segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O FUTEBOL LÁ FORA





GUILHERME BRAZ


A Europa do futebol retoma, lentamente, o seu ritmo competitivo. Com uma Bundesliga à espera que o tempo aqueça, e uma Lega Calcio que se fica pelos amigáveis, apenas o campeonato espanhol voltou à acção. Mas nos outros principais países, houve festa da taça.



FA Cup


Na ronda da sempre emocionante FA Cup, houve muitas surpresas. O "português" Chelsea protagonizou uma dessas surpresas ao ceder, em pleno Stamford Bridge, um empate ante o modesto Southend, da III divisão inglesa. Mesmo com uma equipa de primeira, com Lampard, Joe Cole, Drogba e Ricardo Carvalho no onze, os "blues" de Scolari vão mesmo de ir ao terreno do Southend disputar a segunda mão. Kalou até colocou a equipa de Abramovich em vantagem mas Clarke, já em período de descontos, restabeleceu a igualdade. O City foi igualmente surpreendido ante um histórico Nottingham Forest em Manchester. 0-3 foi o inesperado resultado, com Tyson, Earnshaw e Garner a facturarem para os de Nottingham. Boa Morte segue em frente na ronda, após uma vitória caseira por 2-0 ante o secundário Barnsley. O Arsenal parece apostado em retomar as boas exibições e em sair da crise. No Emirates e com Amaury Bischoff no banco, os "gunners" despacharam o Plymouth por 3-1. Nani marcou na vitória do Manchester United por 0-3 contra o Southampton. Welbeck e Gibson foram os restantes marcadores de serviço. O Liverpool também segue em frente na prova.



Liga Espanhola


"La liga" não parou em tempo de "Reyes". E os magos estão todos com o Barcelona que continua isolado na liderança do campeonato. Os "blaugrana" ainda apanharam um susto quando o Maiorca se colocou em vantagem por Aduriz, mas Henry tratou de empatar minutos depois. Só na 2ª parte é que o Barcelona conseguiu dar a volta ao texto com golos de Iniesta (75') e Yaya Touré (90'). Mas os jogos grandes estavam destinados para os outros rivais com o Real Madrid a receber o Villarreal e o Valencia o Atlético de Madrid. Robben foi o herói no Barnabéu, ao marcar o único tento que "afundou" o "submarino amarelo". Bem mais emocionante foi o jogo no Mestalla com Villa e Silva (2) a garantirem a vitória ao clube ché ante o Atlético de Aguirre que apenas conseguiu reduzir com um golo de penálti de Forlán. O Deportivo La Coruña, depois de muitas épocas na "mó de baixo" continua a surpreender na liga e já ocupa um respeitável sexto posto, após vitório forasteira no terreno do Getafe. Finda a ronda o Barcelona lidera com mais onze (!) pontos do que o novo vice-líder: o Valência.



Veja os resultados da liga espanhola aqui



Coupe de France


Nas terras gaulesas, a liga deu lugar à taça neste fim-de-semana. As surpresas não se consumaram, mas a sensação esteve perto, principalmente para o modesto Besancon que recebeu o Marselha. A equipa caseira susteve o empate a uma bola até ao final dos 120' e viria a sucumbir nos penáltis, com um 4-5 favorável à equipa do "Velodróme". Da mesma divisão do Besancon, o Montlucon e o Blagnac receberam o PSG e o Monaco nos seus terrenos, mas acabaram por sair derrotados, ambos pela marge mínima (0-1). O maior tomba gigantes acabou por ser o agora secundário Ajaccio que derrotou, na marca de grandes penalidades, o Auxerre. O jogo grande desta ronda da Coupe de France foi o Bordéus-St.Ettiene. A equipa de Paulo Machado conseguiu lograr a vitória pela margem mínima e segue em frente na competição. O heptacampeão Lyon ainda não entra em prova nesta ronda.

Sem comentários: