sábado, 15 de março de 2008

BWIN LIGA: LÍDER MAIS PRÓXIMO DO TÍTULO



VITÓRIA SOFRIDA, MAS JUSTA, COLOCA OS «DRAGÕES» NUMA POSIÇÃO AIDA MAIS CONFORTÁVEL FACE AOS COMPETIDORES DIRECTOS. LEIXÕES VOLTA A NÃO CONSEGUIR AFASTAR-SE DA LINHA DE ÁGUA.



JOSÉ PEDRO PINTO



O F.C. Porto venceu, esta noite, o Leixões, por 2-1. Um triunfo sofrido mas justo de um «dragão» que valeu mais pela 1ª Parte do que pela segunda metade, embora os golos da partida tenham surgido apenas na etapa complementar. Com esta vitória, os «azuis-e-brancos» estão agora a apenas sete pontos da revalidação do título. De destacar ainda a má arbitragem de Jorge Sousa e seus pares.


Foi um F.C. Porto pressionante aquele que abriu o jogo. Futebol simples e ofensivo levou os pupilos de Jesualdo Ferreira a construírem numerosas oportunidades de golo, mas três foras-de-jogo mal assinalados ao ataque do «dragão» impediram que o activo fosse aberto logo nos primeiros 15'. A partir desta fase, o Leixões equilibrou, conseguiu sair mais vezes em ataque organizado, mas esse desafogo não se traduzia em reais chances de perigo. Essas eram dirigidas à baliza de Beto, com Quaresma e Lisandro a proporcionarem ao guardião leixonense duas belas intervenções.


Já na 2ª Metade, a partida atingiu um equilíbrio quase perfeito, com a equipa de Matosinhos a ter um pouco mais a posse de bola. O F.C. Porto quebrou, no reatamento da partida, e isso permitiu ao Leixões um maior risco no ataque, até que o golo dos da casa lá chegou, para abrir o marcador: aos 52', Hugo Morais cruzou, da esquerda, e Roberto, solto no meio dos centrais, desviou com classe para o fundo da rede de Helton. 1-0, na melhor fase da equipa de António Pinto. No entanto, o F.C. Porto haveria de conseguir responder de forma eficaz. Jesualdo apostou em Tarik e Adriano e o marroquino conseguiu imprimir mais velocidade na frente de ataque, estando ainda presente na reviravolta (a primeira dos «dragões» nesta época) do jogo: primeiro, aos 77', assistiu Lisandro para o golo do empate, o 19º da conta pessoal do argentino; depois, assinou ele próprio um chapéu de aba larga a Beto, para depois encostar para o fundo da baliza deserta, aos 85' (num lance que é precedido de fora-de-jogo). 2-1 no final da partida.


Num encontro que viu o F.C. Porto ficar mais perto do título (7 pontos separam o líder do tri-campeonato) e o Leixões com muitas dificuldades para escapar aos últimos lugares da tabela, Jorge Sousa e seus pares acabaram por ser protagonistas pela negativa. Foras-de-jogo mal assinalados a ambas as equipas, uma expulsão perdoada a Bruno Alves por agressão a Jorge Gonçalves e outros erros mancharam o trabalho da equipa de arbitragem.




FICHA DE JOGO


BWIN LIGA - 23.ª JORNADA
LEIXÕES-FC PORTO
Estádio do Mar, em Matosinhos
Hora: 21:15
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)


LEIXÕES:
Beto, Filipe Oliveira, Nuno Silva, Élvis, Joel e Nuno Amaro; Bruno China, Castanheira e Hugo Morais; Jorge Gonçalves e Roberto.
Treinador: António Pinto.
Suplentes: Jorge Baptista, Jorge Duarte, Paulo Machado, Pedro Cervantes, Jaime, Diogo Valente e Vieirinha.

FC PORTO:
Helton, Fucile, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Cech; João Paulo, Raul Meireles e Lucho González; Farías, Quaresma e Lisandro.
Treinador: Jesualdo Ferreira.
Suplentes: Nuno, Stepanov, Lino, Castro, Kazmierczak, Tarik e Adriano.



Sem comentários: