sexta-feira, 21 de março de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...



CRISTIANO RONALDO

O SUPER-JOGADOR



Figo, Rui Costa, Ronaldo, Totti, Beckham, João Pinto, Zidane, Raul, Deco, Nedved, Del Piero, Ryan Giggs, Ibrahimovic, Quaresma, Kaká, Messi, Anderson, Nani, Robinho, Bojan, entre tantos outros… Em nenhum deles encontro alguém que seja tão bom jogador e tão completo como Cristiano Ronaldo.



ANDRÉ MATOS LEITE



Cristiano Ronaldo bateu, no dia 19 de Março, o recorde de golos do mítico extremo do Manchester United: George Best. O irlandês tinha conseguido marcar 32 golos numa só época. O português, ainda com jogos por disputar, já leva 33. Ronaldo é um verdadeiro fenómeno e, na minha opinião, o melhor jogador do mundo.


Quaresma, jogador do Porto, é extremamente virtuoso, capaz de algumas das mais “loucas” fintas que já vi. Ronaldo, sem tanto virtuosismo, é muito mais eficaz do que o “Harry Potter do Dragão”. Kaká, que recebeu o prémio de melhor do mundo, é um dos melhores tecnicistas da actualidade. Ronaldo, que ficou em terceiro lugar, é tão bom como o brasileiro “na relva” e completa com um bom jogo “no ar”.


Não há nada como ver o número 7 do United a jogar. Quer seja a correr em direcção à baliza, a ir à defesa ajudar os companheiros (coisa que faz mais vezes do que parece) ou a marcar livres, Cristiano Ronaldo maravilha adeptos de todo o mundo. Os “red devils” aplaudem-no, os fãs adversários assobiam-no, todos sabem que ele é o melhor. Os livres directos do madeirense são algo absolutamente surreal: a bola voa como uma pedra, tensa, descreve um arco mortífero para qualquer guarda-redes (a meio do voo inicia uma trajectória descendente muito repentina).


Durante os últimos anos temos assistido ao surgir de alguns jogadores com qualidades excepcionais: Figo, Rui Costa, Ronaldo, Totti, Beckham, João Pinto, Zidane, Raul, Deco, Nedved, Del Piero, Ryan Giggs, Ibrahimovic, Quaresma, Kaká, Messi, Anderson, Nani, Robinho, Bojan, entre tantos outros… Em nenhum deles encontro alguém que seja tão bom jogador e tão completo como Cristiano Ronaldo. Ele é o super-jogador, aquele com que se pode sempre contar para resolver os jogos. Aquele que com a bola no chão ou no ar é capaz de a disputar com os melhores. Aquele que ultrapassou o incrível George Best. Aquele que, com apenas 23 anos, pode ainda conseguir o recorde de golos numa época de todos os jogadores do Manchester. Com 33 golos, faltam-lhe apenas 13 para chegar à marca de Denis Law, avançado que nos anos 60 marcou 46 golos numa época ao serviço do clube inglês. Ronaldo é o “Senhor Recordes”. Tem-nos batido na Premiership desde que lá chegou. Toda a Inglaterra está rendida ao fenómeno lusitano e uma coisa é mais que certa: em terras de sua majestade, país de onde irradiou o futebol, o português Cristiano Ronaldo é rei.




Sem comentários: