SPORTING NA HISTÓRIA:
ALGUÉM SE LEMBROU DISSO?
Defensor de um jornalismo sério e rigoroso (talvez utópico), acho por bem que todos os jogos europeus de clubes portugueses (são, no máximo, 7) mereçam destaque na imprensa nacional. Infelizmente, assim não acontece. Dos três jornais desportivos da nossa banca nenhum colocou o jogo de Alvalade em primeiro plano e preferiu dar relevo a dois jogadores do Benfica.
PEDRO ROCHA
O Sporting fez, esta semana, história na competição de clubes mais importante da europa. A equipa de Paulo Bento conquistou a vitória frente aos ucranianos do Shaktar – golo de Derlei - e lá carimbou a tão almejada passagem aos oitavos-de-final. O Sporting foi superior e com grande seriedade assegurou o apuramento a duas jornadas do fim da fase de grupos.
No flash-interview pós-jogo, Paulo Bento criticou o facto de a comunicação social não ter dado o devido tratamento à equipa. Concordo perfeitamente. Aliás, defensor de um jornalismo sério e rigoroso (talvez utópico), acho por bem que todos os jogos europeus de clubes portugueses (são, no máximo, 7) mereçam destaque na imprensa nacional. Infelizmente, assim não acontece. Dos três jornais desportivos da nossa banca nenhum colocou o jogo em Alvalade de primeiro plano e preferiu dar relevo a dois jogadores do Benfica.
Obviamente, não pretendo criticar, nem colocar em causa a grandeza do clube «encarnado», só julgo que entrevistas a Aimar e Suazo não se podem sobrepor a um jogo tão importante para o Sporting e até para o país.
Também sei que as vendas mandam e que o nosso país é composto maioritariamente por adeptos «encarnados». Mas mesmo estes compreenderiam, certamente, o destaque dado aos «leões». Recorde-se que à mínima escaramuça no balneário leonino, os três jornais dão, sem qualquer receio, a manchete à equipa verde-e-branca. Não é isto que defendo.
Por outro lado, não deixo de referir que Paulo Bento não se manifestou adequadamente. Uma crítica subtil, sim; uma crítica agressiva, desnecessária. Fica a nota.
1 comentário:
Uma grande verdade! Já é certo e sabido que o jornalismo desportivo é, na sua maior parte, comandado pelas vendas. E a forma mais fácil de atingir os resultados é dando destaque ao Benfica, o clube com maior dimensão e nº de adeptos.
Mas isso não é desculpa para não se dar o devido ênfase a um grande resultado do Sporting, e a confirmação do seu acesso aos oitavos de final. É mais que merecido! E há uma grande falta de coerência, pois, como referes, quando há uma apontamento negativo associado aos rivais do Benfica, este vêm escarrapachado na 1ª página.
Para além do mais, pessoalmente já não acredito que o dar destaque a outros clubes que não o Benfica afectasse as vendas. 90% das pessoas que lêm um determinado jornal já criaram uma certa "habituação" com este, e não vão deixar de o comprar por o título dar destaque ao clube A, B ou C. Mas, infelizmente, essa ideia já está enraízada, e não acredito que vá mudar...
Enviar um comentário