MIRALEM PJANIĆ
A DÚVIDA BÓSNIA

FICHA DE JOGADOR
Data de nascimento – 02/04/1990 (17 anos)
Local de nascimento – Kalesija (Bósnia-Herzegovina)
Posição – Médio de ataque
Clube – FC Metz – 26 jogos, 2 golos, 3 Amarelos
2007 – 19 jogos, 7 golos
Data de nascimento – 02/04/1990 (17 anos)
Local de nascimento – Kalesija (Bósnia-Herzegovina)
Posição – Médio de ataque
Clube – FC Metz – 26 jogos, 2 golos, 3 Amarelos
2007 – 19 jogos, 7 golos
DAVID FERNANDES
Nascido em 1990, Miralem Pjanić é a grande esperança do futebol bosníaco actual. Porém, esta história poderia ter sido bem diferente…
Aos 13 anos, Miralem Pjanić foi para as camadas jovens do FC Metz onde iniciou a sua carreira nos juvenis. O médio de ataque destacou-se pelo elevado número de golos marcados.
Apesar de ter nascido na Bósnia, o jovem médio iniciou a sua carreira internacional ao serviço do Luxemburgo. A decisão deveu-se ao pai, jogador ainda em actividade, que tendo levado a família para este pequeno país do Norte da Europa, deixou que o filho representasse as cores luxemburguesas.
O Luxemburgo era o anfitrião do campeonato de Europa sub-17 em 2006. O primeiro jogo frente à Espanha saldou-se com uma pesada goleada por 7-1, mas o jovem Miralem marcou um único golo da sua equipa com um forte remate longínquo. No jogo seguinte, o médio marcou quatro golos no empate a 5, frente à Bélgica.
O site da Uefa deixava o aviso quanto a um futuro brilhante da jovem estrela. Antevendo quais poderiam ser as estrelas do futuro após o campeonato da Europa, o Uefa.com destacou Miralem Pjanić como “uma promessa para ser um dos profissionais das ligas de topo de que o Luxemburgo precisa”.
As exibições do jovem não passaram despercebidas aos meios de comunicação social bosníacos que criticaram a Federação da Bósnia-Herzegovina por deixar fugir as suas jovens pérolas. O caso de Ibrahimovic era relembrado pelos jornais enquanto figuras importantes do futebol nacional elogiavam as qualidades do jovem prodígio. A afirmação na equipa sénior do Metz FC fez os responsáveis federativos perceberem o quão promissor era este jogador.
Mas a tarefa não se afigurava fácil. Miralem já tinha atrás de si várias selecções interessadas em ter os seus serviços, entre elas, a França e o Luxemburgo. As selecções dos sub-21 destes países faziam pressão sobre o jogador para que ele representasse as respectivas equipas nacionais mas o amor à pátria bosníaca levou à de cima.
No entanto, Miralem só iniciou a sua carreira pela selecção sub-21 da Bósnia-Herzegovina, no início deste ano, devido a problemas burocráticos. Miralem demorou oito meses a obter passaporte. A jovem promessa declarou viver “o dia mais feliz da sua vida” no momento em que envergou pela primeira vez a camisola da sua pátria.
Mas não são só os clubes a lutar pela jovem estrela… Schalke, Real Madrid, Inter, AC Milan, PSV, Liverpool e Bayern são alguns dos clubes interessados. Entretanto Miralem já assinou um contrato profissional válido por três épocas com o FC Metz. O jogador agradeceu a oportunidade dada pelo clube e pretendeu retribuir. O presidente falou, no site do clube, francês numa aposta de qualidade que servirá de exemplo para os mais jovens e realçou a humildade do jovem de 19 anos.
Miralem já fala em prosseguir a carreira nas suas ligas preferidas: França e Espanha. Mas, por enquanto, o pai prefere não ouvir falar sobre isso devido à juventude e inexperiência do filho. Em todo o caso, o Marselha apresenta-se como um forte candidato. O clube francês terá, no entanto, de lutar contra um compatriota. Arsène Wenger parece interessado em avançar para a aquisição do bosníaco.Há quem já fale num acordo entre Arsenal e Metz para a venda do bosníaco…
3 comentários:
bosníaco??o que é isso?o antigo guarda-redes do FCP?
As nossas desculpas pelo erro imperdoável. Um pequeno erro de edição cujo reparo agradeço ao nosso leitor.
O EDITOR,
José Pedro Pinto
Enviar um comentário