quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

TAÇA UEFA: SPORTING VENCE BASILEIA COM EXIBIÇÃO DE GALA



UMA VITÓRIA POR 2-0 E UMA EXIBIÇÃO CONVINCENTE PERMITEM AOS «LEÕES» UMA DESLOCAÇÃO MAIS TRANQUILA A BASILEIA PARA A 2ª MÃO. VUKCEVIC VOLTOU A SER DECISIVO (MARCOU OS DOIS TENTOS) E... SAIU LESIONADO.



JOSÉ PEDRO PINTO



Foi, porventura, a exibição mais conseguida da equipa de Paulo Bento em toda a época. Para além do bom resultado conquistado ante o Basileia, para os 16-avos-de-Final da Taça UEFA, o Sporting jogou bem, sem complicar e ao ataque, dominando a partida segundo o seu ritmo. Resta agora aos «leões» uma boa gestão da vantagem, em Basileia, na 2ª Mão, agendada para 21 de Fevereiro.


Foi uma entrada «à leão», a todo o gás, na partida. Se é certo que até era a equipa do Basileia a controlar, nos momentos iniciais, acabou por ser a turma leonina a marcar, de forma madrugadora (8'). Vukcevic, ao seu estilo, correspondeu da melhor maneira a um belo entendimento entre Izmailov e Romagnoli e não deixou de facturar. No entanto, a forma leonina não era a melhor. Os helvéticos "encheram" o campo nos primeiros 20', permitindo até a Patrício fazer a defesa da noite, na sequência de um canto. Ainda assim, o Sporting soube dar a volta por cima: passou a pressionar mais o meio-campo compacto do Basileia, com Veloso em plano de destaque (bela exibição), mas também acelerou em direcção ao ataque, deixando a defesa suíça em apuros por várias vezes. Muitas foram as oportunidades que tanto Liedson como Vukcevic desperdiçaram, dando a sensação de que os de Alvalade poderiam ter ido para o intervalo com uma vantagem bem mais dilatada.


Na etapa complementar, mais do mesmo: o Sporting não abrandou, continuou a só ter olhos para a baliza adversária... mas as oportunidades que se iam sucedendo não davam em golo. Liedson, Vukcevic, Romagnoli, todos eles tentaram, em vão, bater Crayton (guarda-redes suplente que substituiu o lesionado Costanzo, ainda durante a 1ª Parte). Mas, aos 58', o golo da tranquilidade lá haveria de chegar: novamente Vukcevic, desta feita a corresponder, de forma portentosa, a um passe bem tirado por Moutinho, e a fuzilar as redes do Basileia para o 2-0. Os suíços tentavam, a espaços, libertar-se do cerco montado pelo Sporting, mas raramente levaram as suas intenções avante. De destacar ainda a lesão de Vukcevic, a meio da 2ª Parte: uma queda aparatosa do montenegrino (sozinho) e que o fez deslocar o ombro direito, sendo prontamente substituído.


Com este resultado importante, basta ao Sporting saber gerir a vantagem de dois golos, na Suíça, a 21 de Fevereiro, quando se realizar a 2ª Mão. O desejo de Paulo Bento realizou-se (marcar e não sofrer) e os Oitavos-de-Final estão cada vez mais perto para a sua equipa.




FICHA DE JOGO
TAÇA UEFA - 16 AVOS-DE-FINAL
SPORTING-BASILEIA
Estádio José de Alvalade, em Lisboa
Hora: 20:45
Árbitro: Kevin Blom (Holanda)

SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Liedson e Vukcevic.
Suplentes: Stojkovic, Pereirinha, Ronny, Tiuí, Farnerud, Purovic e Celsinho.
Treinador: Paulo Bento.

BASILEIA: Costanzo; Ba, Majstorovic, Marque e Hodel; Huggel, Carlitos, Ergic e David Degen; Eduardo e Derdiyok.
Suplentes: Crayton, Ferati, Perovic, Stocker, Cabral e Frei.
Treinador: Christian Gross.





Sem comentários: