quarta-feira, 1 de outubro de 2008

F.C. PORTO: 11 ANOS VOLVIDOS... NOVA GOLEADA




A ÚLTIMA GRANDE HECATOMBE DO DRAGÃO FOI NO SANTIAGO BERNABÉU, FRENTE AO REAL MADRID, MAS HÁ MAIS MARCOS NEGATIVOS NO HISTORIAL DA «CHAMPIONS» PARA A EQUIPA PORTISTA.




JOSÉ PEDRO PINTO




Há já onze anos que o F.C. Porto não encaixava quatro golos sem resposta em jogos a contar para a Liga dos Campeões. A última vez, após a goleada sofrida ontem, tinha sido na época de 1997/98, quando os «dragões», treinados por António Oliveira, saíram do Santiago Bernabéu, ainda na fase de grupos, com um resultado muito pouco ortodoxo: Real Madrid, 4 - F.C. Porto, 0.


Ainda assim, podem contar-se mais derrotas carimbadas, no mínimo, de «chapa quatro» que os portistas já registaram na «Liga Milionária», no anterior modelo da competição quando a denominação era a de Taça dos Campeões Europeus e noutras provas europeias.


No actual modelo, destaque para a eliminação dos quartos-de-final da prova em 1996/97 aos pés do Man. United, a tal derrota frente ao Real Madrid e a de ontem, em Londres, contra o Arsenal. Contudo, em outras partidas de competições europeias, o F.C. Porto tinha já finalizado encontros com o PSV Eindhoven (1988/89) e com os alemães do Hannover (1965/66) com resultados negativos: 4-0 e 5-0, respectivamente.


Outros marcos relevantes registam-se na época de 1978/79, quando os «dragões» foram despachados por 6-1 frente aos gregos do AEK de Atenas, em 1999/2000, com o Barcelona (4-2), e na época transacta com o Liverpool (4-1).





FONTES





Sem comentários: