domingo, 6 de abril de 2008

OLHEIRO GAZETA DO FUTEBOL


MIRALEM PJANIĆ
A DÚVIDA BÓSNIA




FICHA DE JOGADOR

Data de nascimento – 02/04/1990 (17 anos)
Local de nascimento – Kalesija (Bósnia-Herzegovina)
Posição – Médio de ataque
Clube – FC Metz – 26 jogos, 2 golos, 3 Amarelos
2007 – 19 jogos, 7 golos



DAVID FERNANDES



Nascido em 1990, Miralem Pjanić é a grande esperança do futebol bosníaco actual. Porém, esta história poderia ter sido bem diferente…

Aos 13 anos, Miralem Pjanić foi para as camadas jovens do FC Metz onde iniciou a sua carreira nos juvenis. O médio de ataque destacou-se pelo elevado número de golos marcados.

Apesar de ter nascido na Bósnia, o jovem médio iniciou a sua carreira internacional ao serviço do Luxemburgo. A decisão deveu-se ao pai, jogador ainda em actividade, que tendo levado a família para este pequeno país do Norte da Europa, deixou que o filho representasse as cores luxemburguesas.

O Luxemburgo era o anfitrião do campeonato de Europa sub-17 em 2006. O primeiro jogo frente à Espanha saldou-se com uma pesada goleada por 7-1, mas o jovem Miralem marcou um único golo da sua equipa com um forte remate longínquo. No jogo seguinte, o médio marcou quatro golos no empate a 5, frente à Bélgica.

O site da Uefa deixava o aviso quanto a um futuro brilhante da jovem estrela. Antevendo quais poderiam ser as estrelas do futuro após o campeonato da Europa, o Uefa.com destacou Miralem Pjanić como “uma promessa para ser um dos profissionais das ligas de topo de que o Luxemburgo precisa”.

As exibições do jovem não passaram despercebidas aos meios de comunicação social bosníacos que criticaram a Federação da Bósnia-Herzegovina por deixar fugir as suas jovens pérolas. O caso de Ibrahimovic era relembrado pelos jornais enquanto figuras importantes do futebol nacional elogiavam as qualidades do jovem prodígio. A afirmação na equipa sénior do Metz FC fez os responsáveis federativos perceberem o quão promissor era este jogador.

Mas a tarefa não se afigurava fácil. Miralem já tinha atrás de si várias selecções interessadas em ter os seus serviços, entre elas, a França e o Luxemburgo. As selecções dos sub-21 destes países faziam pressão sobre o jogador para que ele representasse as respectivas equipas nacionais mas o amor à pátria bosníaca levou à de cima.
No entanto, Miralem só iniciou a sua carreira pela selecção sub-21 da Bósnia-Herzegovina, no início deste ano, devido a problemas burocráticos. Miralem demorou oito meses a obter passaporte. A jovem promessa declarou viver “o dia mais feliz da sua vida” no momento em que envergou pela primeira vez a camisola da sua pátria.

Mas não são só os clubes a lutar pela jovem estrela… Schalke, Real Madrid, Inter, AC Milan, PSV, Liverpool e Bayern são alguns dos clubes interessados. Entretanto Miralem já assinou um contrato profissional válido por três épocas com o FC Metz. O jogador agradeceu a oportunidade dada pelo clube e pretendeu retribuir. O presidente falou, no site do clube, francês numa aposta de qualidade que servirá de exemplo para os mais jovens e realçou a humildade do jovem de 19 anos.

Miralem já fala em prosseguir a carreira nas suas ligas preferidas: França e Espanha. Mas, por enquanto, o pai prefere não ouvir falar sobre isso devido à juventude e inexperiência do filho. Em todo o caso, o Marselha apresenta-se como um forte candidato. O clube francês terá, no entanto, de lutar contra um compatriota. Arsène Wenger parece interessado em avançar para a aquisição do bosníaco.Há quem já fale num acordo entre Arsenal e Metz para a venda do bosníaco…






3 comentários:

Anónimo disse...

bosníaco??o que é isso?o antigo guarda-redes do FCP?

GAZETA DO FUTEBOL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GAZETA DO FUTEBOL disse...

As nossas desculpas pelo erro imperdoável. Um pequeno erro de edição cujo reparo agradeço ao nosso leitor.


O EDITOR,
José Pedro Pinto