sexta-feira, 4 de julho de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...




E AÍ ESTÁ O DEFESO!




Rochemback, Postiga e Caneira conhecem bem o campeonato português e têm vontade de triunfar. Já o Benfica, com Rui Costa no leme, parece apostar numa política diferente no sentido em que o maestro quer o plantel fechado antes do início dos treinos no Seixal (o que parece díficil). De resto, Martins pode ser uma boa aposta, Balboa parece bom jogador mas veio demasiado inflacionado.




PEDRO ROCHA



Terminado o campeonato europeu eis que chegou a hora do defeso. Os jornais desportivos apresentam a cada dia uma dezena de novos jogadores para cada clube. No fim, só um quinto desses jogadores acaba no destino previsto.


Este ano não é excepção. Porto, Sporting e Benfica aparecem todos os dias ligados a novas contratações que depois não fazem qualquer sentido. No meio de tanta asneirada, obviamente que a imprensa desportiva acaba por acertar em alguns nomes (por mero acaso?). Às vezes, penso sobre este assunto. Efectivamente, onde vão os jornalistas buscar uma lista de jogadores tão grande? Quem serão as fontes (se é que existem) que tão mal informam? Depois, reparo que, caso não existisse um defeso agitado, provavelmente os jornais desportivos iriam ter somente vinte páginas, em vez das actuais quarenta e oito, o que seria uma grande perda material.


Deixando-me de reflexões, passo agora para as contratações certas. Os três grandes já se reforçaram e com nomes senão sonantes, polémicos. O Sporting foi buscar Postiga ao Porto, os dragões contrataram Rodriguez e as águias ficaram com C. Martins. Três jogadores que mexeram com o mercado entre os grandes. Todos tiveram um passado recente com outro grande. Ora, esta agitação contribui, a meu ver, para o aumento da emoção no campeonato. Desde que com normas de respeito, sou um grande defensor de trocas entre os grandes. Afinal, no nosso campeonato, fazem todo o sentido. A emoção aumenta obviamente. Que gozo não dará a um adepto leonino ver H. Postiga a marcar ao Porto (por exemplo)?


Num sentido amplo nota-se uma tendência diferente de contratações, exceptuano o tri-campeão. A equipa de Jesualdo Ferreira parece trabalhar para conseguir inscrever a equipa no campeonato argentino (à conjuntura passada juntaram-se Tomás Costa e Benítez, para já). Já o Sporting parece apostar na experiência. Uma mudança face ao passado recente. Rochemback, Postiga e Caneira conhecem bem o campeonato português e têm vontade de triunfar. Já o Benfica, com Rui Costa no leme parece apostar numa política diferente no sentido em que o maestro quer o plantel fechado antes do início dos treinos no Seixal (o que parece díficil). De resto, Martins pode ser uma boa aposta, Balboa parece bom jogador mas veio demasiado inflacionado. Pelo começo, parece-me que este campeonato, pelo menos, mais equilibrado vai ser (não era complicado).


O Futuro dirá o resto.

Sem comentários: