sexta-feira, 23 de maio de 2008

REPORTAGEM GAZETA DO FUTEBOL

POUCAS ENTRADAS PARA TANTOS ADEPTOS NO APOIO À SELECÇÃO



A GAZETA DO FUTEBOL ESTEVE EM VISEU NO ACOMPANHAMENTO À SELECÇÃO NACIONAL. UM TREINO MARCADO PELA EUFORIA EM REDOR DOS JOGADORES PORTUGUESES, ALIADO À DESILUSÃO DE MUITOS QUE NÃO CONSEGUIRAM ENTRAR NO ESTÁDIO PARA ASSISTIR ÀS JOGADAS DOS CRAQUES DE PERTO.


PATRÍCIA MARTINS


Desde manhã que à entrada do Hotel Montebelo se juntavam muitos jornalistas e adeptos, ansiosos por ver os jogadores portugueses mais de perto. Mas a isso acrescenta-se o facto de ser o dia em que Cristiano Ronaldo se juntava ao grupo de trabalho de Scolari. A espera não valeu de muito, porque o número sete do Manchester só chegou ao final da tarde.

Logo após o almoço, a multidão foi aumentando à porta do Complexo Desportivo do Fontelo. O objectivo? Conseguir bilhetes que permitissem entrar no treino da selecção. Mas nada feito, já que os ingressos estavam completamente esgotados. Muitos adeptos vinham de longe e acabaram por ficar do lado de fora. No entanto, quer quem não conseguiu entrada, quer as pessoas que assistiram à sessão de treino mantiveram uma opinião unânime: As coisas pelos lados de Viseu estão muito mal organizadas no que diz respeito à distribuição de bilhetes.

"Nos jornais e internet diziam que na Câmara Municipal tinham bilhetes, viemos do Porto directos lá e mandaram-nos à Federação de Futebol de Viseu. Aqui é o que se vê: respondem-nos que não há um único ingresso!" afirmam revoltados vários adeptos.

Embora o estádio tenha capacidade para alvergar muitas mais pessoas, apenas são disponibilizados cerca de 1700 ingressos para os treinos "à porta aberta". Contudo, a grande maioria desse reduzido número é distribuida previamente por escolas e instituições de Viseu. O motivo de não permitirem o acesso a mais apoiantes? O que alegam os responsáveis da Federação é a concentração de que os jogadores precisam. Mas as vozes levantam-se e dizem fazer mais sentido menos treinos abertos ao público, mas onde todos possam entrar enquanto houverem lugares disponíveis no complexo.


Já no decorrer do treino o apoio vindo das bancadas era bem perceptível e as vozes, sobretudo de crianças, uniam-se e gritavam o nome de cada um dos jogadores. O vermelho e verde da Selecção Nacional preenchiam o recinto e até uma grande bandeira de Portugal foi estendida numa bancada onde não havia público. No final, os jogadores agradeceram o apoio recebido com um aplauso.

Antes de abandonarem o Fontelo em direcção ao hotel, Bruno Alves, Nuno Gomes e Ricardo Quaresma ainda se dirigiram a um grupo de jovens com deficiências e distribuiram autógrafos e algumas palavras de carinho. A boa-vontade tem sido uma marca deste grupo liderado por Scolari, que já na parte da manhã se tinha dirigido, juntamente com João Moutinho, Petit e Raúl Meireles ao Hospital Pediátrico de Viseu, onde partilharam sorrisos com muitas crianças que passam um mau momento.




No que se refere às expectativas para o Europeu, os portugueses com quem a Gazeta do Futebol falou mostraram-se optimistas e confiantes numa boa prestação da equipa das quinas: "Apesar de muito jovens, têm garra e talento. Até podem não vencer a competição, mas acho que chegam longe", diz-nos um adepto equipado a rigor com as cores nacionais.

Refira-se ainda que Deco prometeu, na conferência de imprensa que antecedeu o treino, "grandes jogos no Europeu". Essa vontade ficou marcada no relvado, ao marcar três golos e fazer dribles à altura do "mágico". Miguel Veloso foi o outro atleta a deslocar-se à sala de imprensa e demonstrou a falicidade por estar entre os convocados que vão representar Portugal no Euro 2008: "Estou bastante contente por estar aqui, pois foi um voto de confiança. Temos um grupo bastante forte e quero continuar, no futuro, a fazer parte dele". O lateral Miguel mantem-se condicionado e realizou apenas corrida.


A equipa delineada por Scolari ficou hoje completa, com as chegadas de Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira.

Sem comentários: