domingo, 18 de maio de 2008

SPORTING CONQUISTA A TAÇA DE PORTUGAL



A TRADIÇÃO DE PROLONGAMENTO EM FINAIS DE TAÇA DE PORTUGAL DISPUTADAS ENTRE SPORTING E F. C. PORTO MANTEVE-SE. NA ÚLTIMA PARTE DESTA PARTIDA TIUÍ BISOU E AJUDOU OS LEÕES A CONQUISTAREM PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO A TAÇA DE PORTUGAL.


PATRÍCIA MARTINS


No primeiro jogo dos leões fora de Alvalade, o Sporting entrou com garra e vontade de levar a Taça para casa. Aliás, os verdes e brancos criaram grandes oportunidades de golo através de Derlei, que logo nos primeiros minutos de jogo deixou o guarda-redes Nuno Espírito Santo em apuros. A defesa dos dragões em clara desconcentração deixa muitos espaços para os jogadores sportinguistas subirem no terreno. Aos 17 minutos Derlei volta a expor o seu espírito de marcador e acaba por obrigar Nuno a mais uma grande defesa. O guardião do F.C. Porto foi mesmo o melhor em toda a primeira parte.

A equipa nortenha está longe da forma que se esperava: pouco jogo em equipa e muito individualismo. Perto da meia hora de jogo os dragões começam a dar sinais de vida e conseguem mesmo levar a bola até às mãos de Rui Patrício que, ainda assim, não é alvo de grande esforço. A cinco minutos do final da primeira parte o Sporting coloca a bola no fundo da rede, mas o árbitro auxiliar levanta a bandeira assinalando fora de jogo. Golo mal anulado à equipa de Paulo Bento, pois os jogadores leoninos encontravam-se em linha com a defesa azul e branca. Intervalo e tudo em aberto mas ficava o aviso de que Jesualdo Ferreira precisava de motivar a concentração da sua equipa.

A segunda parte trouxe um jogo mais equilibrado. O Porto reagiu e Lucho rematou (59’), no entanto, ainda se denotava alguma falta de confiança. No minuto 70 João Paulo é bem expulso com um cartão vermelho directo, por uma entrada a pés juntos sobre João Moutinho. Com menos um jogador em campo, Jesualdo Ferreira aposta numa defesa mais segura e procura, acima de tudo, não sofrer golos. De ressalvar a forma como Raúl Meireles acabou os 90 minutos completamente esgotado, depois de um bom jogo em que esteve presente em todo o campo.

Chega o prolongamento e com ele mais um golo anulado ao Sporting. Desta vez uma boa decisão de Olegário Benquerença, que assinala uma falta de Derlei sobre Pedro Emanuel. O jogador sportinguista acerta com o pé na cara do capitão portista ao tentar um pontapé de bicicleta. Os dragões controlam melhor o jogo e não cedem oportunidades ao Sporting. Aos 14 minutos do prolongamento Rui Patrício segura com dificuldade um remate forte.

O minuto 19 marca a reviravolta no jogo. Uma falta por marcar de Polga sobre Lisandro levanta protestos, mas o jogador sofre a pressão ainda fora da linha da grande área. No minuto seguinte Tiuí faz o golo do Sporting. O jogador remata, a bola ainda toca em Pedro Emanuel, depois na barra e acaba por cair dentro da linha de golo. A desilusão dos adeptos portistas e a euforia por lado dos sportinguistas chega a três minutos do final com Rodrigo Tiuí a bisar na partida, com um bonito golo.

Uma vitória justa para as tropas comandadas por Paulo Bento pela superioridade demonstrada na primeira parte do jogo e o equilíbrio que manteve no restante tempo. O F. C. Porto desiludiu ao apresentar-se muito abaixo do esperado pelos tri-campeões nacionais. Uma nota ainda para os adeptos que proporcionaram um brilhante espectáculo nas bancadas do Estádio Nacional do Jamor, tal como deveria ser sempre.

Sem comentários: