sexta-feira, 17 de outubro de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU…


PORTUGAL E QUEIROZ EM MAUS LENÇÓIS





QUEIROZ DIZ QUE AINDA NINGUÉM CONSEGUIU MELHOR DO QUE ELE, VISTO QUE PORTUGAL NÃO TEM NENHUM TÍTULO. PODE SER VERDADE QUE NÃO HÁ TAÇAS. MAS HÁ MELHOR. SOMOS CAPAZES DE MAIS E JÁ O PROVÁMOS. ESPERO PARA VER. E TORÇO PELA VITÓRIA NOS PRÓXIMOS TEMPOS. PARA BEM DAS QUINAS QUE ESTÃO NA BANDEIRA NACIONAL.



PATRÍCIA MARTINS



A selecção portuguesa está em maus lençóis. A qualificação para o Mundial 2010' está em risco, a capacidade de liderança de Queiroz em causa e o ambiente entre adeptos e equipa de cortar à faca. Já para não falar na falta de entrosamento entre os jogadores, tanto tacticamente como emocionalmente.


Vamos por partes: Portugal já há muitos anos que não tinha três jogos seguidos sem vencer. O empate da última Quarta-feira diante da Albânia deixa os portugueses a fazer contas de cabeça para conseguir o apuramento. Provavelmente a equipa tem de vencer sempre até defrontar a Dinamarca e ainda assim ficar na expectativa. Mas para que isso seja possível há ainda muito a mudar…


É incontornável comparar Queiroz com o seu antecessor, Luíz Felipe Scolari. Queiroz mostra-se frio, não há ligação emocional com os adeptos (até apresenta a lista de convocados online!), jogadores não são vistos como um grupo de familiares em que o bom ambiente de balneário está em primeiro lugar. Queiroz deixou claro desde o início que o único peso na sua balança de convocados é o jogador que atravessa o melhor momento. Mas até isso parece não estar a conseguir visualizar: insiste em Hugo Almeida relegando Nuno Gomes para o banco de suplentes. Se a principal vantagem do actual seleccionador seriam as capacidades tácticas, o “esquema” não lhe tem corrido pelo melhor. Na última semana, colocou em campo vários jogadores com as mesmas características, desorientando os atletas das suas verdadeiras funções.


Scolari unia a equipa, unia os adeptos em torno da paixão por Portugal. Teve os seus momentos maus e os seus erros, com certeza. No entanto, depois de vermos jogadores armados em vedetas (que reagem mal com o público, que entram nos treinos com brincos…), competição entre colegas dentro de campo quando é suposto todos lutarem em prol da vitória do grupo, indiferença perante os adeptos (nunca vi Queiroz dirigir-se aos portugueses…), falta de respeito para com a comunicação social (ninguém apareceu na flash interview, jogadores deixam os jornalistas a falar sozinhos só porque não gostam das perguntas, etc) … temos que nos perguntar: Será que Portugal não exagerou nas críticas a Scolari?


Queiroz diz que ainda ninguém conseguiu melhor do que ele, visto que Portugal não tem nenhum título. Pode ser verdade que não há taças. Mas há melhor. Somos capazes de mais e já o provamos. Espero para ver. E torço pela vitória nos próximos tempos. Para bem das quinas que estão na bandeira nacional.




Sem comentários: