terça-feira, 27 de novembro de 2007

LIGA DOS CAMPEÕES: SPORTING PERDE MAS GARANTE TAÇA UEFA



O SPORTING VOLTOU A CAIR AOS PÉS DO MANCHESTER UNITED, E, MAIS UMA VEZ, RONALDO FOI DECISIVO. OS «LEÕES» ATÉ MARCARAM PRIMEIRO, MAS NA 2ª PARTE, OS INGLESES CARREGARAM NO ACELERADOR E VIRARAM O RESULTADO. AINDA ASSIM, O SPORTING VÊ GARANTIDO O APURAMENTO PARA A TAÇA UEFA.




JOSÉ PEDRO PINTO





O Sporting voltou a perder para a Liga dos Campeões, escorregando, desta feita, perante o Man. United, e vê assim afastadas quaisquer hipóteses de se qualificar para a próxima fase da prova. O «teatro dos sonhos» mais pareceu um pesadelo para a equipa de Paulo Bento, que até marcou primeiro, permitindo, na 2ª Metade a reviravolta da equipa de Queiroz, Ronaldo, Nani e Anderson. No entanto, o Sporting garantiu, nesta penúltima jornada do Grupo F, o apuramento para a Taça UEFA, mercê da derrota do D. Kiev frente à AS Roma.


A equipa leonina foi a melhor em campo durante toda a 1ª Parte. Exibindo-se a um bom nível, jogando com vontade e disputando de forma aguerrida a linha média do terreno contra jogadores como Carrick e Anderson, o futebol sportinguista revelou-se dinâmico e intenso, tendo o «onze» escalonado por Paulo Bento dominado muito bem as operações e tendo atacado de forma organizada e constante. Imagem disso mesmo acabou por ser o golo do Sporting, aos 21': depois de uma boa troca de bola por parte do meio-campo, Veloso endossou a bola a Abel, na direita e este, fazendo uso do factor surpresa, acabou por desferir um remate portentoso directamente à baliza de Kuszczak que não conseguiu evitar o tento. O Manchester Utd de pronto tentou responder, mas o bom preenchimento de espaços e boa pressão exercidas pelo adversário não permitiam muitas veleidades ao ataque que continha nomes como Ronaldo, Nani ou Saha.


Já na 2ª Parte, tudo seria diferente: os «red devils» entraram dispostos a inverter a má imagem deixada na primeira metade. Ferguson fez entrar Tévez e Giggs e as alterações processadas no sistema do Manchester Utd. cedo deram frutos: passaram a pressionar mais e melhor, de uma forma rápida e desenvolta... até que o golo do empate acabou, sem surpresas, por aparecer. Evra deixou Abel para trás, na esquerda e, com Ronaldo na jogada, Tévez empurrou para o fundo da baliza do desamparado Patrício. Um 1-1 que já era merecido. O Sporting nivelou, depois, a partida, e ainda teve nos pés de Veloso a sua grande oportunidade de toda esta etapa complementar, quando o jovem médio leonino rematou forte, de longe, com o esférico a não passar muito longe da baliza dos «reds». O que é certo é que o Manchester jamais desistiu de somar os três pontos e garantir o 1º lugar do grupo, e mesmo ao cair do pano, teve o seu "canto do cisne": três minutos passavam dos 90' (o árbitro deu 4' de compensação) quando Ronaldo lá tirou mais um coelho da cartola e, de pontapé livre directo, fuzilou Rui Patrício pela última vez na noite. 2-1 foi o resultado final.


A campanha leonina na "Champions" está prestes a chegar ao fim, com a equipa de Bento a não conseguir, uma vez mais, o apuramento para a próxima fase desta competição. Resta o prémio de consolação, a Taça UEFA, numa caminhada feita de apenas uma vitória, um empate e três derrotas. Na próxima jornada, a última do Grupo F, o Sporting recebe, em casa, os ucranianos do D. Kiev com o passaporte para a Taça UEFA já no bolso.



FICHA DE JOGO

LIGA DOS CAMPEÕES - 5.ª JORNADA (GRUPO F)
MANCHESTER UNITED-SPORTING

Estádio Old Trafford, em Manchester
Hora: 19:45
Árbitro: Claus Bo Larsen (Dinamarca)

MANCHESTER UNITED: Kuszczak; O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Fletcher e Anderson; Cristiano Ronaldo, Saha e Nani.
Suplentes: Van der Sar, Wes Brown, Pique, Simpson, Hargreaves, Giggs e Tévez.
Treinador: Alex Ferguson.


SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Had; Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli, Izmailov; Purovic e Liedson.
Suplentes: Tiago, Gladstone, Adrien Silva, Farnerud, Pereirinha, Vukcevic e Páez.
Treinador: Paulo Bento.



Sem comentários: