quinta-feira, 3 de julho de 2008

INTERNACIONAL: DOMENECH CONTINUA



ANÚNCIO JÁ FOI FEITO PELA FEDERAÇÃO FRANCESA DE FUTEBOL (FFF). O TREINADOR VIU O SEU VÍNCULO ESTENDIDO ATÉ 2010, MAS SOB UMA SÉRIE DE CONDICIONANTES.



JOSÉ PEDRO PINTO



Raymond Domenech vai continuar a ser o Seleccionador nacional francês. Após a pobre campanha realizada pelos gauleses no Euro 2008 e depois da contestação ao próprio Domenech, a direcção da Federação Francesa de Futebol decidiu manter o treinador à frente dos destinos da França na caminhada para o Mundial de 2010, a realizar-se na África do Sul. No entanto, há certas condições impostas pelo líder federativo, Jean-Pierre Escalettes, para a permanência de Domenech.


Após a saída francesa do Euro 2008, o Seleccionador reuniu-se com a direcção da FFF, altura em que terá admitido os erros que redundaram no fracasso e em que terá redefinido, juntamente com o elenco federativo, toda a sua actuação.


Face ao sucedido, a direcção da FFF decidiu, por maioria absoluta (18 votos a favor da continuidade em 19 possíveis), a continuidade de Domenech, não obstante o facto de que o papel exercido até agora pelo treinador será ligeiramente alterado: as tarefas do Seleccionador cingem-se às competências desportivas, sendo que a logística (até ao Euro 2008 da competência de Domenech) será assegurada por um secretário-geral designado para o efeito.


O Presidente da FFF, Jean-Pierre Escalettes, considerou o Euro 2008 como um "fracasso completo" e que Domenech terá agora que provar o seu valor: "Tem de apresentar resultados e mostrar que a atitude da equipa se alterou".


Se as críticas têm sido parte integrante da vida de Raymond Domenech enquanto Seleccionador gaulês, com a opinião pública a pedir a sua dispensa, certo é também o apoio de grandes figuras do futebol francês à sua continuidade, como Patrick Vieira ou Michel Platini, actual Presidente da UEFA.





FONTES




Sem comentários: