terça-feira, 15 de julho de 2008

TAS DECIDIU: F.C. PORTO VAI À «CHAMPIONS»




NEGADO PROVIMENTO AOS RECURSOS DE S.L. BENFICA E VIT. GUIMARÃES. DECISÃO COLOCA F.C. PORTO NA ROTA DA LIGA DOS CAMPEÕES 2008/2009 E A UEFA JÁ CONFIRMOU A PRESENÇA DOS «DRAGÕES» NA PROVA.




JOSÉ PEDRO PINTO




O F.C. Porto vai mesmo participar na edição 2008/2009 da Liga dos Campeões. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), com sede em Lausanne, na Suíça, negou provimento aos recursos da decisão da UEFA de incluir os «dragões» na prova máxima do futebol europeu interpostos por S.L. Benfica e Vit. Guimarães e confirmou um cenário que já se adivinhava: após a longa reunião de ontem, o TAS coloca o F.C. Porto na rota da liga milionária, decisão essa já aceite, de forma oficial, pela UEFA.


Em declarações aos jornalistas presentes em Lausanne, o secretário-geral do TAS, Mathieu Reeb, confirmou a rejeição dos recursos interpostos pelos «encarnados» e vimaranenses mas também referiu o facto de que o caso pode ainda não estar encerrado, deixando entender que uma eventual punição pode ainda ser uma realidade, proveniente do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA: "Ainda não está terminado".


Ainda assim, certo é que o órgão que tutela o futebol europeu já ratificou a decisão do TAS. Num curto comunicado publicado no site da UEFA, pode ler-se que, após a decisão saída de Lausanne, volta tudo ao normal: "O caso fica exactamente como estava após a comunicação da UEFA de 16 de Junho de 2008, na sequência da decisão do Comité de Recursos. Isto significa que o FC Porto será admitido na UEFA Champions League de 2008/09. "


A mesma opinião foi já expressa por José Manuel Meirim. O especialista em Direito Desportivo considera que, a haver um castigo para os «dragões», esse nunca ocorrerá antes da época 2009/2010. "Para já, regressa tudo à primeira instância, ou seja, ao Comité de Disciplina e Controlo da UEFA. Há uma zona que pode ter repercussões práticas apenas na próxima época e não em 2008/2009", afirmou.



REACÇÕES

Dos três clubes envolvidos neste processo - F.C. Porto, S.L. Benfica e Vit. Guimarães - só os vimaranenses já tomaram uma posição oficial em relação às decisões tomadas pelo TAS. Em comunicado divulgado no site do clube, apenas é referido o facto de que o Vitória de Guimarães já foi informado da rejeição do recurso por si interposto mas abstém-se de fazer qualquer tipo de comentário, aguardando o normal desenrolar do processo.





FONTES

1 comentário:

Deportivista disse...

Um grande blog.

¿Trocamos links?
Se interessa-te responde em meu blog:http://marcador-desportivo.blogspot.com/

Um saúdo.