segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CRÓNICA GAZETA DO FUTEBOL


SPORTING 2-0 PORTO


SPORTING APROVEITA ERROS DO LÍDER




PEDRO ROCHA


O Sporting conseguiu uma grande vitória, esta noite, em Alvalade. A equipa leonina aproveitou dois erros consecutivos da defensiva do Porto para decidir o jogo. Os portistas saíram de Alvalade com uma sensação de injustiça pois dominaram a maior parte do jogo sem, no entanto, ter conseguido qualquer golo.

Paulo Bento apresentou o onze que se falou durante a semana. Vukcevic ( que portento de força) ao lado de Liedson e Izmailov do lado esquerdo do meio campo dos “leões”. O russo foi aliás uma das chaves da partida. Já o Porto apresentou uma surpresa. Marek Cech jogou no meio-campo dos portistas cedendo maior liberdade a Lucho com Quaresma e Lisandro a deambularem na frente de ataque.

O jogo teve um início electrizante e logo no primeiro minuto excelente jogada do Porto com Lucho a atirar por cima face a R. Patricio. O Sporting respondeu com um pontapé de canto e, aos sete minutos, Pereirinha atirou forte para defesa de Helton. No minuto a seguir, na sequência de um livre, Lisandro cabeceia para golo, mas este acaba por ser anulado por fora de jogo. Quando o Porto começava a dominar todas as componentes do jogo surge o golo leonino. Belo lance de Izmailov pela esquerda, cruzamento e Vukcevic a rematar de primeira à meia volta e a contar com a preciosa ajuda de Helton que deixou escapar a bola.1-0 Sporting.Dois minutos depois, Pereirinha na direita foge a Fucile e cruza milimetricamente para Vukcevic que cabeceia forte, Helton defende para o lado onde aparece Izmailov oportuno a cabecear para o golo.2-0 Sporting, dois minutos que resolveram o jogo. Os leoninos empolgados pela vantagem pressionaram o Porto e tiveram durante algum tempo o domínio do jogo. Contudo, a partir dos 25º minutos o Porto voltou para cima criando alguns lances de perigo , essencialmente através de lances de bola parada. Com o aproximar do intervalo intensificou-se a pressão portista mas sem o resultado pretendido. O Sporting estava seguro defensivamente com Pereirinha a ser uma agradável surpresa. No meio campo, Romagnoli só se percebeu que estava no jogo aquando da sua substituição , mas Moutinho e Izmailov compensaram a fraca exibição do argentino com entrega e muita velocidade, especialmente Izmailov que fez, provavelmente, o seu melhor jogo de leão ao peito. Do lado do Porto, Lucho estava em alta mas a falhar na hora decisiva, Lisandro rápido e confiante, já Quaresma egoísta e lento não criou o que se esperava.

No segundo tempo, Jesualdo colocou Farías por Cech e o Porto voltou a entrar forte. No entanto, continuava a pecar na finalização. O Sporting ficou um pouco bloqueado e só depois de um erro de Helton (noite desastrosa ainda que tenha jogado limitado toda a segunda parte) é que teve perto do golo. O jogo manteve-se na mesma toada com Farías a ver Polga salvar na linha de baliza um golo certo. Pouco tempo depois “El Tecla” cabeceou à trave após cruzamento de Fucile. Adivinhava-se o golo portista que acabou por nunca surgir. O Sporting passou por momentos de grande pressão que conseguiu resolver pela alma(tantas vezes criticada) e pela capacidade de sofrimento. Nem com as mudanças de Jesualdo o Porto conseguiu chegar ao golo. Com o caminhar do jogo para o fim, o Sporting cresceu, com as alterações de P. Bento, e obteve uma enorme oportunidade com Liedson sozinho a atirar para defesa de Helton. O jogo terminou pouco tempo depois. 2-0 resultado justo pela eficácia leonina.

Carlos Xistra teve uma noite difícil. Bem no capítulo técnico falhou no capítulo disciplinar ao permitir certas entradas e faltas consecutivas dos jogadores leoninos, na primeira parte. O golo do Porto é bem anulado já o golo de Izmailov parece precedido de fora de jogo, não assinalado pelo árbitro auxiliar.

Sem comentários: