terça-feira, 23 de setembro de 2008

ANÁLISE DA JORNADA

3ª JORNADA: SPORTING E NACIONAL LIDERAM A MAIOR DISTÂNCIA DE DRAGÕES E ÁGUIAS


PATRÍCIA MARTINS



A Terceira jornada desta Liga Sagres não trouxe, de um modo geral, bons espectáculos de futebol. Muitas faltas, com grande parte dos golos a resultarem de penalties. F.C. Porto voltou a marcar passo na caminhada para a renovação do título, enquanto Sporting e Nacional da Madeira se adiantam na liderança da tabela. Braga e Marítimo que lutam abertamente por representar Portugal nas competições europeias têm ainda muito a esculpir e provar dentro de relvado.

SPORTING 2-0 BELENENSES

Neste derby lisboeta os leões levaram o belenenses de vencido. Um jogo que no início prometia ser bem disputado acabou por murchar de intensidade após o primeiro golo do aos 34 minutos: Hélder Postiga fez o 1-0 para o Sporting, embora estivesse em posição irregular. Na segunda metade Paulo Bento fez Vukcevic regressar aos relvados. No minuto 49 Romagnoli converteu um penalty cometido sobre Postiga e fecha o resultado. A seguir, assistiu-se a um jogo deplorável em que as duas equipas se arrastaram até ao final do encontro. O Sporting é líder e em 3 jogos conseguiu 9 pontos.

E. AMADORA 0-0 MARÍTIMO

Fraco jogo na Reboleira que demonstra uma realidade preocupante no futebol português. A primeira parte foi deplorável e só na segunda se conseguiu assistir a algumas oportunidades de golo. Ainda assim, não surtiram qualquer efeito e o jogo terminou com um nulo no marcador. O Marítimo conseguiu o primeiro ponto neste campeonato, contudo, continua sem marcar qualquer golo já para não falar na péssima qualidade de jogo. Situação preocupante para quem pretende os lugares europeus.

NAVAL 3-1 TROFENSE

A formação da Figueira da Foz foi superior e venceu, deixando o clube da Trofa isolado em último lugar, sem qualquer ponto acumulado. Em dois minutos a Naval facturou dois golos (21´e 22´), através de Dudu e Marcelinho. Com a euforia a turma da casa facilitou e logo de seguida Miguel Ângelo reduziu para o Trofense (24´). Daí para a frente não houve nenhum motivo de interesse na partida. Já em cima do minuto 90´o árbitro da partida mancha a actuação ao assinalar grande penalidade de forma incorrecta a favor da Naval. Alexandre Hauw converteu e trancou o marcador em 3-1.

LEIXÕES 2-0 BRAGA

Jogo rodeado de polémicas, sobretudo por parte da equipa de arbitragem. O treinador José Mota foi expulso ainda antes do intervalo e César Peixoto levou um cartão vermelho directo na segunda metade da partida. Falando do jogo propriamente dito, os matosinhenses chegaram ao primeiro golo ao minuto 35 por Wesley. Aumentou mais tarde a vantagem aos 58 minutos através do avançado Marques. Os bracarenses somam a segunda derrota consecutiva e deixam a preocupação no ar.

RIO AVE 0-0 F.C. PORTO

Depois do empate na ronda inaugural diante do Benfica, o Rio Ave voltou a empatar um “grande” no estádio dos Arcos. Desta feita, os dragões não encararam com a devida importância este adversário e acabaram por ser dominados pela equipa da casa. Os visitantes melhoraram claramente a atitude na segunda parte, reagiram e criaram mesmo algumas oportunidades que podiam ter dado em golo. Mas tal não aconteceu e o nulo manteve-se no marcador. Os portistas queixam-se de uma mão de Gaspar na grande área que ficou por assinalar, no entanto isso não chega para justificar todos os erros cometidos na partida.

ACADÉMIA 1-0 V. SETÚBAL

A académica fez-se valer do descanso de três semanas sobre o Setúbal e conseguiu vencer os sadinos. Recorde-se que já há 10 anos que os estudantes não venciam o Vitória em Coimbra. Um jogo a horas tardias num Domingo chuvoso não fazia esperar muito mais do que se viu: os jogadores movimentavam-se no terreno de jogo um pouco arrastados. No minuto 80 Cléber converteu uma grande penalidade e fixou o resultado na vitória da Académica pela margem mínima.

V. GUIMARÃES 0-2 NACIONAL

O Nacional foi a Guimarães arrecadar os três pontos. Os insulares marcaram dois golos de grande penalidade. O primeiro foi marcado por Nené (28´) e o segundo por Alonso (61´). O estádio D. Afonso Henriques assistiu a um jogo emotivo, no qual Manuel Machado provou o bom trabalho que está a fazer com a estrutura do Nacional. De lamentar apenas que o onze inicial contenha um único português: Patacas. Os vimaranenses terminaram a partida reduzidos a dez, após as expulsões de Sereno e Gregory por agressão. Os madeirenses são líderes da liga Sagres, com os mesmos pontos do Sporting.

PAÇOS DE FERREIRA 3-4 BENFICA

Sem ser um jogo bonito, foi sem dúvida emotivo. Uma partida com sete golos e disputada até ao último minuto deixa qualquer adepto menos interessado preso à cadeira. Quique Flores fez com que Nuno Gomes se estreasse a titular na Mata Real e o avançado cumpriu: logo aos seis minutos colocou os encarnados em vantagem. O empate surgiu aos 13 minutos, por Ozéia, mas Maxi Pereira recolocou o Benfica em vantagem fazendo o 2-1 à meia hora de jogo. Ainda antes do intervalo Cardozo converteu uma grande penalidade alargando a vantagem. Quando se pensava que a partida estava decidida, Rui Miguel volta a marcar para a equipa da casa (63´). Jorge Ribeiro aos 76 minutos também se estreou a marcar um grande golo colocando a águia a vencer por 4-2. A quatro minutos do final William encerra o marcador em 3-4. A equipa da Luz sai da Mata Real com a vitória e encontra-se com os mesmos pontos do rival F.C. Porto, a quatro pontos dos líderes Sporting e Nacional.

Confira aqui a tabela classificativa.

Sem comentários: