domingo, 27 de janeiro de 2008

CRÓNICA GAZETA DO FUTEBOL

BENFICA EFICIENTE ALCANÇA VITÓRIA




PATRÍCIA MARTINS


O Benfica conseguiu vencer o Vitória de Guimarães, ficando numa posição confortável para assistir ao clássico de amanhã. Foi um jogo com grandes emoções. Pode-se dizer que o clube da Luz teve eficácia como palavra-chave, enquanto que os vimaranenses acusaram a pressão de puderem chegar ao segundo lugar do campeonato.

Os encarnados entraram melhor na partida, criando oportunidades de golo desde cedo, enquanto que o Guimarães se mantinha na expectativa. A prova disso chega logo aos sete minutos. Na sequência de uma falta mal assinalada, Cardozo bate um livre fortíssimo, a cerca de 30 metros da baliza, e faz o primeiro golo da partida. Depois do golo o Benfica perde força e começa a dar espaço de manobra a um Vitória mais ofensivo que podia ter chegado à igualdade por várias vezes. Contudo, demonstrou demasiada ansiedade e perdia bolas de uma forma infantil. Aos 26 minutos Di María, em contra-ataque, ultrapassou facilmente Andrezinho e serviu Maxi Pereira que consegue chegar ao 2-0. No final da primeira parte o Guimarães tinha a iniciativa do jogo, mas perdia-se muito facilmente. Já a uma equipa como o Benfica, que ainda luta pelo primeiro lugar, se exigia mais do que empatar tempo desde muito cedo.

Na segunda metade do jogo, o Vitória apresenta-se mais ofensivo com as entradas de Ghilas e Carlitos para os lugares de Fajardo e João Alves. Sobe bem no terreno e consegue criar lances de perigo que, no entanto, a defesa benfiquista vai amparando. Aos 60 minutos uma falta sobre Carlitos dá um livre que Desmarets executa e Ghilas concretiza, fazendo o golo do Guimarães. No minuto seguinte, Cajuda faz entrar Roberto para o lugar de Luciano Amaral e passa Desmarets para defesa esquerdo. A possibilidade de chegar ao empate dá um novo ânimo à equipa da casa, que continua a pressionar o Benfica. Já em tempo de descontos os vimaraneses já só jogavam com o coração e o guarda-redes Nilson está muito afastado da grande área e, num lance infeliz, passa a bola a Cardozo que bisa na partida e fecha o resultado em 3-1. Uma derrota demasiado pesada para um Guimarães com muita alma, mas pouca cabeça fria para gerir a ansiedade. Uma vitória justa para um Benfica que soube aproveitar todas as oportunidades.

A arbitragem de João Ferreira não ficou isenta de culpas no primeiro golo, que nasceu de uma falta inexistente, e em alguns fora-de-jogo que ficaram por assinalar.

Sem comentários: