segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O FUTEBOL LÁ FORA




GUILHERME BRAZ


Em Portugal ficámo-nos pela Taça de Portugal, mas no resto da Europa, o campeonato não parou. Em Itália e Espanha houve jogos de particular importância. O Inter de Mourinho e Quaresma humilhou a Roma na sua própria casa por 0-4 e no "derby caliente" de Madrid o Real Madrid venceu o Atlético por 1-2. Pepe levou a melhor sobre Simão (que marcou) e Maniche. Mas quem surpreende pela negativa é a equipa do Lyon. Os heptacampeões somaram um só ponto nos últimos dois jogos, e já têm o Marselha à espreita...


Liga Inglesa:


Na liga inglesa, o Chelsea de Scolari continua a onda de bons resultados... e de boas exibições. Desta feita, foi o Middlesborough a levar com a "onda azul". 0-5 foi o resultado final, com golos de Kalou (2), Belleti, Lampard e Malouda. Mas os principais rivais não desarmam. O Liverpool foi a equipa que sofreu mais. Os reds venceram, em Anfield Road, o Wigan, por 3-2. Kuyt assinou um "bis" e foi considerado o "MVP" da partida. O Manchester United teve uma vitória com um sabor muito português. 4-0 foi o resultado, com Nani e Ronaldo a entrarem na "galeria" dos marcadores. Rooney e Berbatov também facturaram. O Arsenal ainda esteve a perder por uma bola a zero, mas virou a partida. 3-1 foi o resultado, com Nasri, Van Persie e Walcott a assinarem os tentos dos "gunners". Uma última palavra para o Hull City. Os "tigers" voltaram a vencer (1-0) e somam 17 pontos, figurando assim na terceira posição da "Premier League". O campeonato é liderado por Chelsea e Liverpool, com 20 pontos cada.


Veja os resultados da liga inglesa aqui


Liga Italiana:


No "jogo grande" da jornada, Mourinho deu provas da sua mestria ao vencer, em pleno Olimpico de Roma, a AS Roma por 0-4. Os "nerazurri" estiveram sempre no comando da partida e o primeiro golo surgiu logo aos cinco minutos por Ibrahimovic (em posição irregular). Na 2ª Parte, Ibrahimovic fez o seu segundo golo na partida. Stankovic e Obina marcaram poucos minutos depois. Aos 60 minutos já o Inter vencia por 0-4. Quaresma foi titular e saiu aos 68 minutos. A equipa do "il speciale" continua na liderança do "calcio". Quem parece estar em crescendo é a equipa do AC Milan. Os "rossoneros" voltaram a vencer para a liga, por claros 3-0. Ronaldinho foi o jogador em evidência, ao marcar dois dos três tentos milaneses. A "equipa sensação" Nápoles esteve em grande, ao vencer a Juventus por 2-1. Vida difícil para a equipa de Ranieri que até esteve a ganhar com golo de Amauri aos 61 minutos. No entanto, os "suspeitos do costume" Hamsik e Lavezzi deram a "cambalhota" no marcador. Em Florença, renasce uma estrela. Sem espaço no AC Milan, Gillardino continua como uma das grandes figuras da temporada, com mais um "bis" ao serviço da Fiorentina, na vitória por 3-0 ante o Reggina.


Veja os resultados da liga italiana aqui


Liga Espanhola


No campeonato de "nuestros hermanos", houve dérbi, e dos grandes. O Atlético de Madrid recebeu, no Vicente Calderón, os eternos rivais do Real Madrid, naquele que foi o jogo mais "português" da Europa. Pepe levou a melhor sobre Simão e Maniche, e o Real venceu o "Atletí" por 1-2. O jogo ía ainda no primeiro minuto e já o inevitável Van Nistelrooy facturava para os "blancos". Mas a emoção estava guardada para os últimos minutos da partida. Simão, num livre exemplar, logrou o empate para os homens de Javier Aguirre. Já nada fazia prever um desfecho que não fosse o empate mas, já no sexto minuto de descontos, Higuaín fez, de penaltí, o golo que deu a vitória aos pupilos de Schuster. O Barcelona, de Pep Guardiola, sofreu para vencer o Atlético de Bilbao. Um golo solitário de Eto'o, após grande jogada de Henry, deu a vitória "suada" ao clube "blaugrana". Quem não desarma na liderança é a equipa do Valência, que venceu o Numancia por esclarecedores 4-0. O "imparável" Villa fez o gosto ao pé por duas vezes. Mata (grande início de época do espanhol) e Vicente marcaram os restantes tentos. O clube "ché" lidera a tabela classificativa com 19 pontos. Seguem-se-lhe o Sevilla, Villarreal, ambos com 17 pontos.


Veja os resultados da liga espanhola aqui


Liga Alemã:


Na bundesliga, o Bayern Munique pode respirar de alívio. Depois de três jornadas consecutivas sem conhecer o sabor da vitória, a equipa da Baviera foi a Kalsruhe vencer a equipa local por 0-1. O golo só surgiu ao minuto 86', por Klose. A vitória é especialmente moralizadora para os homens de Klinsmann, já que o rival Schalke 04 não foi além de um empate a uma bola contra o líder Hamburgo. Quem continua a maravilhar a europa do futebol é o Hoffenheim. O recém-promovido clube voltou a ganhar, e a ganhar bem. 2-5 foi o resultado, favorável ao Hoffenheim. Uma palavra ainda para o Werder Bremen que continua a marcar... e a sofrer muitos golos. Desta feita foi um empate a três bolas, contra a equipa do Borussia de Dortmund.


Veja os resultados da liga alemã aqui


Liga Francesa:


No "championnat", o Lyon voltou a ceder pontos. Depois da pesada derrota frente ao Rennes, os heptacampeões não foram além de um empate a duas bolas contra o Lille, naquele que foi o principal embate desta ronda. O Lille esteve a vencer por duas vezes mas Grosso, no minuto 77', deu o empate ao Lyon. Já o Marselha e PSG aproveitaram a "escorregadela" dos heptacampeões e voltaram às vitórias...e às boas exibições. 1-3 e 3-2 foram os resultados respectivos. O Toulouse, a grande revelação da época transacta, não conseguiu dar seguimento à última vitória e perdeu contra o Bordéus. 2-1 foi o resultado, favorável aos girondinos. Uma última ressalva para a equipa do Le Mans. O antigo emblema de Yebda continua a surpreender em França, desta feita com uma vitória por 2-0, que deixa os de Le Mans com 17 pontos, apenas superados por Marselha (19 pontos) e Lyon (20 pontos).


Veja os resultados da liga francesa aqui

Sem comentários: