sábado, 10 de janeiro de 2009

LIGA SAGRES: SPORTING É LÍDER… PELO MENOS ATÉ AMANHÃ



COM GOLOS DE VUKCEVIC E LIEDSON E UMA BOA EXIBIÇÃO, O SPORTING CONSEGUE SER LÍDER DO CAMPEONATO. ESPERA AGORA PELOS RESULTADOS DE F.C. PORTO E S.L. BENFICA NOS JOGOS DE AMANHÃ.



JOSÉ PEDRO PINTO



O Sporting venceu o Marítimo, esta noite, em Alvalade, por 2-0 e ascendeu, provisoriamente, ao 1º lugar da Liga Sagres. Com uma exibição sólida e bem conseguida no cômputo dos 90’, a equipa de Paulo Bento nunca permitiu grandes veleidades a um Marítimo que apareceu em Lisboa com o intuito de levar um ponto para o Funchal.

Com um Marítimo que se apresentou em Alvalade assente numa táctica de 3x5x2, foi ao Sporting que pertenceu o domínio do jogo durante toda a 1ª Parte. A equipa de Paulo Bento entrou mais possante, com mais posse de bola e rapidez no ataque à baliza de Marcos e acabaria mesmo por marcar cedo: aos 11’, Izmailov serviu Liedson dentro da grande-área e este trabalhou bem, servindo Vukcevic que, junto à linha de golo, só teve que encostar para o 1-0. A pressão leonina, de forma consistente e regular, continuou nos minutos subsequentes, mas as oportunidades não abundavam perante um Marítimo que tinha enormes dificuldades em sair para ataques organizados, apesar da eficiência defensiva. Antes do intervalo, Liedson e Postiga ainda ameaçaram as redes madeirenses, mas sem efeitos práticos.

A entrada na 2ª Parte foi feita com maior intensidade de parte a parte, com um Marítimo mais solto e afoito no ataque embora sem chegar aos níveis de ritmo apresentados pelos «leões». O Sporting voltou a entrar em jogo com controlo sobre o mesmo e teve, ao longo da 2ª Metade, algo que lhe faltou nos primeiros 45’: oportunidades para ampliar o marcador. Postiga foi o mais inconformado perante um Marcos em forma e a velocidade do ataque dos de Alvalade assustava os insulares sempre que o adversário se aproximava da grande-área. Quando o Marítimo mostrava indícios de começar a dar uma réplica à desvantagem, Olberdam viu o segundo cartão amarelo das mãos de Lucílio Baptista, aos 65’, e, aos 81’, Liedson sentenciou a partida, após nova perdida de Hélder Postiga na área madeirense, fazendo o 2-0 final.

Com esta vitória, o Sporting ascende à 1ª posição da Liga Sagres, ainda que à condição, esperando pelos resultados de F.C. Porto e S.L. Benfica nas partidas de amanhã. Já o Marítimo mantém a 6ª posição, mas pode ser ultrapassado já esta jornada pelo rival Nacional se os comandados de Manuel Machado vencerem, este domingo, em Paços de Ferreira.



FICHA DE JOGO


LIGA SAGRES, 14.ª JORNADA
SPORTING-MARÍTIMO
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Hora: 19:45
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Caneira, Polga e Grimi; Miguel Veloso; João Moutinho, Izmailov e Vukcevic; Liedson e Postiga.
Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Rochemback, Pereirinha, Romagnoli e Derlei.
Treinador: Paulo Bento.

MARÍTIMO: Marcos; Fernando, João Guilherme e Van der Linden; Paulo Jorge, Olberdam, Bruno, Miguelito e Marcinho; Djalma e Baba.
Suplentes: Marcelo Boeck, Briguel, Luís Olim, João Luiz, Vítor Júnior, Manu e Bruno Fogaça.
Treinador: Lori Sandri.




Sem comentários: