segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

TAÇA DE PORTUGAL: CLUBES DA PRIMEIRA LIGA SEGUEM EM FRENTE


AS ÚNICAS EQUIPAS DA PRIMEIRA LIGA A FALHAR A PASSAGEM À PRÓXIMA ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL FORAM AS QUE ENFRENTARAM CLUBES QUE TAMBÉM ACTUAM NA PRINCIPAL PROVA PORTUGUESA. ANADIA, LAGOA E SERTANENSE SÃO AS SURPRESAS.



ANDRÉ MATOS LEITE


O Benfica foi o único dos “três grandes” a enfrentar um clube da Primeira Liga nesta eliminatória da Taça de Portugal. Com a Luz como palco, os “encarnados” venceram o Académica de Coimbra por 3-1. Ambas as equipas começaram com muitas precauções, mas não demorou até as “águias” fazerem a bola chegar com perigo à baliza dos “estudantes”. No final da primeira parte, em cinco minutos, o Benfica coloca-se em vantagem com golos de Luisão (na sequência de um canto) e de Cardozo (após assistência de Léo). Na segunda metade do encontro, Domingos mexeu na equipa do Académica e a recuperação começou a aparecer. Aos 53 minutos, N’Doye conseguiu um remate de longe que Butt não defendeu. Estava feito o 2-1 e nascia a intranquilidade na equipa da casa, que já tinha perdido o lateral Léo por lesão. No entanto, apesar de todo o esforço dos “estudantes”, seriam as “águias” a voltar a marcar por Cardozo que respondeu da melhor maneira a um cruzamento de Nuno Gomes a quatro minutos do fim do jogo.

O outro clube da 2ª circular, o Sporting, bateu o Louletano por 4-0. A partida começou com um golo de Purovic logo aos três minutos. Os algarvios nunca conseguiram, realmente, causar dificuldades aos “leões” que criaram várias oportunidades de golo ao longo de todo o encontro. No entanto, o segundo golo verde e branco só surgiu aos 35 minutos. Mais uma vez o gigante Purovic marca de cabeça. Na segunda parte, e apesar das várias tentativas leoninas, os golos tardaram mais a chegar. Só aos 76 minutos é que surgiu o terceiro cabeceamento da noite para as redes do Louletano, desta vez por Vukcevic. O 4-0 final só aconteceu aos 84 minutos após remate de Izmailov.

O único dos “grandes” a não jogar em casa, o Porto, venceu o Chaves por 2-0. Com vários dos habituais suplentes a entrar de início, a primeira parte do encontro mostrou um Chaves com vontade de ganhar a conseguir equilibrar a força dos “dragões”. Só no final da etapa inicial da partida é que o Porto começava a mostrar algum verdadeiro ascendente sobre os flavienses. Com a chegada da segunda metade do encontro, a equipa da “cidade invicta” conseguiu o golo. Aos 53 minutos, Postiga consegue dar o melhor seguimento a um passe de Kazmierczak inaugurando o marcador. O Porto ia conseguindo controlar o jogo, mas o segundo golo não aparecia. Só nos descontos é que Adriano conseguiu fechar o marcador após centro de Lucho.

Os restantes jogos envolvendo clubes da Primeira Liga passaram sem surpresas, com especial destaque para as goleadas do Nacional, Leixões e Naval aos respectivos adversários e para o Vitória de Setúbal que só conseguiu vencer o Operário (Segunda Divisão B) após prolongamento. O Belenenses foi, com o Académica, o único eliminado da Primeira Liga, caindo após grandes penalidades contra o Paços de Ferreira. As surpresas desta eliminatória da Taça de Portugal limitaram-se ao Anadia, Lagoa e Sertanense, com especial destaque para este último (é o último “sobrevivente” da Terceira Divisão), que venceram clubes de escalões superiores.


Resultados:

Sexta-feira:
Desp. Chaves (II)-FC Porto (L), 0-2

Sábado:
Leixões (L)-Torreense (II), 4-0
Sporting (L)-Louletano (II), 4-0
Nacional (L)-Cova Piedade (III), 5-0
Belenenses (L)-P. Ferreira (L), 2-2 (4-5 nas g.p.)

Domingo:
Real (II)-Desp. Aves (LH), 0-1
Feirense (LH)-Lusitânia (II) 4-1
U. Oliveirense (II)-Mondinense (III), 4-0
Serzedelo (III)-Naval (L), 0-3
Carregado (II)-Olhanense (LH) 1-2
Lagoa (II)-Santa Clara (LH), 3-2
Atlético (II)-V. Guimarães (L), 0-1
At. Valdevez (II)-Tocha (III), 3-1 (a.p.)
Operário (II)–V.Setúbal (L), 0-1 (a.p.)
Camacha (II)-Sp. Braga (L), 2-3
E. Amadora (L)-Fátima (LH), 4-2 (a.p.)
Penafiel (LH)-Vizela (LH), 2-1
U. Leiria (L)-Nelas (II), 2-0
Infesta (II)-Juventude Évora, (II), 1-2
Abrantes (II)-Monsanto (III), 0-0 (6-5 nas g.p.)
Sertanense (III)-Portimonense (LH), 2-1 (a.p.)
Messinense (II)-Gil Vicente, (LH), 0-2 (a.p.)
Anadia (II)-Freamunde (LH), 1-0
Moreirense (II)-Machico (II), 4-0
Beira Mar (LH)-Moncorvo (III), 0-0 (3-2 nas g.p.)
Rio Ave (LH)-Rebordosa (III), 6-1
Benfica (L)-Académica (L), 3-1

Sem comentários: