sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ESTA SEMANA, ESCREVO EU…


MUDANÇAS JÁ ANUNCIADAS COM DESEJO DE BOM FUTEBOL PARA 2009 À MISTURA




MUITO CAMPEONATO HÁ AINDA PARA DECORRER E CREIO QUE ESTA MUDANÇA, AINDA QUE INESPERADA, DE LIDERANÇA NÃO SUGERE JÁ UMA RENOVAÇÃO DO TÍTULO AZUL E BRANCO. ESPEREMOS PARA VER, PORQUE OS ADEPTOS PRECISAM É DE EMOÇÕES E BOM FUTEBOL.



PATRÍCIA MARTINS



Ainda Janeiro está a começar e já se anunciam mudanças dentro dos clubes para a próxima época. Esta semana foi a vez do Sporting tornar público que Luís Soares Franco não se vai recandidatar à presidência leonina. Soares Franco é um homem de negócios. Não se pode negar que tenha feito uma boa gestão do Sporting, sobretudo a nível financeiro, no qual o clube leonino, com maior ou menor custo, lá se foi aguentando por caminhos dignos.

Mas Soares Franco não é um homem de futebol. Futebol é paixão e ele não demonstra esse exorbitar. É verdade que criticamos constantemente as cenas públicas que os dirigentes clubistas protagonizam. Mas isso não tira o lugar a darem a cara nas lutas que o clube atravessa com os adeptos.

Com esta decisão levanta-se mais uma vez a questão de Paulo Bento. O treinador, muitas vezes criticado, termina o contrato no final desta época. O presidente ainda em curso pode optar por propor a renovação de contrato, é certo, mas será sempre uma medida arriscada. Bento teve um discurso sensato ao optar por não transmitir nenhuma posição. Não sai com Soares Franco, mas também não garante que permaneça no Sporting ainda que a renovação fosse uma proposta viável.

Do outro lado da circular é inevitável lembrarmos a perda do primeiro lugar do Benfica. O início de 2009 trouxe a fava do bolo-rei aos encarnados que tropeçaram na Trofa. Os dragões não deixaram escapar a oportunidade para retomarem a posição onde nos últimos anos se sentem mais confortáveis: o topo da tabela.

Muito campeonato há ainda para decorrer e creio que esta mudança, ainda que inesperada, de liderança não sugere já uma renovação do título azul e branco. Esperemos para ver, porque os adeptos precisam é de emoções e bom futebol. Uma maior competitividade na luta aos lugares cimeiros só ajuda a manter o interesse no campeonato e é isso que espero ver por parte de todos os clubes.

Que 2009 nos dê muitos bons motivos para continuarmos a gostar de futebol.

P.S. - Este será provavelmente o meu último comentário neste espaço. Assim o dita o aproximar dos estágios académicos… Desse modo, quero aproveitar este meu “tempo de antena” para mandar um abraço do tamanho do mundo aos meus fiéis companheiros da Gazeta do Futebol. Com eles aprendi a receber e partilhar críticas e elogios e desse modo colocar em prática os conhecimentos que adquiríamos nas aulas. André, José Pedro, Guilherme e Pedro. Para eles, toda a felicidade do mundo.




Sem comentários: