou o golo que lhe deu três pontos aos 14 minutos, numa jogada muito boa de contra-ataque. Cerca de dez minutos depois é assinalada um grande penalidade a favor da Naval, mas Rui Patrício consegue defender. Ainda no início da segunda metade Derlei é expulso com vermelho directo, por falta dura cometida sobre Hauw. Marco Caneira vê o segundo amarelo no jogo (66’) e protagoniza a segunda expulsão da partida, reduzindo o Sporting a nove elementos. Os leões levaram a vitória sofrida da Figueira da Foz, mas a verdade é que a Naval não se mostrou forte o suficiente para virar o resultado, num jogo marcado pela distribuição de muitos cartões.


NACIONAL 1-0 TROFENSE


Os madeirenses vêm Juninho ser expulso por duplo amarelo no minuto 14, jogando quase toda a partida em inferioridade numérica. Ainda assim, o Nacional vence o encontro com um golo de Luís Alberto aos 22 minutos. O Trofense mostrou-se sempre demasiado intimidado para arriscar algo mais e o Nacional acaba por ser um justíssimo vencedor que ocupa a segunda posição na tabela classificativa. O Trofense está destacadamente em último com apenas quatro pontos.



V. GUIMARÃES 0-0 PAÇOS DE FERREIRA


O jogo disputado no Minho acabou com a igualdade nula no marcador, mas os vimaranenses viram-se em menor número dentro de campo. Aos 78 minutos Moreno é expulso com o segundo amarelo e o treinador Manuel Cajuda seguiu o exemplo do jogador a instantes do final. O Guimarães foi criando mais oportunidades, ainda assim aquém do esperado, enquanto Paços de Ferreira jogava em contra-ataque na luta pelo ponto assegurado com sucesso.


ACADÉMICA 0-2 BENFICA


O Benfica venceu a briosa sem dificuldade. Os encarnados mostraram-se seguros na exibição, embora na primeira parte os estudantes ainda tenham criado algum perigo pelos flancos. No minuto 31 Nuno Gomes faz um excelente passe para o golo de Ruben Amorim. Cardozo alarga o resultado para 2-0 na conversão de uma grande penalidade (48’). O Benfica assegura o segundo lugar e continua a ser a única equipa nos principais campeonatos europeus sem derrotas.


V. SETÚBAL 2-0 BELENENSES


Os sadinos dominaram o primeiro tempo e tiveram a recompensa mesmo em cima do intervalo (44’), com um golo de Anderson que marca directo ao chutar de livre. Novamente em cima do apito do árbitro (desta vez para o final do encontro), o Setúbal volta a festejar golo, desta feita através de uma jogada de contra-ataque em que Elias concretiza. Triunfo justo para os Sadinos que regressam às vitórias e sobem para o 10º lugar. Já o Belenenses é 14º e abaixo apenas tem Trofense e Paços de Ferreira.


Recorde-se que a 9ª jornada está incompleta devido ao adiamento do jogo entre Estrela da Amadora e F. C. Porto, que apenas disputam a partida a 17 de Dezembro, pelas 20:30h.


Confira aqui a classificação.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O FUTEBOL LÁ FORA





GUILHERME BRAZ




A Europa do futebol não pára e caminha a passos largos para o final da 1ª volta. Em terras de sua majestade, os "big four" ficaram a zeros. Mourinho tem razões para sorrir com a liderança cada vez mais isolada no calcio. O super Barça cedeu um empate em pleno Camp Nou e deixou os rivais madrilenos mais perto da liderança. Na Alemanha, o Hoffenheim é cada vez mais primeiro, mas o Bayern Munique está à espreita. E em Paris só se fala num nome: Giuly, o novo herói dos parisienses.


Liga inglesa:

Na premier league, foi uma jornada para esquecer para os "big four". Todos juntos, Arsenal, Liverpool, Chelsea e Man UTD marcaram zero (!) golos. Arsenal foi mesmo derrotado pelo City, por humilhantes três a zero. O inevitável Robinho, juntamente com Ireland e Sturridge, marcaram os tentos da partida. Todos os outros empataram. O Tottenham sofreu mas venceu ante o Blackburn e já está acima da linha de água. Grande jogada de Lennon, a assistir Pavlyuchenko para o golo. Uma palavra ainda para o Hull que, embora não tenha voltado às vitórias, voltou às boas exibições e assegurou um empate no terreno do Portsmouth. Aumenta o fosso entre Liverpool e Chelsea (33 pontos) e os restantes candidatos (25 para o Manchester e 23 para o Arsenal).

Veja os resultados da liga inglesa aqui

Liga Italiana:

Foi uma jornada especial para... "il speciale". O Inter de José Mourinho venceu em San Siro a equipa da Juventus. Os "nerazurri" dominaram durante toda a partida, mas so chegaram ao golo a 20' do fim, por intermédio de Muntari. Para piorar a situação da "vechia signora", Tiago sai lesionado com uma entorse no joelho e ficará afastado dos relvados por algum tempo. O Inter beneficiou ainda do empate a duas bolas entre Torino e AC Milan. Houve "samba", com golos de Pato e Ronaldinho, mas Stellone e Rosina desfizeram a vantagem milanesa. A Roma voltou às grandes exibições, ao vencer o Lecce por claros 0-3. Totti, Juan e Vucinic foram os autores dos tentos. Uma palavra ainda para o empate a uma bola entre Lazio e Genova (golos de Milito e Dabo) e a vitória da Fiorentina, por 4-2, sobre a Udinese (destaque para o bis do médio creativo Montolivo).

Veja os resultados da liga italiana aqui:

Liga Espanhola:

Em "la liga" o Barcelona cedeu pontos e reavivou a luta pelo 1º lugar. O clube "blaugrana" não foi além de um empate a uma bola ante o Getafe. Manu e Keita foram os marcadores de serviço. Quem aproveitou para ganhar terreno foi o Real Madrid de Schuster. Depois de dois jogos consecutivos sem vencer para o campeonato, a equipa "blanca" suou para vencer o Recreativo. Sneyder marcou o tento solitário do encontro. O Valencia continua em queda para o campeonato, e voltou a empatar, desta vez sem golos. Empate foi também o resultado final do Atl. Madrid ante o Numancia. Forlan marcou de novo na liga, mas não foi suficiente para levar os três pontos. Destaque ainda para o Valladolid que, após vitória ante os campeões em título Real Madrid, "afundaram" o submarino amarelo do Villarreal. 0-3 foi o resultado final.

Veja os resultados da liga espanhola aqui


Liga Alemã:

Na Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer e é cada vez mais líder. O recém-promovidos emblema foi ao estádio do Colónia vencer por expressivos 1-3. Petit marcou para o "koln", mas Ibisovic (2) e Ba deram o triunfo aos líderes. A luta pelo título de goleador está "ao rubro", pois se é verdade que Ibisovic bisou, Helmes continua sem facilitar e voltou a facturar na liga alemã. Mas não chegou para dar qualquer ponto ao Leverkusen, que sucumbiu no terreno do Bielefield. O Bayern de Munique começa a espreitar a liderança, com nova vitória na Bundesliga, desta feita ante o Energie Cottbus, por claros 4-1. Os bávaros começaram a perder, mas cedo deram a volta ao texto, com golos de Ribery, Demichelis, Klose e Toni. Uma palavra ainda para o Dortmund. A equipa de "Westfallen" tem tido épocas decepcionantes ultimamente, mas parece apostado em dar a volta por cima e já se encontra em 6º lugar, a apenas quatro pontos do vice-líder Leverkusen.

Veja os resultados da liga alemã aqui

Liga Francesa:

Na "ligue 1", a jornada fica marcada pelo confronto entre o Paris SG e o Lyon. Uma vez mais, Giuly voltou a decidir e levou os adeptos parisienses ao rubro. É o terceiro jogo consecutivo a marcar para o internacional francês. Com esta vitória o Paris SG fica a sete pontos dos sete vezes campeões do Lyonnais. No outro jogo em destaque, o Marselha sofreu para levar um ponto do Velodrome. A equipa marselhesa esteve a perder por 2-0, mas um golo tardio de Zenden restabeleceu o empate. Destaque ainda para a vitória que não merece contestação por parte do Monaco. 3-0 foi o resultado final, ante o Le Mans.

Veja os resultados da liga francesa aqui




domingo, 23 de novembro de 2008

LIGA SAGRES: BENFICA PASSA A LIÇÃO


O BENFICA VENCEU, ESTA NOITE, A ACADÉMICA POR 2-0. OS ENCARNADOS RESOLVERAM A PARTIDA COM GOLOS DE R. AMORIM E CARDOZO, ESTE DE GRANDE PENALIDADE A CASTIGAR FALTA SOBRE REYES.


PEDRO ROCHA


O Benfica voltou a não desiludir e derrotou a Académica, em Coimbra onde já não perde há 36 anos. Quique alterou metade da equipa e ganhou a aposta. Domingos também fez mudanças mas continua sem vencer (e vão seis).

David Luiz foi a primeira surpresa no onze de Quique. O brasileiro regressado da lesão apareceu na esquerda no lugar de J. Ribeiro. Aimar e Katsouranis falharam a partida, por lesões de última hora, o que levou a alterações forçadas por parte do técnico espanhol. Binya, Reyes, R. Amorim e Cardozo regressaram ao onz benfiquista. Na briosa, Domingos apostou num 4-3-3 clássico com Lito e Sougou em destaque.

Na primeira parte, as águias entraram bem na partida, obrigaram a Académica a recuar muito no terreno mas não criaram oportunidades. Com o andar do cronómetro, os estudantes equilibraram a partida e até dispuseram da melhor ocasião de golo - Lito atirou à barra da baliza de Quim. Este lance acordou os encarnados que marcaram pouco tempo depois. Nuno gomes assiste primorosamente R. Amorim que bate Peskovic para o primeiro da partida. O golo não abalou a Académica que continuou a bater-se para o empate que nunca conseguiu.

O segundo tempo começou com o golo de Cardozo. Reyes investe na esquerda e sofre um toque de Pavlovic, Pedro Proença não teve dúvidas e apontou para a marca dos 11 metros. Cardozo não falhou. Com dois golos de vantagem, os encarnados limitaram-se a gerir a vantagem face a uma Académica irrequieta mas inconsequente. Suazo que entrara para o lugar de Cardozo poderia ter ampliado a vantagem benfiquista mas acertou no ferro perante Peskovic.

Com este triunfo, os encarnados conseguem a 4a vitória seguida na Liga e mantêm-se a um ponto do líder Leixões. A Académica perdeu a invencibilidade em casa e já não vence há seis jogos.

Estádio Cidade de Coimbra

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

Académica – Peskovic; Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes e Edson; Miguel Pedro, Pavlovic (Carlos Aguiar, 60 m) e Nuno Piloto; Lito (Éder, 60 m), Garcés e Sougou (Madej, 75 m).

Suplentes não utilizados: Pedro Roma, Cléber, Cris e Tiero.

Benfica – Quim; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e David Luiz; Ruben Amorim (Jorge Ribeiro, 80 m), Binya, Yebda e Reyes (Balboa, 86 m); Nuno Gomes e Cardozo (Suazo, 61 m).

Suplentes não utilizados: Moreira, Miguel Vítor, Carlos Martins, e Aimar.

Disciplina: cartão amarelo a Pavlovic (46 m), Luiz Nunes (53 m), David Luiz (59 m), Nuno Piloto (64 m), Binya (67 m), Maxi (89 m).

Marcador: 0-1 por Ruben Amorim (30 m); Cardozo (47 m, gp).


sábado, 22 de novembro de 2008

LIGA SAGRES: SPORTING VENCE "BATALHA NAVAL"




O SPORTING SOFREU PARA LEVAR DE VENCIDA, ESTA NOITE, A NAVAL 1º DE MAIO, NA FIGUEIRA DA FOZ, POR 0-1. NA "BATALHA NAVAL" HOUVE BAIXAS, COM AS EXPULSÕES DE DERLEI E CANEIRA, MAS O "EXÉRCITO LEONINO" NÃO SUCUMBIU E LEVOU OS TRÊS PONTOS.



GUILHERME BRAZ




O Sporting venceu esta noite a Naval 1º de Maio, por 0-1. A equipa de Paulo Bento "sobreviveu" a um penalti e a duas expulsões, logrando os três pontos mais sofridos da época.


Paulo Bento mexeu, e muito, na equipa leonina para este jogo. Caneira voltou à lateral-esquerda da defesa, Carriço manteve o lugar no eixo central e Veloso voltou ao losango de Paulo Bento. A grande surpresa estava reservada para a posição 10. Postiga foi o escolhido, com Romagnoli a ser relegado para o banco de suplentes. Derlei e Liedson formaram a dupla de avançados dos "leões". Na equipa da Naval, Simplício foi a grande novidade no onze.

O jogo arrancou a "dez à hora". Numa toada muito morna, o Sporting tentava trocar a bola no meio-campo ofensivo enquanto que os figueirenses, a espaços, exploraravam as alas, apostando no contra-ataque. A primeira oportunidade do jogo foi para a Naval. Na sequência de um pontapé de canto, Lazaroni apareceu sem oposição na grande área, mas o cabeceamento saiu muito ao lado. Ironicamente, foi através de um contra-ataque que os comandados de Paulo Bento inauguraram o marcador no João Bento Pessoa. Liedson lançou na perfeição Derlei que caminhou até à entrada da área e devolveu ao "levezinho" que, na cara de Peiser, finalizou com classe. Os "verde-e-brancos" marcaram na primeira oportunidade de que dispuseram. Após o golo, o Sporting intensificou o domínio, com muitas recuperações de bola no meio campo da Naval, mas falhava no capítulo do passe, denotando algum nervosismo. Foi esse nervosismo que levou a que Caneira cometesse uma grande penalidade, por mão na bola da área dos "leões". Na conversão, Patrício defendeu o penalti de Lazaroni, "injectando" nova dose de confiança na equipa lisboeta. A partir daí, e até ao final da primeira parte, o jogo foi dominado pelos vice-campeões, com oportunidades aos 34', aos 35' (a melhor, com Peiser a assinar excelente defesa a remate de Liedson) e aos 41'. O Sporting ia para as "cabines" a vencer pela margem mínima.

A segunda parte começou com um remate para cada lado, mas logo voltou a descer de ritmo. Os adeptos só despertaram aos 54 minutos, altura em que Derlei foi expulso. O "ninja" levou o segundo vermelho em três jogos para o campeonato, após entrada duríssima sobre Alex Hauw. A partir daí, a estratégia dos leões ficou condicionada, com Postiga a oscilar entre a posição 10 e a de segundo avançado, fazendo companhia ao "órfão" Liedson. Mas o Sporting voltou a demonstrar a solidez defensiva que lhe tem sido característica principalmente nos momentos difíceis, e a verdade é que a Naval, embora mais pressionante, não conseguia chegar com perigo à area leonina. Já com Marcelinho e Dudu em campo, nova expulsão para a equipa do Sporting. Caneira levou o segundo amarelo, após entrada fora de tempo. Esteve mal Paulo Bento ao não perceber a condição física de Caneira, que se mostrava em inferioridade notória há já largos minutos. Com apenas nove jogadores em campo, o Sporting mostrou uma concentração e organização impressionantes, não deixando os figueirenses aproximarem-se em demasia da baliza de Patrício. Na verdade apenas com remates de longe ( Marinho, aos 68', Baradji e Marcelinho aos 76' e 79') e com bolas bombeadas ( Patrício esteve bastante seguríssimo neste capítulo) a Naval conseguiu causar algum perigo à equipa do Sporting. Liedson viria mesmo a dispor da melhor oportunidade de toda a segunda a parte, aos 87'. Polga descobriu o "31" leonino que, após domínio perfeito, rematou cruzado para defesa apertada de Peiser. Diego Ângelo ainda voltou a assustar de longe, mas Patrício encaixou, já em períodos de descontos. Minutos depois, Artur Soares Dias apitava pela última vez no João Bento Pessoa.


Finda a partida, o Sporting leva os três pontos e aproxima-se, à condição, do Benfica (joga amanhã) e do Porto (o jogo foi adiado). Os "leões" voltaram a vencer com um golo sem resposta, o resultado mais frequente nesta temporada. A defesa está bem e recomenda-se, mas as expulsões de Caneira e Derlei (duas expulsões em três jogos) dão que pensar, numa altura em que Paulo Bento voltou a não ser condescendente com as atitudes de Vukcevic.


Ficha de Jogo

Liga Sagres, 9.ª jornada
Estádio João Bento Pessoa, na Figueira da Foz
Hora: 20:30 horas
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

EQUIPAS OFICIAIS

NAVAL: Peiser; Carlitos, Paulão, Diego Ângelo e Daniel Cruz; Michel Simplício e Alex Hauw, Bruno Lazaroni e Davide; Bolívia e Marinho.

Suplentes: Jorge Baptista, Fabrício Lopes, Baradji, Dudu, Marcelinho, Godemèche e Saulo.

Treinador: Ulisses Morais

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga e Caneira; Miguel Veloso, João Moutinho e Izmailov; Derlei, Hélder Postiga e Liedson

Suplentes: Tiago, Ronny, Adrien, Pereirinha, Yannick, Tiuí e Romagnoli

Treinador: Paulo Bento



EDITORIAL


MEIOS TECNOLÓGICOS

E

“VERDADE DESPORTIVA”



O que não se discute – e, a nosso ver, erradamente – são as consequências de tamanha revolução no futebol. Exemplificamos: nenhum adepto está disposto a ir a um estádio para estar um eterno minuto à espera que um árbitro, defronte das câmaras de TV, opine sobre se é penalty, ou se é uma pura simulação. Mais: não afectará isso o próprio ritmo do jogo, diminuindo o tempo útil do mesmo?



«Evolui ou morres». Era este o título de um livro destinado aos mais jovens, de cariz declaradamente humorístico mas altamente educativo que, decerto, muitos de nós pudemos ler há não muitos anos atrás. Explicava a evolução do Homem, desde os tempos mais recônditos da nossa existência enquanto seres humanos até ao passado mais recente. Um trajecto feito de bons momentos. Mas, também, de momentos não tão bons.

A que propósito vem isto?

As últimas discussões – acesas, por sinal – sobre os erros dos árbitros têm feito correr tinta a mais e têm patrocinado sombrios debates em demasia. Reivindicam-se novos meios tecnológicos para se atingir a perfeição da tão propalada “verdade desportiva”, com extensas listas de compras de material informático e audiovisual, reivindicam-se mais dois ou três árbitros em campo para apurar, junto da linha-de-fundo, se uma bola transpõe o risco de golo.

O que não se discute – e, a nosso ver, erradamente – são as consequências de tamanha revolução no futebol. Exemplificamos: nenhum adepto está disposto a ir a um estádio para estar um eterno minuto à espera que um árbitro, defronte das câmaras de TV, opine sobre se é penalty, ou se é uma pura simulação. Mais: não afectará isso o próprio ritmo do jogo, diminuindo o tempo útil do mesmo?

Meio-termo. A palavra é simples de pronunciar. Inovações como a introdução de auriculares para uma melhor comunicação entre a equipa de arbitragem? Sim, pois claro. A imagem de um 5º árbitro, isolado numa sala com dez ecrãs da transmissão televisiva, sujeito a repetições exaustivas, de vários ângulos, a atrasar uma decisão tão importante de um jogo como a marcação de uma grande penalidade? Não, obrigado.

Com a actual conjuntura e até a própria cultura do desporto-rei, tal não é possível. Vemos esse tipo de inovações no rugby, sim, mas não queiramos comparar batatas com cebolas. Todos os agentes desportivos e fãs do rugby sabem bem que o árbitro principal pode interromper uma partida para saber se um ensaio é válido ou não. É uma cultura diferente.

Não dizemos «NÃO» à introdução dos meios tecnológicos no futebol. Apenas pensamos que a evolução e a inovação podem ser mais comedidas, nesta matéria. Porque há o risco de se matar o desporto que mais paixões movimenta.

P.S.: quanto a mais árbitros dentro do terreno de jogo, a rábula de há umas semanas atrás dos «Gato Fedorento» diz tudo. Apesar de extremamente cáustica e extrapolada, dá uma visão engraçada da confusão que seria termos mais juízes a decidir no meio de um jogo.




sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU…


CLAQUES: UM MAL NECESSÁRIO?





Sou a favor da operação fair-play precisamente para podermos “distinguir o trigo do joio” e os portugueses pararem finalmente de tomar a parte pelo todo. Precisamente pelo mesmo motivo sou contra a cobertura que a comunicação social faz de tudo o que se relaciona com as claques, influenciando inevitavelmente a opinião pública geral. Se devem noticiar o que está mal, porque não fazer o mesmo quando existem boas prestações? Afinal, a imparcialidade é um dos valores do jornalismo.



PATRÍCIA MARTINS



Não tolero a violência gratuita. Não tolero droga. Não defendo nem justifico o lado mau das claques. Mas será que o futebol pode (ou deve) viver sem elas?

Não creio. Numa época em que cada vez menos pessoas se deslocam aos estádios, são estes grupos organizados de adeptos que se deslocam pelo nosso país, de norte a sul, a apoiar as suas equipas e a colorir os estádios. Não fossem os Ultras e o futebol nacional estaria num estado de decadência ainda mais avançado.

Muito se falou esta semana da operação Fair-Play e da polémica à volta da claque benfiquista No Name Boys. Uma desculpa perfeita para os Ultras saltarem de novo para as capas de jornais pelos piores motivos e para que novamente os pseudo-intelectuais voltassem ao velho assunto de cavaqueira em que todos os elementos das claques são criminosos.

É de salientar que cada vez é mais fácil de comprovar que no seio desses núcleos existem todo o género de pessoas. Se há, de facto, os criminosos que provavelmente até nem querem saber dos clubes para nada e isso é apenas um degrau para poderem soltar tudo de mau que têm interiorizado, há também pessoas normais que pretendem unicamente apoiar o clube de uma forma activa.

Sou a favor da operação fair-play precisamente para podermos “distinguir o trigo do joio” e os portugueses pararem finalmente de tomar a parte pelo todo. Precisamente pelo mesmo motivo sou contra a cobertura que a comunicação social faz de tudo o que se relaciona com as claques, influenciando inevitavelmente a opinião pública geral. Se devem noticiar o que está mal, porque não fazer o mesmo quando existem boas prestações? Afinal, a imparcialidade é um dos valores do jornalismo.



quinta-feira, 20 de novembro de 2008

HONDURAS: VITÓRIA HISTÓRICA COLOCA HONDURENHOS NA FASE SEGUINTE DE QUALIFICAÇÃO





GUILHERME BRAZ





A selecção das Honduras garantiu a liderança do seu grupo da CONCACAF e a consequente passagem à segunda fase de qualificação para o Mundial de 2010
. A vitória histórica sobre o México por 1-0 deixa os hondurenhos mais perto do "sonho" da África do Sul.

Num jogo muito disputado, foi Suazo o "desbloqueador" da defesa mexicana. Uma grande jogada de "El rey", "obrigou" Osório a marcar na própria baliza, à passagem do minuto 51.

A vitória toma contornos mais significativos para os hondurenhos, pelo facto de a selecção mexicana ser agora treinada pelo sueco Sven-Goran Eriksson.

Os hondurenhos festejam o primeiro lugar, mas o México também sorri. A selecção mexicana já está na fase seguinte de qualificação.



Fonte

abola


SELECÇÃO «AA»: GOLEADA AO SOM DO SAMBA




HÁ 53 ANOS QUE PORTUGAL NÃO ENCAIXAVA SEIS GOLOS. O BRASIL HUMILHOU A SELECÇÃO NACIONAL PERANTE OS SEUS ADEPTOS E PÔS A NU AS DEBILIDADES DE TODA UMA EQUIPA.



JOSÉ PEDRO PINTO



Portugal registou, esta madrugada, a derrota mais volumosa dos últimos 53 anos. No amigável frente ao Brasil, a Selecção nacional foi despachada por 6-2 e continua a acumular maus resultados e exibições decepcionantes.

Queiroz mudou o esquema táctico (alinhou, frente ao «escrete», num 4x2x3x1), colocou Tiago e Danny de início e a partida até começou de feição para as hostes nacionais: logo aos 4', o avançado do Zenith de S. Petersburgo colocou Portugal em vantagem. No entanto, a turma portuguesa desconcentrou-se, começou a cometer erros e Luiz Fabiano virou mesmo o resultado em favor da equipa do muito contestado Dunga, assinando dois golos ainda antes da primeira meia-hora (9' e 25').

Para a 2ª Parte, Queiroz corrigiu o figurino inicial, fazendo entrar Meireles e Nani para os lugares de Tiago e Danny, colocou Ronaldo como ponta-de-lança, mas esta não era a noite - uma vez mais - de Portugal. O Brasil repetiu a dose, com Fabiano a assinar um «hat-trick» (57´) e com Maicon (65'), Elano (65') e Adriano (90'+1) a fecharem o marcador. Pelo meio, Simão ainda reduziu a desvantagem (62'), a passe Deco, mas a goleada histórica verificar-se-ia mesmo no apito final.

Portugal não sofria seis golos desde 1955, quando defrontou a Suécia (o resultado final também se cifrou em 6-2). O próximo compromisso na qualificação para o Mundial de 2010' está agendado para 28 de Março de 2009, quando receber a Suécia.



FICHA DE JOGO


JOGO PARTICULAR DE PREPARAÇÃO
BRASIL-PORTUGAL
Estádio: Bezerrão, em Gama (Brasília)
Hora: 00:00
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)

BRASIL: Júlio César; Maicon, Luisão, Thiago Silva, Kléber; Elano, Gilberto Silva, Kaká, Anderson; Luis Fabiano e Robinho.
Suplentes: Doni, Daniel Alves, Marcelo, Miranda, Josué, Diego, Mancini, Alex, Adriano e Pato.
Treinador: Carlos Dunga.

PORTUGAL: Quim; Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Paulo Ferreira; Maniche, Tiago e Deco; Danny, Cristiano Ronaldo e Simão.
Suplentes: Eduardo, Meira, Rolando, Miguel, César Peixoto, Moutinho, Raul Meireles, Nani e Hugo Almeida.
Treinador: Carlos Queiroz.




FONTES



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

SELECÇÃO NO BRASIL: MUITO MAIS QUE UM AMIGÁVEL


PEDRO ROCHA


Faltam somente duas horas para o encontro entre Portugal e Brasil. O jogo é as 24:00 de Portugal e terá transmissão em directo na televisão portuguesa. Esta partida é muito mais que um simples amigável, duelo de povos, de craques e de técnicos.

Dunga e Queiroz passam tempos complicados, uma vitória, hoje, não alterará grande coisa mas pode ajudar. Dunga aposta em Anderson, Robinho, Kaká e Luís Fabiano, Carlos Queiroz vai jogar com Tiago no meio-campo, e, tudo leva a crer, sem avançado fixo na frente. Tudo para ver dentro de duas horas, no Bezerrão, em Gama - Brasil.

Onzes Prováveis

Brasil - Julio César; Maicon, Thiago Silva, Luisão e Kléber; Gilberto Silva, Anderson, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.
Treinador: Dunga.

Portugal - Quim, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Paulo Ferreira; Maniche, Tiago e Deco, Danny, Cristiano Ronaldo e Simão.
Treinador: Carlos Queiroz.

Árbitro - Jorge Larrionda (URU).

Auxiliares - Walter Rial e Pablo Fandiño (URU).

terça-feira, 18 de novembro de 2008

PORTUGAL: SUB-21 VOLTAM AOS BONS RESULTADOS




ANDRÉ MATOS LEITE


Após a eliminação do campeonato da Europa e da derrota no amigável frente à Ucrânia, a selecção portuguesa de Sub-21 voltou aos triunfos. Com uma vitória caseira, por 4-1, ante a Espanha, as “quinas” provaram ao mundo que, com os “nuestros hermanos” a serem considerados favoritos, a teoria nem sempre se comprova na prática.

Rui Caçador tinha prometido uma táctica com dois avançados e foi isso mesmo que apresentou em campo. Orlando Sá e Rui Fonte faziam parceria no ataque quando o apito inicial soou. Ainda assim, o resultado não estava a ser o melhor. Com o jogo equilibrado durante o primeiro quarto de hora, a Espanha começou a ganhar ascendente sobre Portugal. Foi então que Rui Fonte, avançado do Arsenal, mostrou que a táctica portuguesa podia funcionar quando, aos 20’, interceptou um atraso para fazer o 1-0. No entanto, uma grande penalidade aos 23’ a favor dos pupilos de Juan López, permitiu a Parejo restaurar a igualdade no marcador. Portugal não baixou os braços, partiu para o ataque e, antes do intervalo, colocar-se-ia a ganhar por 3-1. Aos 37’ e na sequência de um canto batido por Pereirinha, Orlando Sá cabeceou para o 2-1. Perto do fim da primeira parte, Pereirinha, novamente na assistência, cruzou para Orlando Sá bisar e bater Asenjo pela terceira vez.

Com a chegada da etapa complementar e as “quinas” a vencer por 3-1, a Espanha foi dominada pela equipa caseira. Aos 55’ Orlando Sá conseguiu o seu hat-trick, desta feita assistido por Yazalde. O avançado do Braga ainda tentaria o quarto golo de cabeça, mas a pontaria não foi a melhor com a bola a passar ao lado das redes espanholas.

Ficha de Jogo

Jogo Amigável
Estádio Municipal do Cartaxo
Árbitro: Hugo Miguel

PORTUGAL: Rui Patrício, João Gonçalves, Miguel Vítor, Daniel Carriço, Ruben Lima, Candeias, Castro, Stélvio, Pereirinha, Rui Fonte e Orlando Sá
Suplentes: Ventura, Bura, André Pinto, João Aurélio, João Martins, Yazalde e Pedro Moreira
Treinador: Rui Caçador

ESPANHA: Sergio Asenjo, Azpilicueta, Echaide, Domínguez, Balenziaga, Aarón, Sergio Busquets, Camacho, Fran Mérida, Parejo e Adrián López
Suplentes: De Gea, Javi Martinez, Canella, Jordi Alba, Raúl, Bueno, Lillo
Treinador: Juan López


Fontes


ANÁLISE DA JORNADA

JORNADA 8: LEIXÕES PERSISTE NA LIDERANÇA


PATRÍCIA MARTINS


Leixões foi a Alvalade vencer e marcar posição de líder. Benfica segue-se na tabela com o segundo lugar, enquanto F.C. Porto apesar de ter regressado à vitórias diante do Guimarães está num terceiro posto empatado com os dois emblemas madeirenses. No fundo da tabela está o Trofense, actual campeão da Liga de Honra. Destaque ainda para a primeira vitória do Paços de Ferreira neste campeonato.


TROFENSE 0-2 MARÍTIMO

Se na primeira parte do jogo de abertura da jornada o Trofense conseguiu uma maior posse de bola e um jogo bastante equilibrado, na segunda metade isso mudou: os insulares comandaram o jogo e os dois golos acabaram mesmo por surgir aos 61 minutos por Djalma e depois por Olberdam (70´) na sequência de um livre. O Marítimo sai da Trofa com uma vitória justa já que se mostrou superior no terreno de jogo.


F.C. PORTO 2-0 V. GUIMARÃES

Os dragões regressaram às vitórias convincentes. Enquanto os vimaranenses não criaram grande perigo, a equipa azul e branca tomou conta da partida e o nulo no marcador com a chegada do intervalo não espelhava as arrancadas dos comandados de Jesualdo. O primeiro golo surge naturalmente aos 65 minutos numa boa jogada de persistência, onde Lisandro Lopéz conseguiu concretizar. A dois minutos do final, o mesmo jogador está na jogada que fecha o resultado: Lisandro cruza para Farías que encosta para golo. Estava feito o resultado e os vimaranenses saem do Dragão com uma derrota.


SPORTING 0-1 LEIXÕES

O inesperado líder do campeonato foi a Alvalade derrotar os leões, que caem para o sexto lugar. Nos minutos iniciais da partida o Sporting ainda conseguiu criar algumas jogadas e subir no terreno, contudo, o Leixões despertou rapidamente para adormecer as tropas de Paulo Bento. Roberto Sousa (66´) conseguiu marcar o golo com valor de três pontos, através de um grande remate ainda fora da grande área. Os matosinhenses voltaram a vencer no terreno de um “grande” (já o haviam feito no Dragão) e justificaram plenamente o lugar de topo que ocupam na tabela classificativa.


NACIONAL 0-0 RIO AVE


Uma primeira parte sem grandes motivos de emoção, registando-se apenas uma jogada de Chidi (38´) onde poderia ter colocado os vila condenses em vantagem. O resto do jogo não foi muito melhor. Embora os madeirenses tenham lutado pela vitória nunca foram capazes de criar jogadas originais, mérito também para a coesão defensiva do Rio Ave que soube manter a sua baliza inviolável. Em duas partidas na Madeira, os nortenhos conseguiram dois pontos. O Nacional empata a corrida para o primeiro lugar, mas ainda assim mantém a boa classificação.


PAÇOS DE FERREIRA 2-1 NAVAL

O Paços conquistou a primeira vitória neste campeonato! E bem! Se a Naval marcou primeiro por Bolívia (16´) na sequência de um canto, certo é que nunca mais conseguiu criar perigo durante a partida. Os castores cresceram, tomaram conta do jogo e tiveram a perícia de em três minutos dar a reviravolta ao resultado: o primeiro a marcar foi Paulo Sousa (42´) e seguiu-se William (45´) a rematar junto ao poste. O Paços de Ferreira foi um justo vencedor e os seus adeptos premiaram a equipa com fortes aplausos.


BENFICA 1-0 E. AMADORA

A águia entrou no jogo com alguma apatia, enquanto o Estrela da Amadora mostrou-se sempre muito seguro a jogar no estádio da Luz. A segunda parte trouxe um Benfica mais aguerrido, com vontade de marcar. Ao minuto 50 Sidnei conseguiu concretizar com um remate forte sem que Nelson fosse capaz de parar o esférico. Até ao final da partida os encarnados foram tentando a sua sorte em ataques à área do Estrela sem, no entanto, voltar a conseguir concretizar. O Benfica ocupa o segundo lugar na tabela, antecedido pelo Leixões.


SP. BRAGA 1-0 V. SETÚBAL

À meia hora de jogo os bracarenses já se colocavam em vantagem no marcador através de Meyong. Embora com algumas oportunidades criadas pelos Sadinos, sobretudo em lances de bola parada, foi o Braga que sempre comandou o jogo e ameaçou por diversas vezes dilatar o resultado. O Vitória de Setúbal acabou por sair derrotado devido a uma falha ofensiva. Destaque para o regresso de Linz à equipa do Sporting de Braga.


BELENENSES 1-0 ACADÉMICA

Na partida que encerrou a 8ª jornada, o Belenenses recebeu e venceu a Académica de Coimbra por 1-0. O golo foi marcado por Vinícius aos 15 minutos, com Zé Pedro a isolar o companheiro já à entrada da grande área e o número 26 do Restelo a atirar certeiro. Um jogo pobre, ainda que com o Belenenses a dominar acaba com os três pontos para a equipa da casa que, com este resultado, pode respirar um bocado saindo dos lugares de despromoção.


Confira aqui a tabela classificativa.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O FUTEBOL LÁ FORA






GUILHERME BRAZ




A Europa do futebol continua o seu caminho, com as equipas mais fortes a fazerem valer o seu estatuto cada vez mais, e com os "outsiders" a perder fulgor. Mas há uma excepção: o Hoffenheim continua a encantar na Bundesliga e a opinião é unânime: estamos perante um candidato ao título alemão.




Liga inglesa


Não houve surpresas nesta ronda da premier league, uma ronda em que os portugueses estiveram em grande. Cristiano Ronaldo foi a estrela maior desta jornada, ao bisar na vitória fácil do Man Utd contra o Stoke (5-0). Dois "rockets" dizimaram por completo a equipa do Stoke, que luta pela manutenção. Bosingwa também marcou na vitória do Chelsea (0-3) contra o WBA. Anelka marcou os restantes e segue firme na liderança dos melhores marcadores. Nesta ronda, o Liverpool continuou a sua "senda vitoriosa" ao vencer por duas bolas a zero o Bolton. Kuyt e Gerrard foram os "marcadores de serviço". Big Phil e Rafa Benitez continuam a liderar isoladamente a "Premiership". O Arsenal deixou escapar os "red devils" no 3º posto, com a derrota por 0-2 contra o Aston Villa. Grande campeonato da equipa de Villa Park. Os reabilitados "spurs" não conseguiram vencer esta jornada. O Fulham foi mais forte e mereceu a vitória (2-1).

Veja os resultados da liga inglesa aqui


Liga Italiana

Na liga italiana, continua renhida a luta pela liderança, mas Mourinho não desarma. "Il speciale" voltou a vencer, com expressivos 0-2 ante o Palermo. O treinador bem pode agradecer a Ibrahimovic, que assinou uma fantástica exibição, culminada com a obtenção de ambos os tentos. O Inter está em 1º, com mais um ponto do que o A.C Milan, que não teve vida fácil no confronto contra o Chievo. A equipa de Verona só não resistiu ao penálti marcado por Ronaldinho. 1-0 foi o resultado final. No jogo grande da jornada, a AS Roma voltou às vitórias. E logo no "derby romano", contra a Lazio. 1-0 foi o resultado final. A Juventus não teve dificuldades e "despachou" o Génova por claros 4-1. A equipa sensação esteve irreconhecível e nunca teve argumentos para contrariar a "vechia signora". O Nápoles continua em 4º lugar, apesar da derrota frente ao Atlanta (3-1).

Veja os resultados da liga italiana aqui


Liga Espanhola

Em "la liga", sinal vermelho para Schuster. O treinador alemão admitiu que o jogo contra o Valladolid era importante para a sua continuidade no plantel "merengue", mas a verdade é que saiu derrotado (1-0), deixando escapar (ainda mais) o Barcelona. Isto porque os "blaugrana" continua imaculado na liga. Fantástico jogo dos catalães que foram ao sul de Espanha vencer o Huelva por contundentes 0-2. O Valencia também não está bem na liga espanhola e cedeu três pontos caseiros ante o Sporting. A equipa de Gijón já havia sido goleada pelo Barça e pelo Real, mas desta vez consegui surpreender e levar os três pontos do Mestalla. Uma palavra ainda para o Atlético de Madrid que venceu, sem contemplações, o Deportivo La Coruña por quatro bolas a uma. A equipa de Aguirre "está bem e recomenda-se" na luta pelo campeonato do país ibérico.

Veja os resultados da liga espanhola aqui


Liga Alemã

Na Bundesliga parece oficial a luta do Hoffenheim pelo título. O "novo rico" emblema já é líder, a par com o Leverkusen, do campeonato e foi vencer o sempre difícil Wolfsburgo, num emocionante 3-2. Mas o Leverkusen continua imparável com a dupla "Kiesling e Helmes" a voltar a fazer mossa no campeonato. Desta feita, os líderes venceram a equipa do Schalke 04 por duas bolas a uma. O Bayern de Munique continua sem perder, mas não venceu nesta ronda da Bundesliga. Os bávaros não foram além de um empate a duas bolas contra o Borussia Monchengladbach. Os campeões em título até estiveram a vencer por duas vezes, mas não conseguiram segurar o triunfo. Uma palavra ainda para a excelente forma do Hertha de Berlim. A equipa que disputa a fase de grupos da UEFA com o Benfica continua em excelente plano na liga e venceu o poderoso Hamburgo pela margem mínima (2-1).

Veja os resultados da liga alemã aqui


Liga Francesa

O Lyon defrontou o Bordéus naquele que foi o jogo grande da ronda da "ligue 1". Os heptacampeões gauleses venceram por duas bolas a uma, com Benzema e Kallstrom a facturarem. Os homens de Claude Puel lideram a liga com mais cinco pontos do que os "eternos rivais" do Marselha. O Olympique foi surpreendido, em pleno Velodróme, pelo modesto Lorient. 2-3 foi o resultado favorável à equipa "orange". Quem aproveitou o deslize do O.M foi o Paris SG. A equipa parisiense, com Giuly em grande forma, visitou o terreno do Le Havre, logrando uma importante vitória (1-3). Nos outros jogos entre equipas de topo da "ligue 1", destaque para as vitórias do Rennes e do Lille, frente ao Monaco e St. Ettiène respectivamente.

Veja os resultado da liga francesa aqui




F.C. PORTO: FARÍAS QUER JOGAR MAIS



«EL TECLA» ACREDITA QUE TERÁ MAIS OPORTUNIDADES PARA JOGAR NOS «DRAGÕES», MAS, PERANTE O CONSTANTE ASSÉDIO PROVENIENTE DA ARGENTINA, NÃO FECHA A PORTA A UMA EVENTUAL SAÍDA.




JOSÉ PEDRO PINTO




Ernesto Farías estreou-se este fim-de-semana a marcar com a camisola do F.C. Porto, esta época. Foi da sua autoria o golo que carimbou a vitória dos «azuis-e-brancos» frente ao Vit. Guimarães, mas o que é certo é que não tem sido opção regular para o técnico Jesualdo Ferreira.

Logo no final da partida do passado sábado, «El Tecla» confessou que gostaria de ser mais vezes chamado ao «11» dos «dragões». “Preciso de oportunidades para estar bem e para aproveitar melhor. Quero jogar sempre mais, mas para tal tenho de estar bem", afirmou o avançado argentino contratado pelos portistas no início da época passada e que, apesar de tudo, reconhece que "a luta é diária" para vingar no plantel às ordens de Jesualdo: "Trabalho para ter continuidade e regularidade, mas sei que só jogam onze".

O interesse constante de clubes argentinos no seu concurso não afecta, aparentemente, o avançado do F.C. Porto. Depois das abordagens do Estudiantes de la Plata (também da Argentina), surge agora o nome do Independiente como potencial interessado em Farías. A possibilidade de um regresso ao país-natal na reabertura do mercado, em Janeiro, não está nas cogitações do dianteiro «azul-e-branco», mas sabe-se que esse cenário não está totalmente descartado tanto pelo atleta como pelo próprio empresário, Fernando Hidalgo.




FONTES



domingo, 16 de novembro de 2008

LIGA SAGRES: BENFICA FIRME NA PERSEGUIÇÃO



O BENFICA DERROTOU, ESTA NOITE, O ESTRELA POR 1-0, SIDNEI CARIMBOU OS TRÊS PONTOS PARA OS ENCARNADOS QUE SE MANTÊM EM PERSEGUIÇÃO AO SURPREENDENTE LEIXÕES.



PEDRO ROCHA


Na 8ª jornada da Liga o Benfica venceu, hoje, o Estrela da Amadora. Apesar das dificuldades que passam fora de campo os estrelistas apresentaram-se na Luz bem organizados defensiva e ofensivamente. O Benfica dominou mas continuou a revelar pouca eficácia e lentidão de processos.

No primeiro tempo, Carlos Martins e Yebda tentaram resolver de longe mas demonstraram pouca eficácia. A melhor ocasião apareceu mesmo para a equipa visitante quando N. Coelho, após livre de Celestino, cabeceou para uma enorme parada de Quim. Dez minutos volvidos, os encarnados viram Suazo desaproveitar um bom lance colectivo ao rematar por cima da baliza de Nélson.

O segundo período começou com o golo do Benfica. Sidney após passe de N. Gomes rematou rasteiro e sem hipóteses para o guardião estrelista somando o terceiro golo na liga. A equipa da Amadora sentiu o golo e o Benfica dispôs de algumas ocasiões para ampliar a vantagem. Com o fim do jogo a aproximar-se os encarnados ficaram mais nervosos e o Estrela aproveitou para subir um pouco sem, contudo, colocar em risco a vitória benfiquista.

Vitória justa do Benfica que com este resultado recupera o segundo lugar,mantém-se colado ao líder Leixões com 18 pontos e com quatro e cinco pontos de vantagem sobre Porto e Sporting respectivamente.

Liga Sagres, 8.ª jornada.
Estádio do Sport Lisboa e Benfica, Lisboa
Hora: 18.30
Árbitro: João Capela (Lisboa)

EQUIPAS OFICIAIS

BENFICA
Quim; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Katsouranis, Yebda, Carlos Martins e Aimar; Nuno Gomes e Suazo

Suplentes: Moreira, David Luiz, Binya, Fellipe Bastos, Balboa, Reyes e Cardozo

Treinador: Quique Flores

E. AMADORA
Nélson; Hugo Gomes, Mustafa, Nuno André Coelho e Vítor Moreno; Vidigal, Fernando Alexandre, Celestino e Jardel; Varela e NDiaye.

Suplentes: Filipe Mendes, Pedro Pereira, Anselmo, Hugo Carreira, Marco Paulo, Marcelo Goianira e Teti

Treinador: Lázaro Oliveira

sábado, 15 de novembro de 2008

LIGA SAGRES: NOVO TSUNAMI. AGORA, FOI EM ALVALADE



O MAR FOI A ALVALADE DESPACHAR UM SPORTING EM CRISE. UM GOLO SOLITÁRIO DE ROBERTO SOUSA SENTENCIOU UMA PARTIDA QUE O «LEÃO» DOMINOU… MAS EM QUE VACILOU EM LANCES CAPITAIS.



JOSÉ PEDRO PINTO



O líder voltou a vencer. Em Alvalade, perante o Sporting, o Leixões triunfou (0-1) com uma 2ª Parte de luxo, contra uma equipa leonina que voltou a escorregar no campeonato e que até havia dominado a 1ª Metade. José Mota e os seus jogadores ainda não perderam fora de portas (quatro jogos, quatro vitórias no terreno dos adversários) e justificam a liderança com uma superioridade cabal sobre um Sporting apático na hora de recuperar de um resultado negativo.

O domínio da 1ª Parte pertenceu, quase em exclusivo, ao Sporting. Com um Leixões que apareceu em Alvalade para jogar, declaradamente, em contra-ataque, os «leões» conseguiram ter o controlo do jogo mesmo onde gostam (na linha média), mas só conseguiram traduzir esse mesmo controlo em oportunidades depois dos 15’ iniciais e muito por força do acerto defensivo evidenciado pelos matosinhenses. Romagnoli e Postiga, ambos isolados e servidos por Liedson, permitiram a Beto duas defesas sensacionais. Ainda assim, depois dos 30’, a equipa de José Mota fez baixar o ritmo da partida para poder explorar a surpresa no ataque – sem grandes efeitos práticos – e as lesões de Rochemback e Pedro Silva (que tinha entrado, curiosamente, para render o médio brasileiro) vieram complicar a tarefa de Paulo Bento, forçado a esbanjar duas substituições ainda antes do intervalo.

E foi mesmo o Leixões que entrou mais decidido no reatamento da partida. Ainda apostado, nos primeiros minutos, em fazer a diferença na contra-resposta, atrás da linha de bola, soltou-se, a pouco e pouco, do espartilho do meio-campo leonino e começou a chegar mais vezes à grande-área de Patrício. Hugo Morais quase marcou um golaço, aos 60’ (negado pelo guardião do Sporting), e quando os «leões» pareciam querer reagir, Roberto Sousa inaugurou o score (65’): uma perda de bola de Izmailov à entrada da área e o brasileiro a rematar para o fundo da baliza de Patrício (também ele mal batido). Paulo Bento tentou mexer com a apatia do seu «11», colocando Djaló, mas somente Postiga conseguiu, até ao final da partida, assustar a baliza de Beto. A pressão dos últimos instantes não deu o empate aos de Alvalade e Zé Manuel ainda enviou uma bola ao poste já em período de descontos.

Matosinhos continua na liderança, de forma sensacional, ao fim de oito jornadas. Com 19 pontos somados, o Leixões navegou com segurança numa fase complicada em que defrontou os três «grandes». Já em relação ao Sporting, não conseguiu aproximar-se do topo da tabela, continua com 13 pontos e pode ser ultrapassado por Naval e Estrela da Amadora na 5ª posição ainda esta jornada.



FICHA DE JOGO

Liga Sagres, 8.ª jornada
Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Hora: 20.30
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

SPORTING:
Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Miguel Veloso; Rochemback, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Postiga e Liedson.
Suplentes: Ricardo Batista, Pedro Silva, Adrien, Pereirinha, Grimi, Yannick e Derlei.
Treinador: Paulo Bento.

LEIXÕES:
Beto; Vasco Fernandes, Joel, Élvis e Laranjeiro; Bruno China, Roberto Sousa, Hugo Morais e Diogo Valente; Braga e Wesley.
Suplentes: Berger, Ruben, Sandro, Diogo Luís, Nwoko, Zé Manuel e Marques.
Treinador: José Mota.


PORTO VOLTA ÀS VITÓRIAS NA LIGA SAGRES





ANDRÉ MATOS LEITE



Após duas derrotas para o campeonato, frente ao Leixões e frente ao Naval, o Futebol Clube do Porto voltou às vitórias contra o Guimarães. Dois golos, na segunda parte, ditaram o resultado favorável aos “dragões”.

Logo de início, os pupilos de Jesualdo Ferreira mostraram vontade de marcar. Durante toda a primeira parte foram várias as oportunidades detidas por Rodríguez, Lisandro e Tarik, mas Nilson mostrava-se um guardião intransponível quando a bola ameaçava entrar.

Com a chegada da etapa complementar da partida, a equipa orientada por Manuel Cajuda conseguiu subir de prestação sem, no entanto, conseguir apresentar-se como uma verdadeira ameaça à baliza defendida por Helton. Raras foram as vezes em que os vimaranenses conseguiram rematar contra as redes portistas. Já o Porto viu surgirem os frutos de todo o seu trabalho: aos 65’ Raul Meireles encontrou Lisandro na área que, de cabeça, conseguiu bater Nilson pela primeira vez no encontro. Quando o final do jogo se aproximava, foi a vez de Lisandro fazer uma assistência. O argentino desmarcou o seu compatriota Farías que fez o 2-0 final.

Ficha de Jogo

Liga Sagres, 8.ª jornada
Estádio do Dragão, no Porto.
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando e Raul Meireles; Tarik, Lucho, Rodríguez e Lisandro.
Suplentes: Nuno, Lino, Stepanov, Pelé, Tomás Costa, Mariano e Farías.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Gregory, Moreno e Momha; Flávio Meireles e João Alves; Fajardo, Nuno Assis, Desmarets e Douglas.
Suplentes: Serginho, Luciano, Márcio Martins, Wênio, Carlitos, Jean Coral e Roberto.
Treinador: Manuel Cajuda



Fontes

Record


EDITORIAL


ALERTA VERMELHO PARA A REBOLEIRA
E PARA OUTRAS PARAGENS



O caso do Estrela da Amadora é paradigmático. E reincidente. E não só da época anterior, como toda a gente se lembra. O que se passa actualmente na Reboleira demonstra, tão simplesmente, que o copo já transbordou e que o futebol, se ainda não bateu no fundo, para lá caminha em velocidade-cruzeiro.





Não é nada de novo. Mas temos que falar sobre isso. Infelizmente, o futebol português já nos habituou a semelhantes episódios nos últimos anos. Haja ou não uma crise, muitos clubes portugueses apresentam – e apresentarão – sempre resultados “estranhos” nas suas contas anuais. Fruto de gestões danosas (ou danadas?), emblemas há que não conseguem cumprir com as suas obrigações perante o Fisco, Segurança Social, e, até mesmo, com a própria Liga de Clubes.

Depois, os danos colaterais. Funcionários administrativos que não vêem a cor do dinheiro há largos meses, mas que continuam a ter que regressar para as suas famílias ao final de cada dia. Jogadores em risco de serem despejados de suas casas, confessando aos jornalistas, em off-the-record, que apenas comparecem às partidas oficiais para poderem ter “uma ou duas refeições de jeito”.

O caso do Estrela da Amadora é paradigmático. E reincidente. E não só da época anterior, como toda a gente se lembra. O que se passa actualmente na Reboleira demonstra, tão simplesmente, que o copo já transbordou e que o futebol, se ainda não bateu no fundo, para lá caminha em velocidade-cruzeiro.

Os atletas e o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) estão à beira de fazer parar os campeonatos em Portugal e a Liga de Clubes encolhe os ombros. Dois anos de gestão de Hermínio Loureiro tiveram o seu ponto alto na decisão do mega-processo Apito Final enquanto que o flagelo dos salários em atraso continua a fazer tremer os alicerces do futebol em Portugal.

Os regulamentos, que tanto servem para muitos clubes se atingirem uns aos outros, são agora remetidos para segundo plano. Não interessa aos dirigentes uma coabitação com mais medidas para punir as suas irresponsabilidades financeiras. Belenenses, Vit. Setúbal, Boavista, Estoril, U. Leiria e, nas competições não-profissionais, o Olivais e Moscavide, são os senhores que se seguem.