domingo, 4 de novembro de 2007

BWIN LIGA: SPORTING VENCE... E LIEDSON RESOLVE

IMAGEM: maisfutebol.iol.pt


DEPOIS DE UMA 1ª PARTE "TREMIDA" POR PARTE DOS COMANDADOS DE PAULO BENTO, A SEGUNDA METADE TROUXE UM SPORTING DE CARA LAVADA. LIEDSON ESTEVE EM GRANDE, MARCANDO UM GOLO, ESTANDO NO LANCE DO PENALTY QUE MOUTINHO HAVERIA DE FALHAR E AINDA NA JOGADA EM QUE VUKCEVIC TAMBÉM MARCOU. 4-1 NO FINAL DA PARTIDA COM O SPORTING A CONSEGUIR ENCURTAR DISTÂNCIAS PARA O LÍDER, F.C. PORTO.



JOSÉ PEDRO PINTO



O Sporting tirou a barriga de misérias, esta noite, após a vitória folgada frente à Naval 1º de Maio. No entanto, o 4-1 que se verificou no final do jogo de Alvalade não espelha uma exibição imaculada da equipa de Paulo Bento. Após uma 1ª Parte que de estável teve pouco para o lado «verde-e-branco», só na segunda metade do jogo o Sporting se libertou do espartilho táctico em que Bento havia organizado o seu "11". Do lado dos figueirenses, a registar a boa atitude que demonstrou durante os 90'.


Na 1ª Parte, o Sporting entrou forte, mas, curiosamente, acabaria por abrandar o ritmo do jogo logo aos 10', após o golo madrugador de João Moutinho: deu a iniciativa de jogo ao adversário, perdeu por completo o meio-campo e só através de contra-ataques bastante tímidos conseguia organizar as suas transições. Isso mesmo aproveitou a Naval para criar oportunidades... e para empatar, à passagem da meia-hora de jogo. Diego Ângelo facturou depois de um livre (outra vez as bolas paradas). E até poderia ter marcado mais, valendo ao Sporting a brilhante exibição do guardião Stojkovic.


Já na etapa complementar da partida, tudo se mudou: Bento fez entrar Vukcevic - abriu o meio-campo para as alas, ganhando espaço e poderio ofensivo - e aos 62', Liedson facturou mais um golaço, de fora da área, desferindo um portentoso pontapé e batendo Taborda sem apelo nem agravo. E até poderia ter marcado outro seis minutos depois, caso Moutinho não tivesse desperdiçado uma grande penalidade (Taborda foi expulso depois de derrubar Liedson quando este ia já isolado para a linha de golo). A Naval, essa lá ia, paulatinamente, respondendo, de forma aguerrida, com duas boas oportunidades salvas por Stojkovic e pelo ferro da baliza do guarda-redes sérvio. Ainda assim, o Sporting haveria de marcar já aos 84' por Vukcevic (2ª Parte em cheio do montenegrino) e, mais tarde, já em tempo de compensações (90'+3) por intermédio do mal-amado Gladstone, depois de grande confusão na área figueirense.


A grande consequência da vitória do Sporting salda-se no encurtamento de distâncias para o líder F.C. Porto: os «leões» estão agora a 7 pontos dos «dragões». A vitória leonina não merece contestação, mas é preciso ter em linha de conta que os de Alvalade continuam a dar uma parte de avanço ao adversário, jogo após jogo, exibindo-se a um baixo nível. Esta noite, valeu a 2ª parte da partida, essa sim, a mostrar um Sporting aguerrido e eficaz no ataque.



FICHA DE JOGO


Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Elmano Santos (AF Madeira)


Sporting: Stojkovic, Tonel (Vukcevic 55 m), Polga, Abel, Ronny, Miguel Veloso, João Moutinho, Ismailov (Pereirinha 86 m), Romagnoli, Purovic (Gladstone 73 m) e Liedson.

Suplentes: Rui Patrício, Paredes, Farnerud e Yannick


Naval: Taborda, Paulão, Diego, Mário Sérgio, China, Gilmar, Delfim (Fabrício Lopes 79 m), Saulo, Davide, João Ribeiro (Wilson Júnior 68 m), Marcelinho (Hugo Santos, 46 m).

Suplentes: Bruno Lazaroni, Dudu, Eanes e Gaúcho


Disciplina:

Cartões amarelos para Polga (26 m), Liedson (33 m).

Cartão vermelho directo para Taborda (68 m)


Marcadores:

1-0, João Moutinho (9 m); 1-1, Diego (27 m); 2-1, Liedson (61 m); 3-1, Vukcevic (84 m); 4-1, Gladstone (93m)


Sem comentários: