sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...




O FINAL DE 2008...



Por muito que me doa no orgulho de ser Lusitano acordar e ouvir o noticiário da manhã a abrir com “Portugal perdeu com o Brasil por 6-2…” o certo é que ainda há hipóteses de qualificação. Se falharmos o mundial aí sim, começo a pensar em vaiar Carlos Queiroz. Até lá, e como dizia o poeta, "vive e deixa viver"!



ANDRÉ MATOS LEITE



Está quase na hora. Aproxima-se o Natal e as férias da Liga Sagres. Aproxima-se o Ano Novo, já se faz planos para a festa de entrada em 2009. Está quase a acabar um ano repleto de emoções: o «tri» do Porto, o Euro 2008, a saída de Scolari e chegada de Queiroz, Mourinho no Inter, Cristiano Ronaldo melhor do mundo… Tanto para falar, tão poucas linhas para escrever!

Começando pelo início. Recolhiam-se as canas em Janeiro e já os “dragões” prometiam conquistar mais um campeonato. Jesualdo Ferreira ordenava os ataques e Lucho, Lisandro e Quaresma lideravam os seus companheiros para o golo enquanto Paulo Assunção guardava a base. Foi uma temporada fantástica para o Porto, mas este ano as contas estão diferentes. Quaresma já não está, Lucho está longe da melhor forma e Lisandro tem-se ressentido pelo menor número de oportunidades de que dispõe. Contudo há alguma luz no horizonte: Bruno Alves apareceu em grande forma, tanto a defender como a atacar, e já salvou a sua equipa de alguns apertos. Para já, fica o registo positivo da passagem aos oitavos-de-final da “Champions” e da boa recuperação que têm feito no campeonato.

Falando em Quaresma, o antigo menino de ouro do Sporting e, mais tarde, "Harry Potter" do Dragão trocou os ares de Portugal pelas paisagens de Itália... e talvez tenha sido só isso. No Inter de Milão está José Mourinho que Abramovic despediu do Chelsea. O “Special One” ou, como dizem os italianos, “Il Especialle” fez tudo para poder contar com o extremo português, mas nos últimos tempos o egoísmo de Quaresma fez com que tenha passado mais tempo no banco de que em campo. Continuo a defender que já é tempo de alguém lhe dizer: "o que tu jogas pode ser suficiente para a Liga Portuguesa. Se queres jogar no estrangeiro e na selecção, vê se cresces e largas a bola!".

O Europeu da Áustria e da Suíça foi o palco onde se revelou a capacidade lusa de chegar aos extremos. Ronaldo acompanhou Quaresma nas brilhantes exibições realizadas nos respectivos clubes. Também se igualaram no pouco que fizeram pela Selecção das “Quinas”. Cristiano Ronaldo sempre vai tendo a desculpa de que estaria a jogar lesionado (foi operado após o fim da participação no Euro 2008). No entanto é altura das estrelas da companhia “tuga” demonstrarem na equipa nacional toda a magia que espalham nas ligas estrangeiras.

Scolari despediu-se das praias atlânticas com a eliminação nos oitavos de final, frente à Alemanha. Carlos Queiroz foi escolhido para o substituir. Após um começo que lhe valeu o título de herói português, não conseguiu levar os seus pupilos aos melhores resultados em jogos contra os adversários na luta pela qualificação para o mundial e no amigável contra o Brasil onde registou a pior derrota (6-2). Já se começou a exigir a sua cabeça à entrada do país para avisar os futuros seleccionadores nacionais. Típico de português! Por muito que me doa no orgulho de ser Lusitano acordar e ouvir o noticiário da manhã a abrir com “Portugal perdeu com o Brasil por 6-2…” o certo é que ainda há hipóteses de qualificação. Se falharmos o mundial aí sim, começo a pensar em vaiar Carlos Queiroz. Até lá, e como dizia o poeta, "vive e deixa viver"!

Já falei de Ronaldo no europeu. Apetece-me falar agora no Manchester United. Mais um título que é ganho por portugueses. Cristiano Ronaldo é o terceiro Bola de Ouro português e o primeiro a ser eleito como o melhor de todos os jogadores do mundo (no tempo de Eusébio, o título era entregue ao melhor jogador Europeu na Europa e no de Figo ao melhor jogador do mundo a actuar na Europa). Está também na calha para receber o prémio de melhor jogador do mundo da FIFA. Há dúvidas de que merece? Então cá vai uma pequena lista dos prémios que CR7 já conquistou este ano: campeão inglês e europeu pelo Manchester, melhor marcador da Liga Inglesa, da Liga dos Campeões e da Europa. Ganhou mais alguns prémios que agora não me vêm à memória, mas acho que estes chegam para qualquer um.

Como disse no início, foi um ano cheio de emoções tal como o próximo promete ser. Teremos o final da Liga Sagres 2008/09, que promete ser mais renhida este ano, o desfecho da novela “Selecção Portuguesa: qualificação para o Mundial 2010 em risco”, entre outros acontecimentos para amante do desporto-rei ver.



Sem comentários: