sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...


HULK, O INCRÍVEL?






Hulk nunca vai pertencer à minha lista de jogadores favoritos mas, por vezes, empolgo-me só de o ver correr. A sua falta de experiência leva-o a tratar defesas como Silvestre ou Gallas por tu, encara-os sem medo e divide duelos com uma força impressionante.



PEDRO ROCHA



"Incrível Hulk é uma dos personagens mais conhecidos da banda desenhada. Das várias características que possuí este super herói é conhecido, essencialmente, pela força física e resistência. O gigante verde é também conhecido pelo poder mental e capacidade de sobressair."


Certo, mas não é desta personagem que quero falar. Um outro Hulk invadiu os nossos relvados e está a dar que falar. O jovem brasileiro chegou como a surpresa de Pinto da Costa. Todos questionaram quem era este avançado, no máximo um expert do futebol diria que marcava golos, muitos golos, na segunda liga japonesa. Hulk chegou com vontade de mostrar serviço e foi tendo oportunidades. Incompreendido no começo tem vindo a crescer de rendimento e assume-se, hoje, uma peça fulcral no bom momento do Porto.

O atacante mostra-se rápido, forte, solidário e com um pontapé temível. Aos primeiros minutos em campo percebe-se porque é que Givanildo de Sousa nunca passou do bilhete de identidade. Obviamente que nem tudo são rosas para o jogador brasileiro de 22 anos. Existem muitas arestas a limar.

Hulk nunca vai pertencer à minha lista de jogadores favoritos mas, por vezes, empolgo-me só de o ver a correr. A sua falta de experiência leva-o a tratar defesas como Silvestre ou Gallas por tu, encara-os sem medo e divide duelos com uma força impressionante.

Obviamente que existem muitos pontos a melhorar. Passe, gestão do ritmo de jogo e pé direito são problemas para o avançado. Apesar disso acredito que Hulk, com ajuda de treinadores competentes, vai singrar no Porto.

Para já, goste-se ou não, resulta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo totalmente, porque ainda digo várias vezes ao longo dos jogos "foi-se quaresma, veio-me este" ... No entanto, acertando a «solidariedade», o jogo de equipa, o tempo de passe... este rapaz vai ser caso sério :)

Katarynah

Tommy_Gun disse...

Longe de ser "incrível", Hulk tem capacidades para se tornar um jogador muito útil no Porto, não tenho qualquer dúvida.

É um jogador com uma capacidade física impressionante, que leva a que os defesas tenham que praticamente ir aos pares tentar pará-lo, tornando-o temivél no um para um. Para além disso é também bastante rápido, podendo partir de trás e chegar ás imediações da área num ápice.

Não possuindo propriamente um remate eficaz (na última edição que li do Record falava-se que, dos, salvo erro, 23 remates que fez até agora, apenas 7 foram á baliza), Hulk tem uma das características que mais aprecio num ponta de lança: facilidade e espontaniedade no remate. Algo muito pouco visto no campeonato português, a par de Oscar Cardozo é o melhor exemplo deste atributo (embora o benfiquista possua mais qualidade de remate). Só se fazem golos tentando chutar á baliza, e disso ninguém o pode acusar.

Contudo, a falta de inteligência nos movimentos atacantes, cultura táctica e visão de jogo tornam-no muitas vezes demasiado previsivél, e que muitas vezes não saiba tomar a melhor decisão nos lances, optando invariavelmente pelo remate mesmo que não tenha as mínimas condições para tal. Isto pode ser um pouco justificado por ter alinhado muito tempo em campeonatos onde esta vertente não era muito trabalhada. Com muita paciência e treino, pode minorar estes defeitos e tornar-se um jogador verdadeiramente temivél. Para já, apenas o promete...