segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O FUTEBOL LÁ FORA





GUILHERME BRAZ


A europa do futebol voltou em força nesta última semana e o grande destaque vai para o duelo bem "português" entre o Manchester United e o Chelsea. E "big Phil" está em maus lençóis. Mourinho é "menos líder", mas continua bem colocado no Serie A.


Liga Inglesa:

Chelsea e Manchester United defrontaram-se este fim de semana em Old Trafford. Ronaldo e Nani cilindraram um Chelsea que, até à data, fazia valer a sua força nos jogos fora. Sem contemplações, Vidic, Rooney e Berbatov (com Ronaldo a participar nos dois últimos tentos) "desfizeram" a defesa londrina. O Liverpool não aproveitou novo deslize "blue" e não foi além de um empate a uma bola no terreno do Stoke City. O Arsenal retoma lentamente as posições cimeiras da Premiership e venceu, no Emirates, o Bolton por 1-0. Aston Villa, num jogo desastroso para Carson, venceu o WBA por 2-0 e está num incrível 4º lugar. Finda a ronda, o Manchester é o grande vencedor. De resto, os "red devils", caso vençam os jogos em atraso, passam a liderar a liga de "Barclays".




Liga Italiana:

No calcio, Mourinho cedeu pontos. O Inter de Milão empatou, em pleno San Siro, 1-1 com o Cagliari. Num jogo de grandes emoções, a verdade é que qualquer uma das equipas podia ter vencido o encontro. Quem aproveitou o empate foi a Juventus. A "vecchia signora" continua a somar pontos e, com um golo de Del Piero, venceu o Siena pela margem mínima. O mesmo não pode dizer o AC Milan que continua a claudicar na Serie A. Desta vez foi um empate a duas bolas no terreno da AS Roma. Pato e Vucinic foram os heróis de cada uma das equipas, ao assinarem dois tentos cada. Uma palavra ainda para a Génova que, comanda por Milito e companhia, cilindrou o Torino por claros 3-0 e ascendeu a um muito respeitável 5º lugar na liga.




Liga Espanhola:

O Barcelona continua sem desarmar em "la liga". "Més que un club", os comandados de Pep Guardiola foram ao terreno do Osasuna sofrer para levar de vencida o clube local. Eto'o, Messi e Xavi marcaram para o Barcelona, enquanto que Flaño e Pandiani marcaram para a equipa de Dady. Mas o grande jogo estava reservado para o confronto entre Valencia e Villarreal. O clube "ché" esteve perto da vitória, mas o resultado acabou nuns espectaculares 3-3. Baraja, Villa e Edu marcaram para os "blancos", enquanto que Fuentes e a dupla goleadora Llorente e Rossi facturaram para o "submarino amarelo". O Real Madrir, campeão em título, continua a vencer, embora ainda longe do Barcelona. Robben é o herói madrileño do momento, com mais um golo, mas Raul e Sergio Ramos ajudaram a dizimar o Mallorca de Nunes. Uma palavra para o Sevilla que, após levar de vencida o Deportivo, por 1-3, ascendeu ao posto de vice-líder, a 12 pontos do "imparable" Barcelona.




Liga Francesa:

A ligue 1 ainda não voltou em força, mas muitos dos candidatos ao título estiveram em campo, nos três defrontos do final de semana. E o destaque vai para o Bordéus que "humilhou", em casa, o PSG por 4-0. Com esta vitória a equipa girondina esta a apenas a um ponto do Lyon que, no seu estádio, cedeu dois pontos a uma das boas equipas desta época: o Lorient. 1-1 foi o resultado. Quem aproveitou para se aproximar foi o Marselha que, no sempre difícil terreno do Auxerre, foi vencer com dois golos sem resposta. O campeonato está mais competitivo do que nunca, com Lyon, Bordeaux, Rennes e Marselha em acesa discussão pela vitória no "championnat".





Sem comentários: