quinta-feira, 10 de abril de 2008

UEFA: MEIA-FINAL DECIDIDA HOJE EM ALVALADE




NÃO VAI HAVER CASA-CHEIA, MAS O RANGERS TRAZ CONSIGO MUITOS MILHARES DE ADEPTOS ESCOCESES. VITÓRIA LEONINA DÁ ACESSO ÀS MEIAS-FINAIS DA TAÇA UEFA, ALGO QUE SÓ FOI ALCANÇADO PELOS «LEÕES» POR DUAS OCASIÕES: UMA DELAS DISPUTADA COM O INTER, EM 1991; OUTRA, MAIS RECENTE, EM ALKMAAR, FRENTE AO AZ, REGISTADA NO ANO DE 2005.




JOSÉ PEDRO PINTO




O Sporting tem pela frente 90 minutos de uma partida de futebol para conseguir registar a sua terceira presença numa meia-final da Taça UEFA. Hoje, em Alvalade, a partir das 19:45, os «leões» defrontam os escoceses do Glasgow Rangers, na 2ª mão dos quartos-de-final da competição uefeira, tendo alcançado um empate sem golos na partida da 1ª mão, na Escócia. O recinto leonino não vai encher (para já, estão vendidos pouco mais de 30.000 ingressos), mas é esperada uma enorme falange de apoio a um Rangers que trouxe consigo cerca de 15.000 adeptos.


Na antevisão da partida, Paulo Bento considerou que o segredo para a vitória está no controlo emocional frente a uma formação que já demonstrou ser agressiva na sua forma de jogar. "O controlo emocional passa também pelo facto de irmos jogar com uma equipa que tem índices de agressividade alta. Mesmo acontecendo esse tipo de jogo, temos de manter o controlo emocional, tal como fizemos em Glasgow", disse o técnico português. Bento apelou ainda à capacidade de sofrimento e paciência da sua equipa para que se consiga uma boa exibição pois acredita que o Rangers "não irá mudar a sua estratégia". Para o treinador do Sporting, certo parece ser o destino desta partida em registar golos e, caso seja preciso recorrer a penaltys, não está preocupado: "Será uma eliminatória decidida com golos. Se precisarmos de recorrer a penaltys? Não acredito que o seja, mas não temo. E os jogadores sabem-no".


Já do lado escocês, Walter Smith, técnico do Rangers, acredita que a sua equipa tem todas as condições para chegar às meias-finais e dá a receita para atingir esse objectivo: "Defender bem e marcar golos". Apesar de reconhecer o enorme grau de dificuldade da partida e o valor do adversário de hoje, Smith afirma que quer continuar na Europa do futebol: "Será um jogo difícil. Mais do que os que fizemos anteriormente na UEFA. Estamos concentrados nas competições europeias e queremos continuar a superar as nossas expectativas. O Sporting joga muito bem como equipa. Temos perfeita consciência do que valem e já conhecemos bem os jogadores que têm. As duas formações estão equilibradas. Queremos continuar a ganhar experiência na Europa, para isso é importante marcar fora de casa".


Só por duas ocasiões o Sporting conseguiu chegar às meias-finais da Taça UEFA. A primeira, em 1991, na era de Marinho Peres, numa eliminatória contra o Inter de Milão, que a formação portuguesa viria a perder. A segunda, mais recente, remonta a 2005, quando os «leões», orientados por José Peseiro conseguiram chegar às meias-finais, frente ao AZ Alkmaar, tendo ainda sido finalistas vencidos da Taça UEFA nesse mesmo ano.





FONTES

Sem comentários: