sábado, 17 de maio de 2008

EDITORIAL


«APITO FINAL»: HÁ QUE QUESTIONAR



Com este Editorial, a Gazeta do Futebol limita-se a questionar o que de errado lhe soou em todo este processo do «Apito Final».



Uma nota prévia: a Gazeta do Futebol não se irá pronunciar sobre a legitimidade da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes quando decidiu punir clubes, dirigentes e árbitros, num anúncio feito na passada sexta-feira, dia 9 de Maio de 2008, no âmbito do denominado processo do «Apito Final». A equipa liderada por Ricardo Costa sustentou as suas decisões em matéria contida nos regulamentos em vigor nas competições profissionais do futebol nacional, pelo que apenas nos limitaremos a questionar – e nada mais – todo o corropio alimentado em volta de uma decisão importante na prossecução da “verdade desportiva”.


Contudo, não se pode descurar que algumas questões têm que ser feitas, mesmo ficando sem resposta até à data da publicação deste texto.


Podemos questionar o timing escolhido pela Liga de Clubes para divulgação de uma tal decisão? Podemos, porque ainda falta saber em que moldes os recursos serão apreciados pelo Conselho de Justiça da FPF. Podemos questionar o porquê de tão pomposa conferência de imprensa para enaltecer o papel da Liga de Clubes em todo este caso? Podemos, pela simples razão de que apenas tinham que ser divulgadas as decisões, ponto final. Podemos questionar o porquê de a decisão já estar nas bancas de jornais há mais de um mês? Podemos, porque houve fuga de informação da Comissão Disciplinar e isso pode (e deve) ser punido pela justiça desportiva.


Tal como indicado no início do texto, a Gazeta do Futebol limita-se a questionar o que de errado lhe soou em todo este processo do «Apito Final». Poderíamos ainda questionar o porquê do uso de escutas telefónicas em casos de simples processos disciplinares ou ainda a reabertura de casos já arquivados pela Justiça portuguesa. No entanto, ficamos somente pelo referido no terceiro parágrafo. As questões estão lançadas; espera-se agora uma discussão saudável na praça pública sobre todos estes assuntos. A Gazeta do Futebol deu, com este texto, a sua contribuição para que o «Apito Final» seja devidamente analisado.


Sem comentários: