quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SELECÇÃO «AA»: GOLEADA AO SOM DO SAMBA




HÁ 53 ANOS QUE PORTUGAL NÃO ENCAIXAVA SEIS GOLOS. O BRASIL HUMILHOU A SELECÇÃO NACIONAL PERANTE OS SEUS ADEPTOS E PÔS A NU AS DEBILIDADES DE TODA UMA EQUIPA.



JOSÉ PEDRO PINTO



Portugal registou, esta madrugada, a derrota mais volumosa dos últimos 53 anos. No amigável frente ao Brasil, a Selecção nacional foi despachada por 6-2 e continua a acumular maus resultados e exibições decepcionantes.

Queiroz mudou o esquema táctico (alinhou, frente ao «escrete», num 4x2x3x1), colocou Tiago e Danny de início e a partida até começou de feição para as hostes nacionais: logo aos 4', o avançado do Zenith de S. Petersburgo colocou Portugal em vantagem. No entanto, a turma portuguesa desconcentrou-se, começou a cometer erros e Luiz Fabiano virou mesmo o resultado em favor da equipa do muito contestado Dunga, assinando dois golos ainda antes da primeira meia-hora (9' e 25').

Para a 2ª Parte, Queiroz corrigiu o figurino inicial, fazendo entrar Meireles e Nani para os lugares de Tiago e Danny, colocou Ronaldo como ponta-de-lança, mas esta não era a noite - uma vez mais - de Portugal. O Brasil repetiu a dose, com Fabiano a assinar um «hat-trick» (57´) e com Maicon (65'), Elano (65') e Adriano (90'+1) a fecharem o marcador. Pelo meio, Simão ainda reduziu a desvantagem (62'), a passe Deco, mas a goleada histórica verificar-se-ia mesmo no apito final.

Portugal não sofria seis golos desde 1955, quando defrontou a Suécia (o resultado final também se cifrou em 6-2). O próximo compromisso na qualificação para o Mundial de 2010' está agendado para 28 de Março de 2009, quando receber a Suécia.



FICHA DE JOGO


JOGO PARTICULAR DE PREPARAÇÃO
BRASIL-PORTUGAL
Estádio: Bezerrão, em Gama (Brasília)
Hora: 00:00
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)

BRASIL: Júlio César; Maicon, Luisão, Thiago Silva, Kléber; Elano, Gilberto Silva, Kaká, Anderson; Luis Fabiano e Robinho.
Suplentes: Doni, Daniel Alves, Marcelo, Miranda, Josué, Diego, Mancini, Alex, Adriano e Pato.
Treinador: Carlos Dunga.

PORTUGAL: Quim; Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Paulo Ferreira; Maniche, Tiago e Deco; Danny, Cristiano Ronaldo e Simão.
Suplentes: Eduardo, Meira, Rolando, Miguel, César Peixoto, Moutinho, Raul Meireles, Nani e Hugo Almeida.
Treinador: Carlos Queiroz.




FONTES



1 comentário:

Tommy_Gun disse...

Uma humilhação daquelas... Não vi o jogo, mas perder por estes números é claramente preocupante. Quanto aos problemas, continuam a ser os mesmos que já apontei num post anterior. Não há treinador que resista quando as atitudes de vedetismo dos seus jogadores vêm ao de cima, e influenciam o jogo. Pelo pouco que li, foi mais um desses casos, mas desta ainda mais desastroso.

Assim, e continuando esta onda negativa, não parece que Queiroz possa ter muitas condições para prosseguir com o seu projecto. Defendo que deve haver a necessária paciência para este implementar as suas ideias, mas com humilhações destas será muito dificil...