sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...


AS EMOÇÕES DO FUTEBOL


A semana começou com assobios, passou pelo amor ao clube e acaba com a luta pelo segundo lugar no campeonato,uma homenagem a Fehér e um grande clássico do futebol português.


PATRÍCIA MARTINS



Muito se falou, esta semana, dos assobios a Quaresma. Como já referi uma vez neste espaço, não é com assobios que as coisas vão ao sítio, pelo contrário! Qual será a lógica de num minuto aplaudir um lance espectacular e diferente de tudo o resto, para no minuto a seguir assobiar por uma mesma iniciativa que não correu tão bem? Quaresma não merecia isso. Nenhum jogador que sustenta uma equipa o merece.

Mas recordemos o que se passou a seguir: mostrou-se indignado com a atitude dos adeptos, ameaçou (subtilmente) deixar o F.C. Porto e renovou o seu contrato com o clube da invicta. Nessa altura, aproveitou para demonstrar o seu amor pelo Porto. A Ricardo Quaresma seguiu-se Raul Meireles: “Qualquer jogador que está cá tem esse sentimento. Ainda para mais eu, que nasci nesta cidade e me habituei desde miúdo a gostar do F.C. Porto, por isso sim. Tal como Quaresma, amo o F.C. Porto».

O futebol português voltou a cair na velha frase “desde pequenino que sou do clube x…”. Não que isso tenha qualquer mal, afinal, só demonstra que em pequeninos tinham um coração futebolístico muito grande, onde cabiam muitos clubes!

Esta é jornada de clássico entre Sporting e Porto. Quaresma regressa à casa que o viu nascer para os grandes palcos do futebol. Será que em Alvalade os assobios, que certamente se farão ouvir, serão dirigidos ao avançado do F.C. Porto ou à própria equipa da casa que continua a tentar quebrar o mau momento que vive? Um jogo de emoções para seguir no próximo Domingo.

No Sábado, é a vez de outro jogo importante: Vitória de Guimarães e Benfica discutem o segundo lugar da Bwin Liga. No estádio D. Afonso Henriques as emoções vão estar ao rubro. Se o Vitória está em êxtase com a excelente época que tem feito e a possibilidade de subir ao segundo lugar, o Benfica, por sua vez, não quer perder a hipótese de se manter atrás do líder F.C Porto.

Este é um encontro carregado de simbolismo, uma vez que faz (precisamente hoje) quatro anos que Miklos Fehér perdeu a vida naquele mesmo estádio.


Sem comentários: