terça-feira, 27 de novembro de 2007

F.C. PORTO LIDERA LIGA HÁ 730 DIAS


O F.C. PORTO LIDERA A LIGA HÁ 730 DIAS. DESDE A 12ª JORNADA DA ÉPOCA 2005/2006 QUE A EQUIPA AZUL E BRANCA ASSUMIU O PRIMEIRO LUGAR E NUNCA MAIS O LARGOU.


PEDRO ROCHA


O F.C. Porto está na frente do campeonato desde o dia 28 de Novembro de 2005. Nessa altura ainda treinados por Co Adrianse os portistas derrotaram o Gil Vicente, em Barcelos, por 1-0, golo de L. Gonzalez, e assumiram a liderança da Liga que acabariam por vencer. Nessa jornada o então líder, S.C.Braga, perdeu com a equipa sensação da altura - o Nacional da Madeira. Madeirenses e dragões saltaram para o primeiro lugar em igualdade pontual (27 pontos) mas na jornada seguinte já o F.C. Porto se isolava no topo da Liga.

Pese embora as fases de menor rendimento o F.C. Porto de Co Adrianse segurou o 1º lugar até ao fim e acabou por sagrar-se campeão nacional. Co Adrianse alcancou o seu 1º título como técnico principal.

No Verão de 2006, o treinador holandês, em conflito com Pinto da Costa, acaba por sair. Jesualdo toma conta da equipa em Agosto e alcança quatro vitórias consecutivas e mantém a liderança mesmo depois da derrota em Braga à 5ª jornada. No final da primeira volta os campeões nacionais lideravam a prova com sete pontos de avanço sobre o segundo classificado. Apesar de uma segunda volta irregular os dragões conservaram o primeiro posto e sagraram-se Bi-Campeões nacionais. Jesualdo Ferreira conseguiu, tal como Adrianse, o seu primeiro título.

Esta temporada os portistas entraram em grande na Liga. Sete jogos, sete vitórias voltaram a dar à equipa azul e branca a liderança isolada no campeonato. Depois de dois empates comprometedores os pupilos de Jesualdo regressaram, este Domingo, às vitórias mantendo a distância de quatro pontos para o rival Benfica. Em vésperas de dérby, o F.C. Porto enfrenta-o com a tranquilidade de que qualquer que seja o resultado, os líderes invictos da Liga vão conservar o primeiro posto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, uma evidencia da supremacia do melhor clube portugues...contra factos não há argumentos.

Diana Vasconcelos disse...

e vamos continuar na liderança durante muitos mais dias...