sábado, 14 de junho de 2008

EDITORIAL


TEMOS PENA




Gostaríamos de ter podido publicar, sempre após os jogos da Selecção Nacional, um pequeno texto de um dos convocados de Scolari sobre a partida em causa. Não pudemos.



Foi numa das muitas aulas de Introdução à Economia do Curso de Ciências da Comunicação que o Professor Nuno Moutinho se referiu a este projecto como uma iniciativa que visava proporcionar um serviço às pessoas: informação. Não tem sido fácil manter online a Gazeta do Futebol. Os compromissos académicos, como autênticas prioridades que são para esta equipa, impedem-na, muitas vezes, de estar em cima do acontecimento e de exercer a sua função na sociedade portuguesa. Por isso, assumimos o facto e, por isso, o nosso lamento por não conseguirmos ser omnipresentes neste mundo cada vez mais dependente de um repórter disponível a full-time.

Contudo, não deixamos de tentar. E tanto assim é que tínhamos preparado para os nossos visitantes, dentro da cobertura que continuamos – e continuaremos – a efectuar sobre o Euro 2008, uma pequena surpresa. Gostaríamos de ter podido publicar, sempre após os jogos da Selecção Nacional, um pequeno texto de um dos convocados de Scolari sobre a partida em causa. Não pudemos.

A justificação que esse mesmo atleta nos deu, após consultar o Departamento de Comunicação da FPF, foi a de que era impossível por força de uma estratégia de imprensa já definida. O atleta, esse, estava na disposição de colaborar connosco. Somos apenas um projecto universitário, em que apenas treinamos o que nos foi leccionado em salas de aula, em que apenas tentamos adquirir mais experiência de trabalho.

Mais: quando vemos outros colegas de profissão de outros meios de comunicação social a reunirem, de improviso, com jogadores da Selecção Nacional no final de conferências de imprensa, pedindo declarações exclusivas, sentimo-nos discriminados e sentimo-nos tristes.

Pena é que a assessoria de imprensa apenas se dê ao trabalho de auxiliar os que mais poder têm (não está aqui em causa o bom nome dos Profissionais dos media que acompanham Portugal no Euro 2008) e não permita a um pequeno projecto de jornalismo um segundo para brilhar.

Fica a nota.


1 comentário:

Anónimo disse...

O vosso trabalho tem sido fantástico. E nota-se uma evolução constante! Estão a aprender, fazendo. E ainda conseguem tirar o curso! Parabéns, sois um exemplo para a comunidade académica da UP. Continuem, Nuno Moutinho