terça-feira, 22 de janeiro de 2008

INTERNACIONAL: CLUBES RECEBEM 174 MILHÕES DA FIFA E UEFA


TODOS OS CLUBES QUE CEDAM JOGADORES A SELECÇÕES NACIONAIS PARA FASES FINAIS DE MUNDIAIS E CAMPEONATOS EUROPEUS VÃO SER COMPENSADOS PELA FIFA E UEFA. CONTRAPARTIDA: EXTINÇÃO DO G-14.



JOSÉ PEDRO PINTO


Nos próximos anos, a FIFA e a UEFA vão desembolsar cerca de 174 milhões de Euros a distribuir pelos clubes que cedam jogadores para fases finais de Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa de selecções. A problemática já vinha do passado, com vários clubes a protestarem o ressarcimento devido pela cedência de atletas a selecções nacionais, e o acordo foi firmado no início desta semana. A contrapartida exigida tanto pela FIFA como pela UEFA foi a extinção do G-14, que assegurava a representação dos interesses dos clubes europeus.


Desta forma, as duas organizações que tutelam o futebol mundial abrirão os seus cofres para distribuir, pelos clubes, cerca de 174 milhões de Euros (FIFA avança com 76 milhões de euros; UEFA oferece o pedaço maior, 98 milhõs de euros). Como exemplo, a UEFA distribuirá, já durante o Campeonato da Europa deste ano, um pacote de 43,5 milhões de Euros pelas federações participantes que, por seu turno, indemnizarão os clubes que cedam atletas para a competição, num valor que rondará os 4 mil Euros por jogador.


Michel Platini, líder máximo da UEFA comentou o acordo alcançado entre clubes e organizações, mostrando-se muito satisfeito pelo diálogo cordial ocorrido durante todo o processo e agradecendo ainda a Joseph Blatter, presidente da FIFA: "Depois de me aperceber dos problemas que ocorriam no futebol, sempre achei que o diálogo era o melhor caminho a seguir. Não há outro vencedor que não o futebol. Gostaria ainda de expressar os meus sinceros agradecimentos a Joseph Blatter, Presidente da FIFA".


Com este acordo, dá-se também a extinção do G-14, sendo este órgão imediatamente substituído por um novo: a Associação Europeia de Clubes (ECA). A nova associação terá a mesma autonomia que o G-14, no que toca à representação dos clubes do «velho continente» e contará ainda com a presença do F.C. Porto, que transita deste último órgão para a ECA.




FONTES


Sem comentários: