sexta-feira, 27 de julho de 2007

COMENTÁRIO DA SEMANA*

É TUDO UMA QUESTÃO DE EFICÁCIA...


JOSÉ PEDRO PINTO


Simão decide mais jogos, marca mais golos, trabalha mais em prol da equipa do que Quaresma.


Correndo o risco de apenas me juntar a uma muito reduzida minoria que pensa exactamente o mesmo, cá vai: sou da opinião de que Simão vai fazer mais falta ao Benfica do que Quaresma ao F.C.Porto, caso abandonasse o Dragão.

Sustento-me em factos para justificar esta minha dissertação: Simão decide mais jogos, marca mais golos, trabalha mais em prol da equipa do que Quaresma. Se não foi o dinheiro a comandar as investidas do Atl. Madrid em Portugal, então bem podem ter sido estas estatísticas a pesar – e muito – no negócio final.

A equipa comandada por Fernando Santos sentirá muito a falta do «20», que agora viajou para Espanha, pela simples razão de que não se vislumbram alternativas imediatas à sua substituição. Coentrão ainda precisa de amadurecer, e a tão falada estrela estrangeira (caso apareça...) sofrerá, estou certo, um período de adaptação que pode ou não ser difícil. Rui Costa já não tem idade para conseguir aguentar 90' de um ritmo igual ao que Simão imprimia sempre que jogava, nem tão pouco para conseguir alcançar a eficácia da artilharia do extremo.

Já no F.C.Porto, a história é bem diferente. O onze de Jesualdo não se reduz à equação {Quaresma + 10} e tem outros jogadores que, até certo ponto, desequilibram mais e decidem mais do que o «Harry Potter» do Dragão: Bosingwa, com os seus arranques explosivos e velocidade supersónica, ultrapassa muitos dos seus adversários com relativa facilidade; Lucho consegue ser mais incisivo no passe e no remate e é o expoente máximo do futebol de equipa; Lisandro consegue ser bem mais mortífero na hora de rematar à baliza.

Não obstante tudo isto, também o próprio campeonato se ressentirá da ausência de Simão. O perfume dos seus livres sobejamente cobrados e o teor de perfeição dos seus cruzamentos para o interior da área vão agora deleitar... nuestros hermanos.

* - com actualização todas as sextas, alternando com os comentários de André Matos Leite e José Pedro Pinto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo, estou em perfeito desacordo nessa comparação quaresma/simão. Dizes que o simao trabalha mais para a equipa e eu pergunto "quando e onde"? Consulta quem fez mais assistencias. Isso é o objectivo primordial de um extremo. Mas marca mais golos, é verdade... grande parte proveniente de grandes penalidades.... muitas delas duvidosas. Concordo que ele decide muitos jogos, visto que era o unico jogador com uma qualidade acima da media no plantel do benfica... o outro estava em inglaterra. É obvio que faz mais falta ao Benfica do que Quaresma ao F.C.Porto, caso abandonasse o Dragão, pela mesma razão que já mencionei. Não quero dizer com isto que o Simão não é um grande jogador, que o é, mas os unicos aspectos em que leva vantagem sobre o Quaresma, são os livres directos e os penalties. Alguem que tu conheces muito bem disse um dia "Para mim o quaresma é melhor que o Cristiano Ronaldo..."(Camacho). Aí já nao concordo, mas para veres onde chegam as comparações do cigano... ninguem ouviu falar no Simão!!

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e