domingo, 18 de maio de 2008

REPORTAGEM GAZETA DO FUTEBOL

LEÃO TAMBÉM FESTEJOU A NORTE





Em número reduzido, é certo, mas os sportinguistas quiseram celebrar com a cidade do Porto mais uma Taça de Portugal conquistada ao... F.C. Porto.



JOSÉ PEDRO PINTO



Foi em tons de verde e… cinzento que a Baixa portuense viveu o princípio de noite de domingo. Verde porque o Sporting venceu a Taça de Portugal e os festejos impunham-se no seio dos adeptos leoninos que aqui acorreram; cinzento porque a chuva também quis marcar presença em mais uma festa do futebol português.

O habitual centro nevrálgico das celebrações azuis-e-brancas teve, esta noite, outros clientes. Os adeptos sportinguistas saíram de suas casas, não obstante a chuva que ia caindo copiosamente, e quiseram demonstrar toda a sua alegria à Invicta. Pouco depois das 20h, começou a ouvir-se o ritmo das primeiras buzinadelas de contentamento: os carros iam descendo a Avenida dos Aliados com cachecóis pendurados nas janelas, camisolas de jogadores a esvoaçar nas mãos dos tripulantes e bandeiras enormes que compunham o ambiente de festa. Eram poucos os que se identificavam como adeptos portistas mas os que o eram não escondiam a desilusão pela perda da «dobradinha»: “Vou com a tola! Ai vou, vou!”, lá conseguia dizer uma senhora que se passeava pela praça pintada de verde-e-branco.


Com o passar dos minutos, a afluência à avenida foi crescendo, assim como o ruído das buzinas que iam aumentando à medida que a noite se ia esbatendo no horizonte. Pequenos e graúdos, jovens solitários e famílias completas, ninguém quis faltar à festa de uma Taça de Portugal conquistada já em tempo de prolongamento. Sim, é certo que a animação total se passava em Lisboa, onde a Praça do Marquês era o ponto de encontro, mas nem isso demoveu alguns dos «leões» do Norte em mais uma comemoração. As filas de carros completavam-se no fim da avenida. As pessoas saíam, instantaneamente, das viaturas, e juntavam-se numa festa colectiva em que nem a música faltava para complementar todo o cenário. “Até o isqueiro é verde, amigo!”, dizia um adepto mais idoso ao acender um cigarro a um seu companheiro leonino.


A Polícia de Segurança Pública continuava a assistir às festividades pacíficas e plenas de sorrisos e abraços dos adeptos leoninos e dessa forma continuou. Até porque os «dragões» também marcaram presença. Uma jovem adepta passou pela Baixa juntamente com a sua família sportinguista e, de cachecol em volta do pescoço, saiu do carro e juntou-se à celebração. Uma carrinha também por ali se passeou e, lá dentro, um pequeno rapaz agarrava o seu mini-cachecol azul. Sinal de que a festa também acolhe os vencidos. A festa, essa, prometia estender-se por mais horas.


1 comentário:

Anónimo disse...

http://bichanosdoporto.blogspot.com/
Visite.
ajude-as a ajudar :)
Beijinhos