sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...

METADE JÁ LÁ VAI





A equipa portista revela acima de tudo pragmatismo e eficácia. Em quinze jornadas só perdeu na penúltima. De resto um percurso practicamente limpo, com vitórias sobre os seus principais concorrentes ambas por 1-0.



PEDRO ROCHA



A liga 2007/2008 já vai a meio e é tempo por isso de fazer um pequeno apanhado sobre o que foram estas 15 jornadas.



Na frente, sobre o lema “vira o disco e toca o mesmo”, o Porto lidera, desta vez com nove pontos de avanço sobre o segundo classificado. A equipa portista revela acima de tudo pragmatismo e eficácia. Em quinze jornadas só perdeu na penúltima. De resto um percurso practicamente limpo, com vitórias sobre os seus principais concorrentes ambas por 1-0. Equílibrio? Não. O Sporting e o Benfica continuam a perder pontos onde não podem e a variar entre boas e más exibições. Com problemas administrativos e disciplinares, os dois grandes de Lisboa parecem arrancar para esta segunda volta a lutar pelo segundo lugar.



A SURPRESA

Coloco neste espaço duas equipas com trajectos diferentes nos últimos anos mas que não deixam de ser dois históricos do nosso futebol. Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal estão a encantar o nosso futebol. Com dois técnicos competentes (Cajuda ainda se pergunta porque ainda não treinou um grande, Carvalhal tem mostrado bom trabalho) as duas equipas partiram esta temporada com o objectivo de fazer uma liga tranquila sem os sobressaltos da linha de água. À 15ª jornada, estão em 4º e 5º lugares a apenas um e dois pontos do segundo lugar respectivamente. Com um futebol organizado estas equipas podem, quem sabe, intrometer-se na discussão pelos primeiros lugares da tabela, ou caírem no erro da confiança e caírem na tabela. Esperemos para ver.


A DESILUSÃO

É mais que óbvio que vou atribuir esta menção ao União de Leiria. Com uma equipa recheada de estrelas que visava fazer boa carreira na UEFA acaba a lutar por não descer de divisão. Os motivos são muitos: época mal preparada desde a Intertoto, estádio vazio, falta de motivação da equipa. Mesmo com tudo isto, 5 pontos em 15 jornadas é muito pouco. Vamos ver se a experiência de Vítor Oliveira e o mercado de Inverno vão ajudar na subida desta equipa.


OS CRAQUES

Nesta liga, vários jogadores marcaram a primeira volta. Lucho, Rui Costa, Mateus, Linz, Makukula, Eduardo, Pitbull, Geromel, Fajardo e João Paulo são alguns dos nomes que brilharam individualmente. Contudo, realço acima de todos os outros, um: Lisandro Lopez. O avançado argentino demonstrou esta época todo o seu talento. Raça, frieza, mobilidade, persistência são algumas características do argentino. Com 11 golos na Liga e com uma regularidade impressionante o argentino tem sido a principal arma dos dragões para atacar o título.

Sem comentários: