sexta-feira, 6 de junho de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...


O CIRCO DO EUROPEU



Não estou contra todas as informações sobre o Euro 2008 e a selecção portuguesa. Sempre que há uma lesão preocupante, a hipótese de mostrar um treino ou qualquer outro acontecimento importante, por favor, imprensa lusitana, mostrem-nos. Quero saber se o Deco pode ou não jogar, quero ver o decorrer dos treinos, isso sim. Não quero ver o que os jogadores estão a comer, nem tem pouco saber qual foi o jantar que ontem tiveram.



ANDRÉ MATOS LEITE



Começa amanhã o Euro 2008. Suíça e República Checa inauguram a competição, Portugal e Turquia defrontam-se quase três horas depois. É sempre um evento muito especial para os adeptos do desporto-rei, especialmente os europeus.

Pessoalmente adoro o evento. Sinto as emoções em todos os jogos de futebol (e de outros desportos, já agora) que vejo, mas nunca vibro tanto como com a Selecção. É uma sensação como nenhuma outra ver 23 jogadores a representar o seu país contra outros 23 a fazer o mesmo. É o duelo entre nações. É o duelo entre rivais ou amigos de longa data. Por vezes, é a vingança de edições passadas. É, para mim, um dos mais bonitos e emocionantes espectáculos do mundo do futebol.

Quanto ao evento em si não tenho nada contra. Aliás, só tenho a favor. No entanto, tenho muito contra a cobertura mediática que a imprensa portuguesa tem feito de tão importante competição. Esta semana, quando fazia “zapping” pelos canais da televisão, deparei-me (creio que na SIC) com um directo em que me parecia que se mostrava a equipa das “quinas” a dar graças antes de jantar. De todas as coisas que podiam falar e mostrar sobre a Selecção porque nos mostram o jantar dos jogadores? Não terão eles direito a comer tranquilos? Mais, o que contribui para a nossa felicidade saber ou ver o que eles comem? São inúmeros os ex-internacionais portugueses, quer de tempos recentes, quer de tempos antigos, que poderiam ter convidado para darem o seu parecer sobre o que se espera de Portugal. Desde Eusébio e Coluna até Figo e Rui Costa. Qualquer um deles poderia ter sido convidado para uma entrevista em que falassem sobre a selecção das “quinas” e as suas adversárias. Não foi isso que aconteceu. Preferiram mostrar-nos o jantar dos jogadores.

Não estou contra todas as informações sobre o Euro 2008 e a selecção portuguesa. Sempre que há uma lesão preocupante, a hipótese de mostrar um treino ou qualquer outro acontecimento importante, por favor, imprensa lusitana, mostrem-nos. Quero saber se o Deco pode ou não jogar, quero ver o decorrer dos treinos, isso sim. Não quero ver o que os jogadores estão a comer, nem tem pouco saber qual foi o jantar que ontem tiveram. Não quero saber se o Ronaldo fez uns telefonemas e esteve a dar uma festa. Para quê estas informações? Para que quero eu saber do jantar, do gato, do cão, do primo afastado do Nuno Gomes que ele só vê nos funerais? Não queremos, não precisamos. Para quem quer e precisa de ver isso, por favor, criem um canal só para eles, criem um canal só para quem quer saber dessas informações inúteis porque assim, ao menos, nós adeptos do futebol, que gostamos de informações que são do futebol, podemos continuar a ver as notícias importantes que mostram a arte do desporto-rei em toda a sua glória e não as notícias inúteis que mostram e violam a vida íntima e privada de, neste caso, 23 jogadores que estão a caminho da Suíça para representar o nosso país e que, portanto, deveríamos respeitar.


Sem comentários: