quarta-feira, 16 de julho de 2008

QUEIROZ APRESENTADO JÁ SÓ PENSA NUM FUTURO DE EXCELÊNCIA PARA PORTUGAL





«A EXCELÊNCIA NÃO É UM PONTO TERMINAL, É UM HÁBITO». FOI ASSIM QUE QUEIROZ SE APRESENTOU COMO SELECCIONADOR PORTUGUÊS, PERSPECTIVANDO UM FUTURO BEM ESTRUTURADO PARA GARANTIR VITÓRIAS.



PATRÍCIA MARTINS



Carlos Queiroz foi hoje apresentado oficialmente como o novo seleccionador português. Na conferência de imprensa que marcou a data, Queiroz não quis falar do passado e apenas agradeceu a confiança depositada nele pela Federação Portuguesa de Futebol. Perspectivando já o futuro, o seleccionador diz que a primeira grande etapa é o apuramento para o Mundial 2010: «Daremos prioridade absoluta à selecção A. Temos doze pontos para conquistar nos próximos três meses, na qualificação para o Mundial 2010, é essa área que vamos dar prioridade desde o início é essa a primeira grande meta».

Estes dias iniciais no comando da Selecção Nacional vão servir para Carlos Queiroz definir a estrutura base desta nova etapa, a começar pela equipa técnica que será anunciada dentro de 15 dias, garantindo que há muitos nomes em aberto: «Existem muitas opções, o que posso dizer é que ninguém está excluído e ninguém está incluído».

Ainda acente no presente mas com um olhar sobre o futuro, o técnico não vai descurar todos as selecções: «No imediato, prometo pôr em prática de imediato toda a minha capacidade de análise e reflexão sobre o que existe e depois tomar as decisões que nos permitam continuar a progredir. Sem um período de análise e reflexão não faz sentido prometer medidas».

Queiroz contou com o apoio de muita gente para o seu regresso á selecção e garante que não quer desiludir: «Vi e senti o apoio de adeptos e da opinião da crítica, que genericamente me apoio neste regresso. Para eles, o meu reconhecimento e principalmente a obrigação e o sentido de responsabilidade de estar à altura do que esperam de mim. É tempo de prometer menos e fazer mais», concluiu.

Scolari não será esquecido neste novo rumo de Portugal e o seleccionador garante que vai trocar ideias com o actual treinador do Chelsea: «É minha obrigação colher toda a informação útil e disponível para que num curto espaço de tempo as minhas decisões sejam as mais apropriadas e correctas. Tenho a certeza que o ex-seleccionador nacional estará disponível, logo que possa, que não é fácil o barco que tem nas mãos. Eu tenho essa obrigação e ele terá essa simpatia.»
Abordou ainda a relação com os clubes e espera bom senso das duas partes: «Espero o mesmo sentido de responsabilidade e cooperação que de uma forma geral sempre existiu, pelo menos quando fui seleccionador só tenho palavras de agradecimento para todos os clubes. As regras estão definidas, há sentido de responsabilidade por todo o mundo ligado às selecções. Tudo o que puder deve ser feito, dentro do espírito de cooperação. É preciso ter algum bom senso», afirmou.

Gilberto Madaíl aproveitou a conferência de imprensa para garantir que nunca procurou qualquer outra opção para substituir Scolari e reforçou a felicidade em ter «o filho pródigo de regresso à casa-mãe».


FONTE:

1 comentário:

Leandro Gomes disse...

Não acredito muito em sucessos com Queiroz, mas espero verdadeiramente estar enganado...

Pedro Rocha é um excelente redactor!

www.vermelhoamodadoporto.blogspot.com