quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

LIGA DOS CAMPEÕES: SPORTING DESPEDE-SE COM VITÓRIA ROBUSTA



FOI A DESPEDIDA DO SPORTING DA «CHAMPIONS» DESTA ÉPOCA, COM A VITÓRIA MAIS EXPRESSIVA EM TODOS OS JOGOS QUE FEZ. UM 3-0 FRENTE AO ÚLTIMO CLASSIFICADO DO GRUPO, O D. KIEV, NUMA PARTIDA QUE JÁ NADA DECIDIA.



JOSÉ PEDRO PINTO



O Sporting despediu-se da Liga dos Campeões com uma vitória por 3-0 frente aos ucranianos do Dínamo Kiev. Numa partida completamente dominada pelos "leões", o resultado apenas importava pelos dividendos financeiros que a equipa portuguesa poderia receber, em caso de vitória. O objectivo secundário já tinha sido atingido na jornada anterior: a qualificação para a Taça UEFA.


Bento operou algumas mexidas no habitual "onze" - a reduzida importância do jogo assim o permitiu - colocando em campo o jovem Adrien Silva, Farnerud ou mesmo Purovic. A 1ª Parte foi inteiramente controlada pela equipa de Alvalade, tendo boas chances de facturar nas redes ucranianas, mas só aos 34' o Sporting conseguiu marcar: penalty de Nesmachnyi sobre Liedson, e Polga não desperdiçou, na transformação, fazendo o 1-0. O Dínamo Kiev pouco ou nada incomodava o jovem Patrício, do outro lado, permitindo à equipa leonina um controlo sereno do jogo.


Na 2ª Parte, o Sporting limitou-se a gerir o resultado. Os ucranianos reentraram no jogo com vontade de marcar e restituir a honra da equipa, mas a boa posse de bola e a estratégia montada por Bento de "adormecer" o adversário no seu meio-campo trouxeram novos frutos. Os comandados de Bento voltaram a marcar, por duas vezes: primeiramente através de Moutinho, que com espaço na grande-área, finalizou com categoria (66'); depois, por Liedson, já ao cair do pano, aos 88', num lance em que o "Levezinho" acabou por se lesionar, restando saber com que gravidade.


Os "leões" terminaram assim a sua campanha na Liga dos Campeões, ficando na 3ª posição do Grupo F, com 7 pontos no total, e com o passe para a Taça UEFA no bolso. O Sporting apenas venceu duas partidas (curiosamente, as duas frente ao D. Kiev), tendo perdido três (duas com o Man. Utd e uma com a AS Roma) e empatado uma (AS Roma, em Alvalade).


FICHA DE JOGO
LIGA DOS CAMPEÕES - 6.ª JORNADA (GRUPO F)
SPORTING-DÍNAMO KIEV
Estádio de Alvalade, em Lisboa
Hora: 19:45
Árbitro: Stuart Dougal (Escócia)


SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Anderson Polga e Ronny; Adrien Silva, Farnerud, João Moutinho, Izmailov; Liedson e Purovic.
Suplentes: Stoijkovic, Gladstone, Miguel Veloso, Pereirinha, Rogmanoli, Vukcevic e Luis Páez.
Treinador: Paulo Bento.


DÍNAMO KIEV: Lutsenko; Markovik, Gavrancic, Dopilka e Nesmachniy; Ghioane, Gusev e Ninkovic; Rebrov e Shatskikh; Bangoura.
Suplentes: Rybka, Vaschuk, Fedorov, Belkevich, Rotan, Kravets e Milevsliy.
Treinador: Oleg Luzhny.

Sem comentários: