sexta-feira, 13 de junho de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...




TRAGAM ESSE CANECO!



Podemos, então, acreditar que é perfeitamente possível chegar longe, muito longe. Deixo só um repto aos 23 jogadores de Portugal e à equipa técnica: chegando à final não a percam novamente. Não morram outra vez na praia, tão perto do Mar. Tragam esse merecido caneco para Portugal. Tragam-no de uma vez por todas e inundem este país de euforia. Por um, dois, três dias vamos comemorar a vitória e esquecer tudo o resto. Eu acredito, Portugal. Tragam essa alegria para o nosso país, porque para tristezas já temos o dia-a-dia.



PEDRO ROCHA



A selecção nacional iniciou, esta semana, uma caminhada que esperamos, portugueses, seja triunfal. A forma como entrámos foi perfeita. Se havia ilusão escondida, depois dos primeiros jogos esta frágil ilusão passou para uma forte possibilidade. Portugal entrou bem, a dominar, a criar ocasiões de golo e a convertê-las em alturas ideais. Ideais, sim, porque afinal matámos os dois jogos já nos descontos (ideal seria vencer sempre por 3-0 mas isso tiraria toda a emotividade). Passado este teste e carimbado o passaporte para os quartos-de-final ficamos a somente 270 longos minutos de vencer o troféu. Parece muito mas, afinal, já chegámos a meio da prova. Será que temos legítimas aspirações? Penso que já provámos que sim. Somos candidatos.

Agora temos que o provar nos jogos a sério. Em princípio, se não houver mais nenhuma surpresa, a nossa adversária será a poderosa Alemanha. Depois de um jogo razoável, frente à Polónia (muita fraca por sinal), os germânicos esbarraram numa Croácia determinada e acabaram por perder. Agora, jogam frente à Aústria que ainda acalenta esperanças de passagem. Para isso “basta” derrotar a Alemanha e atirar os «panzers» para canto. Nesse caso, encontraríamos o outro anfitrião do torneio (a Suíça, defrontamos no Domingo). Para mim, venha quem vier, Portugal tem mais é que vencer. Qualidade tem que chegue para isso. Acredito piamente que passe a Alemanha. Obviamente que a selecção germânica será, à partida, bem complicada. Pela tradição, pelo peso no futebol internacional e pelo colectivo sempre muito forte. Individualmente e para fazer a diferença vejo, neste momento, somente três jogadores capazes de o fazer: Podolski , Ballack e Klose. O resto são jogadores de bom nível, correcto, mas sem grande classe.

Podemos, então, acreditar que é perfeitamente possível chegar longe, muito longe. Deixo só um repto aos 23 jogadores de Portugal e à equipa técnica: chegando à final não a percam novamente. Não morram outra vez na praia, tão perto do Mar. Tragam esse merecido caneco para Portugal. Tragam-no de uma vez por todas e inundem este país de euforia. Por um, dois, três dias, vamos comemorar a vitória e esquecer tudo o resto. Eu acredito, Portugal. Tragam essa alegria para o nosso país, porque para tristezas já temos o dia-a-dia.


1 comentário:

Diana Vasconcelos disse...

Pedro, Liga dos Campeões carago!