terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ANÁLISE DA JORNADA


14ª JORNADA: TROFENSE DEVOLVE LIDERANÇA AO BENFICA COM EMPATE DIANTE DO F.C. PORTO




PATRÍCIA MARTINS


O Trofense voltou a ser a surpresa da jornada ao sair do Dragão com um empate. Na jornada anterior esta mesma equipa da Trofa retirou os encarnados do primeiro lugar e agora devolveu a liderança ao Benfica. O Sporting venceu o Marítimo e está em igualdade pontual com o rival da segunda circular. O Belenenses conquistou a primeira vitória fora de portas e atirou o Rio Ave para o último lugar da tabela, onde partilha os lugares de descida com o Vitória de Setúbal.


V. GUIMARÃES 0-0 E. AMADORA


O Vitória voltou a desiludir diante dos seus adeptos, com uma exibição pobre e de má qualidade. O nulo encaixa-se na perfeição ao encontro, mas a existirem golos seriam, com toda a certeza, dos forasteiros da Reboleira que por duas ocasiões obrigaram Nílson a defesas apertadas: o primeiro lance teve a marca de Silvestre Varela (excelente a exibição) e o segundo ficou a cargo de Jardel. Os vimaranenses só de bola parada chegaram perto da baliza de Nélson, ainda assim sem verdadeiro perigo. Exige-se mais, muito mais, à turma de Cajuda para cumprir o objectivo dos primeiros cinco lugares.



SPORTING 2-0 MARÍTIMO


O Sporting entrou na partida decidido a vencer e foi isso mesmo que espelhou durante os 90 minutos. Vukcevic abriu o marcador (11’) após cruzamento de Liedson. Os madeirenses tentaram recuperar mas sem grande convicção e, volvidos quatro minutos sobre o golo marcado, já Postiga se preparava para fazer o segundo, sem êxito graças a uma defesa sobre a linha de golo de Marcos. Já na segunda metade (66´) os insulares viram-se reduzidos a dez por acumulação de amarelos de Olberdam. Sem respostas convincentes, o Marítimo sofre o segundo golo aos 81 minutos com o “levezinho” Liedson a fazer o gosto ao pé. O Sporting está em segundo lugar, em igualdade pontual com o Benfica que ocupa a primeira posição.



RIO AVE 0-1 BELENENSES


O Belenenses de Jaime Pacheco conseguiu a primeira vitória fora do Restelo e de forma justa. DIakité marcou aos 55 minutos o único golo da partida, na sequência de um cruzamento de Silas e uma má saída de Paiva de entre os postes. O Rio Ave tentou reagir ao golo sofrido, mas sem sucesso e acabou mesmo por sair derrotado deste encontro. Uma vitória que assenta bem ao Belenenses pela prestação convicta ao longo de toda a partida. Com este resultado a equipa de Belém escapa aos lugares de descida, enquanto os vila-condenses ficam no fim da tabela classificativa com apenas 10 pontos conquistados.


PAÇOS DE FERREIRA 2-3 NACIONAL


Numa partida repleta de golos venceu a equipa que falhou menos. O Nacional dominou por completo o primeiro tempo. Aos 14 minutos o marcador já marcava 2-0 para os forasteiros, que viram Rúben Micael marcar o primeiro com a ajuda de um erro enorme de Kiko e três minutos depois foi a vez de Nené fazer o segundo. Aos 26 minutos Nené bisou na partida e rematou a bola para o fundo das redes de Cássio. Com a passagem do intervalo, os jogadores da casa voltaram com vontade de dar a volta ao marcador. O Paços de Ferreira encostou completamente o Nacional ao seu meio campo e conseguiu mesmo reduzir por intermédio de André Pinto (64’) e Carlos Carneiro (80´). Ainda assim, foi insuficiente e os três pontos foram mesmo para os madeirenses.



LEIXÕES 0-0 V. SETÚBAL


Num bom jogo de futebol proporcionado por estas duas equipas no estádio do Mar, faltaram os golos. Se o Leixões entrou melhor e criou antes dos 10 minutos duas oportunidades de golo, o Setúbal soube responder à altura e foi crescendo na partida. O equilíbrio na partida foi assegurado e as balizas raramente estiveram debaixo de fogo. Um nulo que persistiu até ao final e que se para o Vitória significa o fim de uma sequência de derrotas, para os leixonenses marca mais um encontro sem ganhar e consequentemente, o afastamento dos lugares cimeiros.


NAVAL 2-1 ACADÉMICA


A Naval quebrou com a tradição e conseguiu vencer a briosa. Os golos só surgiram na segunda parte, por Marcelinho aos 63 minutos, em grande parte devido a um erro dos estudantes. Aos 77 minutos foi a vez de Bolívia marcar, com Peskovic a ter alguma culpa já que não segurou a bola à primeira defesa. Já em tempo de compensação Sougou ainda conseguiu reduzir com um chapéu de belo efeito, no entanto, a vitória era mesmo para a equipa da Figueira da Foz.


BENFICA 1-0 SP. BRAGA


O Benfica venceu o Braga no estádio da Luz, numa partida com grande equilíbrio e alguma polémica à mistura. Já em cima do intervalo David Luiz foi o autor do único golo do encontro, no entanto, ao que as imagens indicam, o avançado estaria em posição irregular de fora-de-jogo. Aos 57 minutos a turma de Quique podia ter dilatado o resultado, mas o guarda-redes Eduardo defendeu uma grande penalidade apontada por Suazo. Com esta vitória e a perda de pontos dos dragões o Benfica retoma o primeiro lugar.


F.C. PORTO 0-0 TROFENSE


Se a semana passada a equipa da Trofa retirou os encarnados do primeiro lugar, desta vez foi altura de ir empatar ao Dragão e devolver essa liderança ao Benfica. É certo que o Porto entrou melhor na partida e foi superior durante todo o encontro, mas o Trofense soube defender o seu jogo e conseguiu fazer frente às alternativas que Jesualdo Ferreira ia apresentando. O F.C. Porto vê-se assim ultrapassado por Benfica e Sporting.



Confira aqui a tabela classificativa.



Sem comentários: