segunda-feira, 7 de julho de 2008

LIGA SAGRES: CAMPEONATO (QUASE) DEFINIDO



ANDRÉ MATOS LEITE

JOSÉ PEDRO PINTO



Realizou-se hoje, na Alfândega do Porto, o sorteio para a edição 2008/09 da Primeira Liga portuguesa, agora com a denominação de Liga Sagres. O sorteio foi marcado pela incerteza da participação do Boavista (está dependente da decisão da FPF) e pela sorte que ditou que os confrontos entre os três grandes estejam concluídos nas cinco primeiras jornadas.

Nos momentos que antecederam o sorteio, houve espaço para discursos dos dois principais reponsáveis da Sagres desta parceria com a Liga de Clubes. No entanto, o discurso que os antecedeu, o de Hermínio Loureiro, era o que mais atenção reunia. Esperava-se que o presidente da Liga de Clubes desfizesse alguma da polémica relativamente às repercussões do caso “Apito Final”, processo cujas ondas ainda não pararam de afectar o futebol nacional, mas Hermínio Loureiro preferiu focar o nascimento da Liga Sagres caracterizando-a como um projecto “com ambição, com raça, com talento”.

No sorteio não esteve presente o F.C. Porto, emblema que pode ser afectado pela decisão da FPF sobre os recursos do caso “Apito Final”. Embora o clube do «dragão» não esteja preocupado com as repercussões a nível nacional (só o seu presidente, Pinto da Costa, recorreu), é possível que uma decisão desfavorável venha a implicar a exclusão da Liga dos Campeões. Já em relação ao Boavista, o presidente Álvaro Braga Júnior fez questão de estar presente no sorteio. O clube do Bessa está em risco de descida de divisão caso o seu recurso no processo “Apito Final” não tenha sucesso. Por isso mesmo, a nome da «pantera» apareceu com asterisco no sorteio. Quer isto dizer que caso se confirme a descida de divisão do Boavista, o seu lugar será ocupado por Paços de Ferreira.

Relativamente aos jogos da época 2008/09, na 1ª jornada F.C. Porto e Sporting jogam em casa contra, respectivamente, Belenenses e Trofense. Já o Benfica desloca-se ao terreno do Rio Ave. Em relação aos clássicos entre os três grandes, vão terminar cedo os embates entre os eternos candidatos ao título. Benfica e Porto enfrentam-se à 2ª jornada, Benfica e Sporting na 4ª jornada e Sporting e Porto na 5ª jornada fecham os embates entre os «grandes». Caso o Boavista permaneça na primeira, o «dérbi» da cidade do Porto será à 4ª jornada com a visita da «pantera» ao Dragão. O duelo entre Guimarães e Boavista será à 9ª jornada. Já o «dérbi» minhoto disputa-se a 5 de Outubro na 5ª jornada com o Vit. Guimarães a receber o S.C. Braga. À 11ª jornada dá-se o Guimarães-Leixões. O «dérbi» da Madeira será na jornada sete com o Marítimo-Nacional. De assinalar, também, que o encontro entre os dois recentemente promovidos, Trofense e Rio ave, será na 10ª jornada.



1ª Jornada – 24 de Agosto de 2008

Estrela da Amadora – Académica
Vitória de Guimarães – Vitória de Setúbal
Naval – Marítimo
Leixões – Nacional
Sporting – Trofense
Boavista – Braga
Porto – Belenenses
Rio Ave – Benfica




REACÇÕES AO SORTEIO



Reportagem Sorteio Liga Sagres.mp3 - Gazeta do Futebol


Sem comentários: