sexta-feira, 17 de agosto de 2007

COMENTÁRIO DA SEMANA

O FUTEBOL EM GAIA


ANDRÉ MATOS LEITE


Estes são factos que provam que os clubes de Gaia não são incapazes de ter bons jogadores. São sim, pela sua fraca capacidade financeira, incapazes de os manter nos seus quadros.


Vila Nova de Gaia. A maior cidade do grande Porto. Nunca uma equipa gaiense esteve nos escalões mais altos do futebol português. Como é possível que numa cidade tão povoada não haja, então, um clube com capacidade para atingir a Primeira Liga? Gaia sofre, na minha opinião, de um grave problema: há um excesso de clubes a lutar entre si. E são todos clubes pequenos que não conseguem atingir níveis financeiros e desportivos mínimos. Há um velho ditado que diz: "A união faz a força". É a política que deveria seguir-se, neste caso.


Porto e Lisboa têm vários clubes, provavelmente mais do que conhecemos, mas os mais importantes afirmaram-se porque foram dos primeiros a aparecer nestas grandes cidades e, assim, puderam evoluir rapidamente.


Os clubes de Gaia já "enviaram" jogadores para a Primeira Liga. Recentemente, temos o caso de Nélson, lateral-direito do S.L. Benfica e, em tempos, jogador do Vilanovense. Passando pelo Salgueiros, acabou transferido para o Boavista. Do Bessa, rumou a Lisboa, em direcção à Luz. Três anos para chegar à Primeira Liga e a um dos três grandes. O Dragões Sandinenses, clube que deixou de ter futebol profissional há dois anos, chegou a lançar Bruno Tiago para o Gil Vicente. Actualmente, joga no S.C. Braga.


Estes são factos que provam que os clubes de Gaia não são incapazes de ter bons jogadores. São sim, pela sua fraca capacidade financeira, incapazes de os manter nos seus quadros.


A criação de um clube que reunisse os maiores emblemas da cidade (um hipotético Futebol União de Gaia) permitiria uma maior estabilidade económica a uma tal equipa com as receitas provenientes da venda dos estádios e terrenos correspondentes. Ficaria a haver apenas um clube e seria mesmo possível criar um único e grande estádio gaiense. Mais ainda, possibilitaria segurar e contratar bons jogadores e técnicos, o que poderia levar esta "União de Gaia" a aumentar, consideravelmente, as suas hipóteses de chegar à Primeira Liga.


Como se sabe, o futebol não vive sem dinheiro. E um clube único em Gaia, traria, sem dúvida, essas tão necessárias verbas.

1 comentário:

Anónimo disse...

esse site é 10