quarta-feira, 22 de outubro de 2008

LIGA DOS CAMPEÕES: SPORTING QUEBRA "GELO" UCRANIANO



E A SEGUNDA FASE DA LIGA MILIONÁRIA AQUI TÃO PERTO. O SPORTING VENCEU HOJE O SHAKHTAR, EM DONETSK, POR UMA BOLA A ZERO. NUM JOGO EM QUE O RESULTADO FOI MELHOR DO QUE A EXIBIÇÃO, O "LEVEZINHO" VOLTOU A RESOLVER. AGORA BASTA UMA VITÓRIA EM ALVALADE PARA OS "LEÕES" GARANTIREM A PRESENÇA NOS OITAVOS-DE-FINAL DA "CHAMPIONS".



GUILHERME BRAZ



O Sporting venceu esta noite, no Olympiskyi, a equipa do Shakhtar Donetsk por 0-1. O golo solitário de Liedson deixa os pupilos de Paulo Bento no 2º lugar do grupo C, com seis pontos. Seguem-se-lhe a equipa ucraniana, com 3 pontos, e o Basileia, que ainda não pontuou. O grupo é liderado pelo Barcelona, com nove pontos.


Os leões apresentaram-se na Ucrânia com uma grande novidade no onze: Miguel Veloso ocupou a posição de lateral esquerdo, relegando Grimi para o banco de suplentes. Liedson repetiu a titularidade do jogo de Leiria, ladeado por Derlei na frente de ataque. No Shakhtar, poucas surpresas, apenas William que se ficou pelo banco de suplentes.


Pouco há para contar da primeira parte. Jogou-se a ritmo lento, ao ritmo que o Shakhtar quis impor. De facto, o Sporting não existiu na primeira parte, excepção feita ao livre de Rochemback, que passou perto da baliza de Pyatov. Romagnoli foi uma sombra de si próprio e espelhou a inoperância do meio-campo leonino, que deixou órfãos Liedson e Derlei na frente de ataque. O Shakhtar também não teve grandes oportunidades, mas ficam na retina os remates de Moreno, aos três minutos, um livre de Srna aos 8' e um cabeceamento de Brandão aos 23' que Polga afastou facilmente sobre a linha de golo. Ambas as equipas foram para o balneário com a necessidade de fazer algo mais para conquistar os três pontos.


Na segunda parte, as equipas entraram, como seria de esperar, mais afoitas e expeditas, na busca do golo. Primeiro Brandão cabeceou perto aos 46' e, cinco minutos volvidos, foi Liedson a cabecear a rasar, naquela que foi a primeira jogada "com pés e cabeça" dos verde-e-brancos. O ritmo continuou elevado até aos sessenta minutos, com duas grandes oportunidades para o Shakhtar. Aos 54' um remate de Jadson é desviado por Polga e proporciona grande defesa a Patrício; quatro minutos depois, a melhor oportunidade para os ucranianos. Srna passa facilmente sobre Veloso e faz um cruzamento venenoso que passa por toda a área leonina, sem que ninguém toque no esférico. Foi a melhor fase do Shakhtar, que atacou quase sempre pela direita, aproveitando a quebra física de Veloso. Valeu a disponibilidade de Izmailov e a grande exibição dos centrais do Sporting ( a par de Patrício e de Liedson, os melhores em campo). O Sporting só começou a melhorar o nível exibicional após as substituições. O "eclipse" Romagnoli deu lugar a um fresco Pereirinha, e Grimi veio fechar a lateral esquerda, com Veloso a subir para interior-esquerdo. E aos 76' o momento do jogo: o golo de Liedson. Na sequência de um livre indirecto cobrado por Rochemback, a bola sobra para Derlei que, com um passe magistral de calcanhar, deixa Liedson na cara de Pyatov, e o Levezinho não perdoou. Golo especial para o "31" que se tornou o melhor marcador de sempre do Sporting nas competições europeias, com 19 tentos. A partir do golo, o Sporting demonstrou algum "estofo europeu", controlou melhor as operações, impedindo mesmo o Shakhtar de chegar com perigo às redes de Rui Patrício. Postiga viria a substituir um desgastadíssimo Derlei, aos 87'. O internacional português foi importante a segurar a bola, ajudando os leões a conquistar três preciosos pontos, na corrida "milionária" da Liga dos Campeões.


Com 6 pontos, os leões estão com um pé na próxima fase da Liga dos Campeões. O Sporting pode garantir a passagem aos oitavos-de-final da "Champions" se ganhar em Alvalade...ao Shakhtar Donetsk.




Ficha de Jogo:

Estádio: RSK Olympiskiy, em Donetsk

Hora: 19:45

Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)


SHAKHTAR DONETSK: Pyatov, Srna, Kucher, Chygrynsky e Rat; Hubschman, Duljaj, Jadson e Fernandinho; Moreno e Brandão

Suplentes: Khudzhamov, Seleznov, Lewandowski, Gai (83'), Gladky (72'), Willian (72') e Ischenko

Treinador: Mircea Lucescu


SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Miguel Veloso; Moutinho, Rochemback, Romagnoli e Izmailov; Liedson e Derlei

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Daniel Carriço, Grimi (73'), Yannick Djaló, Postiga (87') e Pereirinha (67')

Treinador: Paulo Bento




Sem comentários: