
PATRÍCIA MARTINS
O F.C. Porto foi o grande vencedor nesta 5ª jornada: trouxe os três pontos do clássico de Alvalade e beneficiou directamente dos empates do Nacional em Coimbra e do jogo entre Leixões e Benfica. Trofense, Paços de Ferreira e Belenenses continuam a perder pontos e mantém a vida muito complicada no final da tabela. Aliás, desta jornada resulta na saída de Casemiro Mior do comando técnico da formação do Restelo.
NAVAL 1-1 BELENENSES
A equipa do Restelo deslocou-se à Figueira da Foz na abertura da 5ª jornada e saiu de lá com um empate. A Naval colocou-se em vantagem aos 71 minutos por Baradji e o Belenenses só conseguiu repor a igualdade já no minuto final através de Porta, numa jogada conjunta com Zé Pedro. Um balde de água fria injusto para a Naval que tinha hipótese de liderar o campeonato, ainda que de forma provisória. Já os jogadores de Belém, embora demonstrem vontade de ganhar continuam a evidenciar muitas dificuldades neste campeonato.
ACADÉMICA 1-1 NACIONAL
Na primeira parte do jogo o Nacional criou uma autêntica teia, enrodilhando a Académica até esta ficar totalmente desorientada. No minuto 23, Nuno Piloto perdeu a bola em zona perigosa para Nené e este não desperdiçou a oportunidade para fuzilar as redes dos estudantes. Na segunda metade, a briosa recuperou e apesar de não fazerem um jogo espectacular, conseguiram destruir as oportunidades dos insulares. No final da partida Nuno Piloto redimiu-se do azar que originou o golo do Nacional e marcou ele mesmo o empate. Até ao apito final os estudantes ainda podiam ter provocado a reviravolta total, mas o jogo terminou mesmo com divisão de pontos.
RIO AVE 3-2 P. FERREIRA
Num jogo de emoções fortes, o Rio Ave levou de vencido o Paços de Ferreira. A equipa da casa abriu o marcador através de Gaspar (33´) e só na segunda metade os pacenses viriam a empatar através de uma bomba de Cristiano (49´). Aos 61 minutos os castores viraram o resultado pela primeira vez com uma grande penalidade concretizada por William Arthur. Mais tarde, a formação de Vila do Conde voltaria a virar o jogo com golos de Mateus (73´) e Chidi (77´), dando a vitória ao Rio Ave. A arbitragem de Duarte Gomes foi contestada sobretudo por ter avaliado dois lances aparentemente iguais de forma diferente.
E. AMADORA 1-0 TROFENSE
O Estrela não deslumbrou, mas foi eficaz e conseguiu ganhar esta partida com um golo solitário de Ndiaye aos 62 minutos. O lateral direito Paulinho foi expulso (83´) e os visitantes terminaram com apenas dez em campo. Na estreia de Tulipa como treinador do Trofense, a equipa mantém as derrotas consecutivas e continua em último lugar sem nenhum ponto nem golo marcado, com muito trabalho pela frente. Num jogo sem qualidade de ambas as partes, pelo menos a equipa da Trofa demonstrou mais atitude e o empate ajustava-se melhor ao encontro.
SPORTING 1-2 F.C. PORTO
No clássico número 75, onde as duas equipas tinham muito a provar aos próprios adeptos, foi o Porto a levar o anel de diamantes. Os dragões colocaram-se em vantagem logo aos 19 minutos com um golo de Lisandro Lopez. Uma grande penalidade a favor dos leões permitiu a João Moutinho empatar o encontro (29´) e fazer reacender a esperança em Alvalade, no entanto, apenas dois minutos depois, Bruno Alves fechou o marcador com um livre directo executado de forma exímia. A segunda metade trouxe um Sporting esforçado, mas ainda assim com demasiados erros para quem quer estar no topo da classificação. Os azuis e brancos são líderes da tabela pontual.
V. GUIMARÃES 0-0 SP. BRAGA
O derby minhoto terminou com um nulo no marcador. Uma partida interessante em que os vimaranenses entraram melhor, apresentando a primeira oportunidade ainda antes dos 15 minutos. No entanto, daí para frente a prestação da equipa da casa foi decrescendo, acusando em muito o cansaço das provas europeias. O Braga teve tudo para sair de casa do rival com os três pontos, mas as inúmeras oportunidades escandalosamente falhadas por Renteria não o permitiu. Desta forma, as duas formações somam mais um ponto neste campeonato em que têm estado aquém do esperado.
LEIXÕES 1-1 BENFICA
O Benfica deslocou-se a Matosinhos na esperança de, em caso de vitória, igualar o F.C. Porto na liderança do campeonato, mas regressou à Luz com apenas um empate. Os pupilos de Quique Flores conseguiram adiantar-se no marcador por intermédio de Cardozo (33´), mas os “Lobos-do-mar” não baixaram armas e foram crescendo ao longo do encontro, merecendo em pleno o golo alcançado a um minuto dos 90: Wesley empatou a partida após um pontapé de canto. O Leixões fica a um ponto do líder, enquanto Benfica precisa de mais dois para igualar os dragões.
Esta noite, pelas 19:45h, o Vitória de Setúbal defronta o Marítimo no Bonfim. Em caso de vitória, os sadinos juntam-se ao lote de segundos classificados no encerramento desta jornada.
Confira aqui a tabela classificativa da Liga Sagres
Sem comentários:
Enviar um comentário