sexta-feira, 23 de maio de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...

UNIÃO






O ataque? É fraco? Com Ronaldo, Quaresma, Simão e Nani, qualquer avançado se arrisca a marcar. E, se não marcar o avançado, marca Ronaldo. Só estes quatro jogadores garantiram mais de 60 golos esta temporada. E ainda temos Nuno Gomes (motivado pela sua última competição), Hugo Almeida (a subir de forma e a querer mostrar valor na selecção) e Postiga (já se esqueceram do golo à Inglaterra?).



PEDRO ROCHA



Desde segunda-feira que Luiz Felipe Scolari trabalha com os seus eleitos. Ainda a meio gás, devido à participação de Ronaldo, Nani, P. Ferreira e R. Carvalho na final da Liga dos Campeões de quarta-feira.

Com maior ou menor consenso, com mais ou menos dúvidas, uma certeza temos: estes são os vintes e três jogadores que vão representar a Nação no Europeu que aí vem. O sargento Scolari tem agora o seu teste de fogo. Depois de duas classificações positivas mas em que, pragmaticamente, Portugal nada ganhou, chega agora a hora da verdade. Scolari sabe disso, também ele quer vencer.

A selecção que tem ao seu dispor não é a mais forte do Europeu mas não está muito longe disso. Senão, repare: na baliza, Ricardo, algo inseguro mas que nos momentos cruciais já demonstrou qualidades. Nas laterais, Bosingwa, Paulo Ferreira ou Miguel dão segurança atrás e atacam como poucos. No centro a dupla 60 milhões (Pepe e Carvalho) pode e deve dar que falar. No meio-campo existe uma mescla de consagrados (Deco) com jovens certezas (Meireles, Moutinho e Veloso).

O ataque? É fraco? Com Ronaldo, Quaresma, Simão e Nani. qualquer avançado se arrisca a marcar. E. se não marcar o avançado, marca Ronaldo. Só estes quatro jogadores garantiram mais de 60 golos esta temporada. E ainda temos Nuno Gomes (motivado pela sua última competição), Hugo Almeida (a subir de forma e a querer mostrar valor na selecção) e Postiga (já se esqueceram do golo à Inglaterra?). Destes jogadores que referi vai sair o onze tipo da selecção e aquele que vai atacar o Euro 2008. A Scolari pede-se que construa uma verdadeira equipa e que faça esquecer rapidamente a fraca campanha de apuramento. O técnico brasileiro tem pouco mais de quinze dias para implementar na selecção querer, ambição e solidariedade, coisas que não vemos desde o Mundial 2006. Agora terminemos com as discussões sobre quem poderia estar e não está e quem está sem merecer.

Há que acreditar nestes 23. Scolari fala muito na palavra União. Ele sabe como ninguém que a União faz a força.

Sem comentários: