segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O FUTEBOL LÁ FORA





GUILHERME BRAZ



Foi uma jornada com poucas surpresas na Europa do futebol. Os grandes emblemas europeus cumpriram o estatuto de favoritos. A excepção vem da Alemanha: O Bayern foi humilhado na sua própria casa (2-5) pelo Werder Bremen.




LIGA INGLESA:


A 5ª jornada da liga inglesa fica marcada pelo clássico entre o Chelsea-Man Utd. Num jogo muito “português” (Carvalho e Bosingwa jogaram pelos “blues” e C.Ronaldo pelos “reds”), o Chelsea manteve a onda de invencibilidade em Stamford Bridge, assegurando um empate a uma bola. Park Ji-Sung e Kalou foram os marcadores da partida. O Arsenal lidera isoladamente o campeonato, após a vitória por 1-3 no Reebok Stadium, contra a equipa do Bolton. A jornada fica ainda marcada pela exibição de gala do Man.City que “cilindrou” o Portsmouth com seis golos sem resposta. Robinho foi um dos marcadores do encontro.


Ver resultados da Liga Inglesa aqui




LIGA ITALIANA:


Mourinho voltou a vencer para o campeonato, desta feita com uns claros 1-3 contra o Torino. Pisano (p.b) Maicon e Ibrahimovic marcaram para os “nerazzurri”, enquanto que Abbruscato reduziu para o Torino. Os comandados do “special one” partilham a liderança com a Juventus (7 pontos cada) que foi ao terreno do Cagliari vencer por 0-1 com um golo do ex-Palermo Amauri. O português Tiago, com vida difícil em Turim, entrou aos 61minutos. Destaque ainda para o AC Milan, que com as estrelas Ronaldinho e “Sheva” no banco, inverteu os resultados menos positivos do início do campeonato, e logo com uns claros 4-1 contra a Lázio. A equipa romana nunca se encontrou num jogo em que Seedorf, Zambrotta, Kaká e Pato marcaram para os milaneses, e Mauro Zarate fez o único tento da Lázio.


Ver resultados da Liga Italiana aqui




LIGA ESPANHOLA:


Na liga espanhola, Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Valência fizeram valer o estatuto de favoritos para levar de vencida os seus adversários. O Valência, com Miguel e Manuel Fernandes no onze, sofreu para vencer o Osasuna. 1-0 foi o resultado, com o golo a ser assinado por Mata, aos 83 minutos. Já o Barcelona e o Atlético não tiveram tantas dificuldades. Os catalães “despacharam” o Gijón por claros 1-6. Messi esteve em destaque, ao facturar por duas vezes. Já o Atlético venceu o Recreativo no “Calderón” por 4-0. Os portugueses estiveram em destaque neste jogo, com Simão a assistir e Maniche a facturar. De referir ainda a vitória do Real Madrid, que venceu em Santander o Racing com dois golos sem resposta. De la Red e Van Nistelrooy foram os autores dos tentos madrilenos. Finda a terceira jornada, a equipa do Valência lidera o campeonato com 7 pontos, os mesmos que Almería, Villarreal e Espanhol.


Ver resultados da Liga Espanhola aqui




LIGA ALEMÃ:


A jornada cinco da “Bundesliga” fica, inevitavelmente, marcada pelo desaire caseiro do Bayern Munique contra o Werder Bremen. A goleada histórica começou a ser construída por Rosenberg aos 30 min e foi ampliada por Naldo, mesmo no final do 1º tempo. Na segunda parte, os golos do Bremen continuaram a aparecer e aos 66 minutos já a equipa de Hugo Almeida (que não saiu do banco de suplentes) vencia por 0-5, deixando os quase 70000 adeptos no Allianz Arena perplexos. O ex-Bremen Borowski bisou, atenuando o resultado para 2-5. O Hoffenheim continua a surpreender e goleou desta feita o Dortmund por 4-1. A “chapa 4” foi também aplicada pelo Bayern Leverkusen ao Hannover 96, com Helmes a assinar um “hat-trick”. O Schalke 04 sofreu para vencer o Eintracht Frankfurt pela margem mínima (1-0). A equipa que eliminou o F.C Porto na última edição da “Champions”, lidera isoladamente a “Bundesliga”, com 11 pontos.


Ver resultados da Liga Alemã aqui




LIGA FRANCESA:


Na “ligue 1”, a sexta jornada trouxe poucas surpresas, com excepção para o Paris Saint-Germain, que perdeu contra o Saint Ettiene (1-0). A reforçada equipa parisiense não teve argumentos para dar a volta ao golo de Dabo, contratado pelo Saint-Ettiéne para substitui o agora reforço do Porto, Guarín. O Lyon continua a cumprir os “serviços mínimos” e foi ao terreno do Le Havre vencer por 0-1, com Piquionne a facturar de grande penalidade. Os heptacampeões lideram o campeonato com 13 pontos, mais um do que o Marselha (que não foi além do nulo contra o Monaco), e com menos um jogo.


Ver resultados da Liga Francesa aqui



1 comentário:

Anónimo disse...

Poderia desatar aqui a falar de futebol, dado o meu quase fanatismo, principalmente pela liga espanhola; mas vou dizer só que para além de um relatar de factos, tá mesmo muito bem escrito pah!

Digno de publicação no "A BOLA", ou de comentário em plena SPORT TV :D

Talentos teus que não desconheço, mas continuam a surpreender!