segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

TAÇA DE PORTUGAL: SERTANENSE CONTINUA SOBREVIVÊNCIA DA TERCEIRA DIVISÃO


NA QUINTA ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL O SERTANENSE CONTINUA A TOMBAR “PEQUENOS GIGANTES”. CLUBES DA PRIMEIRA LIGA SOFREM, MAS PASSAM.


ANDRÉ MATOS LEITE


O Feirense, clube da Liga de Honra, quase se tornou na surpresa desta eliminatória da Taça de Portugal. O clube de Santa Maria da Feira animou os seus adeptos com uma boa exibição frente ao Benfica. O clube da Luz teve bastantes dificuldades para vencer a equipa teoricamente inferior, mas um golo solitário de Oscar Cardozo garantiu a passagem das “águias”. O encontro começou com o Feirense a mostrar vontade de ganhar e a equilibrar o jogo dos “encarnados”. O Benfica melhorou, carregou no ataque, mas apesar de chegar perto do golo a finalização falhou. Na segunda parte Camacho fez entrar Cardozo e Adu para os lugares de Maxi Pereira e Di María. Ainda assim, o Feirense ameaçou primeiro, aos 50 minutos, com um remate de Márcio. Mas seriam os “encarnados” a chegar ao golo, dois minutos depois, numa jogada de muita confusão na grande área do clube de Santa Maria da Feira. Nuno Gomes remata e Cardozo na insistência faz o 1-0. Apesar de ter perdido o jogo, o Feirense nunca desistiu de procurar o empate, e esteve bastante próximo de o conseguir. Aos 54 minutos Barge cabeceia à barra da baliza das “águias” e aos 83 minutos Gabi não aproveitou um erro de Butt que não defendeu da melhor maneira um remate de Serginho.

Em Alvalade, o Lagoa foi goleado por 4-0 pela equipa da casa. Num jogo sempre dominado pelo Sporting, o primeiro golo chegou logo aos 8 minutos por intermédio de Moutinho. No entanto, e apesar de todo o domínio exercido, a metade inicial do encontro não viu muitas oportunidades dos “leões”. Embora atacassem muito, os verde e brancos não conseguiam rematar à baliza da equipa algarvia. A segunda parte não trouxe muitos mais remates, mas trouxe mais eficácia por parte do Sporting. Aos 57 minutos, Abel consegue o 2-0 para os “leões”. Já aos 72 minutos foi a vez de Liedson marcar com uma ajuda de Tero que desviou a bola traindo o guarda-redes do Lagoa, Botelho. O último golo do encontro nasceu de um pontapé de canto com Gladstone a cabecear para o fundo das redes do clube algarvio. Estava feito o 4-0 final aos 87 minutos.

O Aves foi ao Dragão obrigar o Porto a mostrar o seu futebol para conseguir seguir em frente na Taça de Portugal. Especialmente nos primeiros minutos, o clube da Liga de Honra conseguiu ameaçar a baliza de Nuno e manter uma defesa muito segura. Os azuis e brancos, no entanto, mostraram ser demasiado forte e aos 31 minutos Farías marcou o primeiro golo do encontro. Na segunda parte o Porto entrou com mais vontade e encostou o Desportivo das Aves à sua metade do terreno. Ainda assim os campeões nacionais não conseguiam traduzir a superioridade em golos e só no período de descontos é que Quaresma conseguiu o segundo e último golo da partida.

Nos restantes jogos, o Moreirense da Segunda Divisão B ganhou ao Beira Mar da Liga de Honra, mas a grande surpresa da prova foi mesmo o Sertanense da Terceira Divisão que conseguiu bater o Penafiel da Liga Vitalis. Todos os outros resultados viram as equipas teoricamente mais fortes conseguir a passagem à próxima eliminatória e entre equipas da mesma divisão o factor casa decidiu a vitória.

Resultados:

Domingo:
Oliveirense (II) - Marítimo (L), 0-1
V. Guimarães (L) - Nacional (L), 1-0
Leixões (L) - Anadia (II), 1-0
Naval (L) - Boavista (L), 4-1
E. Amadora (L) - Sp. Braga (L), 1-0
Penafiel (LH) - Sertanense (III), 1-1 (4-5, após g.p.)
Gil Vicente (LH) - Juv. Évora (II), 3-0
Rio Ave (LH) - Olhanense (LH), 3-3 (2-1, após g.p.)
P. Ferreira (L) - Abrantes (II), 4-0

Sábado:
Beira Mar (LH) - Moreirense (II), 0-1
Benfica (L) - Feirense (LH), 1-0
V. Setúbal (L) - U. Leiria (L), 1-0
Sporting (L) - Lagoa (II), 4-0
FC Porto (L) - Desp. Aves (LH), 2-0
Isento: Atlético Valdevez (II)


Fontes

Record

A Bola

Sem comentários: